GASTRONOMIA

São Paulo é um Doce!

foto: huffingtonpost.com
qual e melhor acucar voce 500x278 - São Paulo é um Doce!
tipos de açúcar foto: bolsademulher.com

Vejo-o puro e afável ao paladar, como beijo de moça, água na pele, flor que se dissolve na boca. (trecho da poesia “O AÇÚCAR”, de ferreira Gullar).

Na terra do café ele reina soberano, ou melhor, amigo e parceiro nosso de cada dia. Adoçando as agruras da cidade, dando corpo a bebida confortando a boca alegrando o sorriso. Que o brasileiro é louco por açúcar não é um segredo, devoramos toneladas e toneladas do produto nas mais variadas formas que ele se presta e na cidade de São Paulo podemos encontrar uma festa dos sentidos.

01462170 2g5g1b2c8c1 500x309 - São Paulo é um Doce!
le Jardin Secret foto: Fernando Moraes

A nossa relação com o açúcar vem da colonização e da implantação das primeiras lavouras de açúcar no litoral nordestino pelos colonizadores portugueses. Portugal foi o maior responsável por essa paixão nacional, pois a época do descobrimento o açúcar que já era plantando na Índia era tão raro e tão caro que era classificado e consumido como remédio. As noivas reais ganhavam pães de açúcar em seus dotes de casamento, pães que eram grandes torrões de açúcar prensado em formas côncavas de ferro, e seu formado deu o nome às montanhas cariocas que guardam a baia de Guanabara. As riquezas trazidas pelas grandes platanções de cana no nordeste são inimagináveis nos dias de hoje e a quantidade do produto nas receitas era também uma forma de ostentação, pois quanto mais açúcar uma receita tivesse maior era a riqueza da família que a criou.

bendito quindim 500x500 - São Paulo é um Doce!
Bendito Quindim foto: hypeness.com.br

As docerias lugares sagrados de suprema felicidade, quem não conhece uma por aqui ou por ali, com suas vitrines brilhantes e suas obras tentadoras prontas a nos atacar com seu perfume e nos trair a qualquer tentativa de uma dieta rigorosa. Das grandes redes presentes em cada região da cidade até as pequenas lojas muitas quase secretas, tímidas em se mostrar as docerias avançam pela cidade conquistando espaço e caindo no gosto do paulistano.

200244 970x600 1 500x309 - São Paulo é um Doce!
Brigadeiro Doceria foto: folha.uol

Dessa deliciosa fatia tem de tudo e para todos. O segmento de alimentos e bebidas se divide e multiplica frente às novidades importadas como a chegada do confeiteiro americano Buddy Valastro o Cake Boss ou as novas tendências das casas de bolo da Vovó. Caminhar por São Paulo é um convite a tentação do doce, nos aproximamos do nosso parente antepassado a formiga em uma busca açúcarada pelo doce nosso de cada dia.

laduree 2278 vitrine 500x375 - São Paulo é um Doce!
Laduree SP foto: Fernando Moraes

Foi se o tempo em que sair para comprar um doce se resumia a ir à padaria da esquina, a padaria mudou cresceu, e assim também cresceu a concorrência.  As docerias hoje têm um apelo emocional, geralmente estão segmentadas a venda de produtos exclusivos, e dedicam total atenção as suas criações. Já não são apenas coloridos e sem gosto, pelo contrário são cada vez mais elaborados temáticos e vibrantes. Assim como suas lojas os apelos são os mais variados, e podem te surpreender, desde lojas que trazem flores cristalizadas direto da França e fazem dos seus doces um verdadeiro jardim, a uma loja de inspiração americana que lembra o chá da Alice no País das Maravilhas, até uma outra que faz balas na hora na sua frente com a inicial do seu nome, aqui tem de tudo, Cannoli da Itália, Churros da Espanha, Macarrons e Bombas da França, Wafles da Bélgica, e Pastéis de Portugal e mais mil opções para testar o paladar.

Ficou com vontade? Pegue um mapa, siga pela cidade e bom passeio.

www.lejardinsecret.com.br
www.sweetbr.com.br
www.condimento.com.br
www.benditoquindim.com.br
www.papabubble.com.br
www.oficinadocupcake.com.br
www.labombe.com.br
www.vilachocolat.com.br
www.unefolie.com.br
www.boloatoa.com.br
www.facebook.com/pages/A-Casa-do-Churro
www.vaidegosto.com.br
www.casamathilde.com.br
www.confeitariadama.com.br
www.brigadeirodoceria.com.br

Compartilhe!
Fabrizio Naturalli
Formado em panificação e confeitaria, trabalhei como confeiteiro em navios de cruzeiro por 4 anos. Conheci o mundo e vi que o mundo está em São Paulo. Voltei a capital, fiz uma pós em gestão de de negócios da gastronomia e atualmente concluo a pós em gestão de pessoas. Sou apaixonado pela cidade e tudo o que ela oferece.Fabrizio também é dono da página Gastronomia do seu jeito.

1 comentário

Deixe uma resposta