CULTURACURIOSIDADES

Red Bull Station e a Subestação Riachuelo

Vista da Praça da Bandeira Foto: Ana Schad

A Red Bull inaugurou em 2013 um centro cultural no prédio de uma antiga subestação da Light no centro da cidade com programação repleta de workshops, palestras, exposições, feiras temáticas, shows entre outras atividades.

A antiga Light (São Paulo Tramway, Light and Power Company) responsável pela eletricidade da cidade de São Paulo instalou em 1926 uma subestação no cruzamento das ruas Santo Amaro, Riachuelo e Asdrúbal do Nascimento, em frente à Praça da Bandeira, que ficou conhecida como Subestação Riachuelo. Em 1968 foi aberta a Avenida 23 de Maio ao lado do edifício deixando a área com acesso mais complexo para pedestres.

0112.Triptyque.RedBullStation 4497 - Red Bull Station e a Subestação Riachuelo
Edifício após o restauro e reforma do escritório Triptyque – Foto: Pedro Kok (fonte: Archdaily Brasil)

A subestação foi desativada em 2004 e o prédio ficou abandonado durante 9 anos. Estava bastante deteriorado e não recebeu muita atenção do poder público mesmo com o tombamento da fachada em 2000 pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).

O edifício foi comprado pela Red Bull Brasil e recebeu o projeto de reforma e restauro realizado pelo escritório de arquitetura Triptyque. Foram realizadas adequações para abrigar os espaços expositivos com demolição de elementos não estruturais, construção de sanitários e demais áreas necessárias para o funcionamento de um centro cultural. Boa parte das alvenarias, estrutura e fechamentos foram mantidos e recuperados.

É possível reconhecer facilmente os novos elementos incorporados ao prédio como a escada metálica que conecta os pavimentos e a grande marquise na cobertura que é o local mais atrativo com uma vista panorâmica para a Praça da Bandeira. Também possui uma fonte que foi restaurada e contribuí para o conforto ambiental.

MG 3135 - Red Bull Station e a Subestação Riachuelo
Vista da Praça da Bandeira – Foto: Ana Schad

O Red Bull Station possui 5 pavimentos divididos em espaços de exposição, estúdio de gravação de música, sala de ensaio, camarim, escritório, 6 ateliers individuais, atelier coletivo para workshops e palestras, deck com mirante na cobertura e restaurante/café.

O estúdio faz parte de um projeto internacional presente em 12 cidades do mundo chamado Red Bull Studios e funciona como espaço de experimentação e produção musical para artistas de diversos estilos.

O restaurante/cafeteria é comandado pela Chef Tatiana Szeles e possui menu executivo com entrada, prato principal e sobremesa por R$39,00 ou R$46,00 (opção especial) que varia mensalmente e pode ser consultado no site www.redbullstation.com.br. Também possuí um cardápio interessante de drinks feitos com a bebida da marca.

cafeteria - Red Bull Station e a Subestação Riachuelo
Cafeteria em frente à entrada – Foto: Folha de São Paulo

Vale a pena acompanhar a programação do Red Bull Station e conhecer o espaço cultural, além de aproveitar o restaurante para fazer um bela refeição e/ou aproveitar os drinks bem diferentes disponíveis.

RED BULL STATION
Praça da Bandeira, 137, Centro, SP
http://www.redbullstation.com.br/
Entrada franca
terça a sexta: 11h às 20h
sábado: 11h às 19h

Conheça mais sobre a cultura paulistana aqui.

Compartilhe!
Ana Claudia Schad
Paulistana por nascimento, arquiteta por formação, fotógrafa amadora por paixão. O interesse por fotografia (@anaschad) e arquitetura nasceram praticamente ao mesmo tempo com passeios constantes pelos bairros de São Paulo e viagens. Tendo como principal programa aos finais de semana passeios onde se perde ou melhor, se ganha, horas passeando pelo centro, Avenida Paulista, Liberdade, Bixiga, Luz...até onde a lente alcança. Fotografar e explorar São Paulo é uma das minha paixões e estou sempre em busca de novos ângulos, detalhes e cenas. A gastronomia também uma grande paixão e além do instagram pessoal possui ao lado de uma sócia o @spsweety perfil inteiramente dedicado ao compartilhamento de descobertas pelos restaurantes e docerias de São Paulo. Super indicado para quem adora gastronomia e não dispensa um boa sobremesa!

1 comentário

Deixe uma resposta