CULTURADICAS

Um pedaço da história do Brasil cercado de belas praias e unidades de conservação ambiental!

No litoral norte do estado de São Paulo, está Bertioga, uma cidade que tem quase 90% de sua área transformada em unidades de conservação ambiental, é até hoje casa de tribos indígenas, tem o primeiro forte do país, e belas praias.

aerea centro Diego Bachiega - Um pedaço da história do Brasil cercado de belas praias e unidades de conservação ambiental!
Foto via Diego Bachiega

Bertioga é uma cidade que mantém a cultura, as tradições e a história do Brasil vivas até os dias de hoje, construído em 1547, o Forte São João é um claro exemplo disso. O primeiro forte do país é ainda bem conservado, e abriga uma exposição permanente de artefatos indígenas, incluindo ocas e armas.

forte sao joao marcos pertinhes - Um pedaço da história do Brasil cercado de belas praias e unidades de conservação ambiental!

E esse é somente um exemplo, Bertioga tem ainda muito mais a nos oferecer! São 33 quilômetros de faixa de praia, algumas mais calmas, muito procuradas por famílias com crianças, outras mais agitadas, e tem até praia para pegar onda e curtir um bom surf no final de semana.

mapa bertioga - Um pedaço da história do Brasil cercado de belas praias e unidades de conservação ambiental!

Para quem deseja conhecer um pouco da cidade, o Canal de Bertioga é um bom ponto de partida, são 30 quilômetros entre a Praia da Enseada, em Bertioga e Santos, é um ponto muito importante para a pesca, e de lá, se avistam as marinas, o píer, o Forte de São João, os manguezais e a balsa, que realiza a travessia Bertioga – Guarujá.

bertioga sp - Um pedaço da história do Brasil cercado de belas praias e unidades de conservação ambiental!

Bertioga é casa de uma aldeia de índios Guarani, a aldeia Rio Silveira fica no bairro da Boracéia e tem mais de 500 índios, além da praia deslumbrante, há também uma cachoeira dentro da reserva, e o mais interessante, é possível agendar visita e conhecer de perto costumes e tradições que já estavam no país antes dos europeus chegarem.

sesc sp - Um pedaço da história do Brasil cercado de belas praias e unidades de conservação ambiental!

Os índios da etnia Tupi-Guarani, vivem em uma linda reserva de Mata Atlântica de 948,40 hectares, além de conhecer sua cultura, é possível vivenciar um dia de sua rotina, observando a produção de palmito Jussara, o viveiro de plantas ornamentais, ou mesmo o feitio dos artesanatos.

pref bert - Um pedaço da história do Brasil cercado de belas praias e unidades de conservação ambiental!

Para além disso, Bertioga tem muito mais! Há duas praias mais baladas, a Praia de São Lourenço, onde fica o empreendimento Riviera de São Lourenço, e a Praia da Enseada. A primeira, Praia de São Lourenço é bastante urbanizada e tem um belo gramado com coqueiros acompanhando a orla, a areia é batida e o mar tranquilo.

Riviera de sao lourenco - Um pedaço da história do Brasil cercado de belas praias e unidades de conservação ambiental!

A Praia da Enseada é certamente a mais movimentada de Bertioga, há muitos hotéis, pousadas e até mesmo uma unidade com hospedagem do Sesc, a areia é dura e clara, e o mar é tranquilo. Fique atento, próximo ao canal de Bertioga, ela é poluída.

pref bertioga - Um pedaço da história do Brasil cercado de belas praias e unidades de conservação ambiental!

Há também diversas outras praias, a própria Boracéia que fica na divisa com São Sebastião e é uma das mais bonitas e tem boa infraestrutura de quiosques e campings, a Praia de Guaratuba, que também recebe as águas do Rio Guaratuba, tem areia clara e uma bela vista, especialmente no encontro do rio com o mar.

bolsa viagem - Um pedaço da história do Brasil cercado de belas praias e unidades de conservação ambiental!

A Praia de Itaguaré é a mais procurada pelos surfistas, ela recebe também águas do Rio Itaguaré, além de surfar, é também ideal para passeios de canoas e caiaques, que podem ser alugados por lá mesmo, para maior comodidade.

tudo em bertioga - Um pedaço da história do Brasil cercado de belas praias e unidades de conservação ambiental!

Um outro passeio que nos leva pela história do Brasil, e da cidade de Bertioga, é conhecer a Usina de Itatinga e a vila a sua volta. A Usina de Itatinga foi a primeira hidrelétrica do Brasil, inaugurada em outubro de 1910 para abastecer o Porto de Santos.

usina de itatinga - Um pedaço da história do Brasil cercado de belas praias e unidades de conservação ambiental!
Usina de Itatinga

Além da Usina, um bonde nos leva para conhecer a vila inglesa que fica em seu entorno, construída no século XX por ingleses, outro resquício histórico são as construções das bonitas casas.

pref - Um pedaço da história do Brasil cercado de belas praias e unidades de conservação ambiental!

E para comer, há diversos bons restaurantes, porém, o Pastel do Trevo precisa ser provado, ele é parte dos pontos turísticos da região. Um ambiente simples, mas muito receptivo, já são 30 anos no mesmo local. Os pastéis têm de 25 a 30 centímetro e podem chegar a ter 800 gramas de recheio. São deliciosos e todos que passam por Bertioga precisam experimentar.

temporada livre - Um pedaço da história do Brasil cercado de belas praias e unidades de conservação ambiental!

Visitar Bertioga é muito mais do que ir à praia, é estar perto de parte da história do nosso país, conhecer espaços de tradição, cultura e preservação do meio ambiente!

Serviço:

O acesso mais fácil da capital, São Paulo, é através da Complexo Anchieta, distante apenas 121 quilômetros.

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

Deixe um comentário