Após o sucesso da palestra “Avenida Paulista: 60 casarões a 60 edifícios construindo história”, que nossa colaboradora, Luciana Cotrim, fez durante a Jornada do Patrimônio 2017, na Casa das Rosas, algumas escolas entraram em contato para solicitar uma apresentação para seus alunos e para contribuir com a educação o Projeto São Paulo City resolveu aceitar alguns pedidos.
A convite da APV – Associação Paulista Viva, hoje, estivemos na Escola Estadual Rodrigues Alves. A palestra foi realizada para 90 alunos do 9º ano, jovens de, em média, 14 anos. Em um belo prédio, construído em 1919 e preservado até hoje na Avenida Paulista, contamos a história da avenida, da sua inauguração até os dias atuais. Foi uma experiência deliciosa! Agradecemos ao Prof. Davi que nos acolheu e a APV – Viva, que nos incentivou.
Na última terça-feira, tivemos a oportunidade de ir a FAACG – Fundação Antonio Antonieta Cintra Godinho, que fica em Jundiaí. A FAACG foi fundada pelo casal Antonio e Antonieta. Ela era filha o Dr. Eloy Chaves, que morou na Avenida Paulista e nomeia um de seus dos prédios.
Atualmente, a FAACG propicia educação a 1400 crianças e adolescentes. Nosso encontro foi com os alunos do último ano, que estão prestes a fazer o vestibular. Além disso tivemos a oportunidade de conhecer a Fazenda Ermida, uma linda área ao pé as Serra do Japi, com uma bela casa de época, construída no início do século passado.
Agradecemos a todos, principalmente às escolas, pelas agradáveis experiências.
Não deixe de acompanhar semanalmente a Série Avenida Paulista na coluna São Paulo Antigo & Moderno, criada e assinada por Luciana Cotrim aqui em nosso site. Você poderá conhecer a história dos casarões da Avenida Paulista até os edifícios atuais.