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Roteiro de beleza do bem

Se hoje existe uma preocupação crescente em consumir produtos orgânicos, livres de agrotóxicos, e estudos que comprovam cada vez mais os benefícios da alimentação in natura, por que não usar desses conceitos na nossa rotina de beleza? Não menos importante, o impacto da indústria ao utilizar componentes sintéticos também é prejudicial ao meio ambiente, então consumir de marcas engajadas já é quase um pré-requisito moderno. Os cosméticos naturais contém ingredientes como aloe vera, pepino, mel, limão, uvas e alguns minerais. Pesquisas mostram que mesmo que o organismo absorva estes elementos, eles são inofensivos e não aumentam os níveis de toxinas. Em alguns casos, estas substâncias são muito benéficas. Um hidratante facial ou corporal orgânico ao invés de conter óleo mineral, que não penetra na pele, possui óleos essenciais, muito mais eficientes, por exemplo.

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Foto: batons e sombras de base vegetal da Lush – Camila Rocha

Sugiro neste roteiro locais onde é possível comprar cosméticos à base de ingredientes naturais, por marcas que priorizam substâncias vegetais e usam poucos sintéticos. É muito difícil encontrar produtos 100% naturais, por conta da pouca durabilidade dos ingredientes, então alguns conservantes costumam ser adicionados. Também considero a postura das empresas como um todo, como não testar em animais, reciclar embalagens ou investir em programas de sustentabilidade. Vale aqui destacar que a legislação brasileira exige que todos os ingredientes venham descritos na embalagem e produtos orgânicos devem ter certificação IBD ou EcoCERT.

Vila Madalena: A Naturalista – “O salão de beleza natural, orgânico e alternativo que você estava procurando existe”, assim se apresenta o espaço criado por Simone Prado, que tem um atendimento personalizado, com produtos naturais, dando preferência orgânicos, com baixo uso de sintéticos e totalmente cruelty free. A proposta é ser um espaço relaxante e que passa longe dos químicos; escovas progressivas, formol e afins não tem por lá. Mas tem corte, coloração, hidratação. A ideia é dar saúde aos cabelos. E caso o cliente seja vegetariano ou vegano, ela seleciona produtos adequados para todo o processo de tratamento escolhido. Simone é formada em jornalismo e trabalhou como designer, mas sempre teve a beleza feminina como um hobby e, depois de cuidar de muitos amigos e clientes, fez cursos e se profissionalizou. O salão abriu as portas há um ano. No espaço ela também vende produtos escolhidos a dedo. A Marina, do site Modefica, testou e aprovou, veja aqui a experiência dela.

A Naturalista
Rua Dr. Alberto Seabra, 844
(11) 2857-5650
Terça a sábado, atendimento com hora marcada

 

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Sabonetes da Boa – Divulgação

Centro e Vila Mariana: Saboaria Boa – uma marca ainda de nicho que produz sabonetes e shampoos em barra, totalmente artesanais, sem o emprego de máquinas, a partir dos componentes primários que são óleos e os álcalis que produzem uma reação química de saponificação, livre de qualquer aditivo ou conservante químico comumente usados na indústria cosmética. A Boa por princípio é uma saboaria artesanal, 100 % natural e vegetal, não usa nada animal, com exceção do mel e extrato de própolis, que entram em algumas fórmulas, e não usa nenhum derivado de petróleo. O produto da reação de saponificação é o sabão e a glicerina. Por ter um alto valor comercial, na indústria saboeira, esta glicerina é retirada e vendida como matéria prima para a indústria química. Na saboaria artesanal, esta preciosa glicerina que mantém a umidade, hidrata e amacia a pele é mantida no sabão. Além disto, num sabão artesanal é deixado o chamado “superfatting”, que é uma dose extra de manteigas ou óleos vegetais que ficarão livres no sabão, sem saponificar, e que vão ajudar ainda mais na hidratação da pele.

Bazar Jardim Secreto, dia 24 de outubro, no Ocupa (Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 83 – das 12h às 20h)
Mercearia Pompone – edifício Copan loja 76. (Avenida Ipiranga, 200)
Site Saboaria Boa.

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Foto: shampoo em barra da Saboaria Boa – Divulgação

Vila Olímpia: Granado – a marca brasileiríssima tem tradição na cosmética natural. Desenvolve produtos com base vegetal, sem ingredientes de origem animal. Nenhum produto do grupo é testado em animais. Ou seja, uma gama totalmente liberada para veganos. Uma ótima notícia para os adeptos, uma vez que a marca contempla uma grande variedade de produtos, de sabonetes e shampoos, a batons e esmaltes. Fundada em 1870, pelo português José Antônio Coxito Granado, a Granado ficava na rua Direita, 14/16, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, uma das mais movimentadas da época. Hoje, a rua chama-se Primeiro de Março, e a Granado lá permanece com suas portas abertas, mas também se espalhou em outras dezenas de endereços pelo país. As lojas atuais, mantém uma decoração vintage que lembram a tradição da companhia. Em seus primórdios, a ‘pharmácia’ manipulava produtos com extratos vegetais de plantas, ervas e flores brasileiras, cultivadas no sítio do seu fundador, em Teresópolis (RJ). Além desses medicamentos, Coxito ainda importava produtos da Europa e adaptava suas fórmulas para as necessidades dos brasileiros. Hoje, a eficácia da natureza brasileira ultrapassou fronteiras: a fofíssima linha Pink, de cuidados para os pés, que tem como base o famoso polvilho da marca, é vendida na hypada loja da francesa Ines de La Fressange, em Paris, mas você pode comprar aqui mesmo, em diversos endereços. Eu indico o do Shopping Vila Olímpia, cuja loja é linda, espaçosa e com todas as linhas disponíveis.

Granado Pharmácia Shopping Vila Olímpia
R. Olimpíadas, 360 – 2º Piso
(11) 3045-5018
Mais endereços: Pharmácias Granado

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Foto: produtos da linha Pink na Loja de Ines de La Fressange – Marketing da Granado

 

Pompéia: Weleda – marca suíça que no Brasil faz sucesso entre as mamães que cuidam da prole com menos produtos químicos, a Weleda tem uma ampla variedade de produtos de beleza com alta concentração de ingredientes naturais – ótima para adultos, claro. Com mais de 90 anos de história, a empresa baseia a produção de seus cosméticos na medicina antroposófica, que tem uma forma holística de enxergar corpo e mente. “Nossos cosméticos são desenvolvidos somente com ingredientes da natureza. As matérias-primas são cuidadosamente selecionadas, provenientes de campos de cultivo ecológico, sem o uso de agrotóxicos. Nossos produtos não possuem parabenos ou aditivos sintéticos”, explica a Diretora Comercial da Weleda do Brasil, Leticia Hara. Para os cosméticos utilizam principalmente plantas, flores e frutos. Cada uma das linhas da marca tem uma planta líder: Linha Coporal de Prímula, Linha Facial e Corporal de Romã, Linha Calêndula para bebê e assim por diante. A pomada de calêndula, aliás, é ultra hidratante e tem grande poder de recuperação da pele, sendo um ótimo produto multiuso para adultos, fica a dica!

Toda essa riqueza natural é cultivada de forma sustentável: “Além dos jardins certificados na Inglaterra e França, a Weleda conta com o maior jardim de plantas de cultivo biodinâmico da Europa – em Schwäbisch Gmünd, Alemanha, com cerca de 260 espécies, incluindo a calêndula e a eufrásia. No Brasil também tem uma propriedade em São Roque certificada pelo IBD – único órgão certificador no Brasil ligado ao Demeter International que é responsável por validar as agriculturas biodinâmicas no mundo”, conta Letícia. Não são feitos testes em animais e a preocupação em utilizar matérias-primas certificadas e de forma sustentável é um dos cernes do negócio. Portanto, tudo é muito natural, todos produtos são adequados a vegetarianos e muitos são apropriados a veganos. No site e nas embalagens da marca é possível encontrar todas as informações.

Farmácia Weleda Pompéia
Avenida Pompeia, 1919
(11) 3865-5174
Mais endereços: Farmácias Weleda

 

Jardins: Lush – uma das empresas do setor que mais cumpre com os requisitos do comércio “do bem”, a inglesa Lush é cultuada entre todos que já estão engajados no consumo consciente. Embalagens recicláveis; programas de coleta de embalagens em troca de produtos; empresa 100% livre de testes em animais; matérias-primas provenientes de comércio justo das quatro partes do planeta; campanhas de engajamento; uso baixíssimo de componentes químicos, parte dos lucros revertidos a campanhas sociais…. e por aí vai. Bom, dá para perceber o quanto a marca vende o que faz? Além disso, quando a Lush chega a um país, procura gerar riqueza nele. Aqui, já construiu uma fábrica, em Bom Jesus dos Perdões, no interior de São Paulo.

“Muitos de nossos ingredientes já são comprados localmente e sempre levando em consideração nossa política global de compras, (com fornecedores) sem ligação com crueldade animal, garantindo direitos humanos em todas etapas do processo e pagando pelo preço justo. Ainda não temos um projeto com comunidades brasileiras, mas esperamos um dia ter projetos brasileiros no Slush, um fundo que desenvolvemos para poder capacitar e desenvolver comunidades que trabalhem com permacultura e regeneração do meio ambiente’, conta Renata Pagliarussi, diretora da Lush Brasil. “Esperamos um negócio lucrativo e autossuficiente, que possa continuar investindo cada vez mais no mercado brasileiro. Tudo da receita das lojas e da fábrica fica no Brasil”, afirma.

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Foto: máscaras faciais frescas – Camila Rocha

Um grande diferencial da Lush é o baixíssimo uso de ativos químicos e a valorização dos produtos frescos, alguns devem até ser guardados na geladeira – eu gosto muito das máscaras faciais. “Usamos apenas o que chamamos de sintéticos seguros, o que quer dizer que são ingredientes que já contam com um longo histórico de uso na indústria de cosmético e que sabemos que a longo prazo não afetarão a saúde de seus usuários. Também usamos os sintéticos em quantidades bem inferiores ao que é permitido por lei e só quando realmente é necessário, sempre tentamos usar alternativas naturais antes”, explica Renata. “Quanto mais fresco o produto, mais fortes estão as enzimas das frutas, flores, vegetais, acentuando assim os benefícios do produto para o cliente”, enfatiza a diretora da Lush. Todos os produtos vêm com indicações bem claras nas embalagens se são vegetarianos ou veganos – muito bacana para os adeptos. E a marca oferece uma gama ampla, que contempla até pasta de dente.

A loja Lush nos Jardins também tem um spa
Rua da Consolação, 3459
(11) 3052-1739
Mais endereços: Lojas Lush

 

Higienópolis: Caudalie – Se já sabemos dos inúmeros benefícios que o vinho pode trazer (quando consumido regular e moderadamente) para nosso organismo, como ainda ninguém pensou em aplicá-los de forma mais direta, como no cabelo e na pele? Bom, já pensaram sim. Há mais de 20 anos, Mathilde Thomas era proprietária de vinheiras em Bordeaux, na França, quando um Farmacologista especializado em polifenóis, substância antirradical livre que combate o envelhecimento e é encontrada em abundância nas uvas, chamou sua atenção para o tesouro cosmético que se encontrava ali. Mathilde elaborou um tratado que publicou no site da companhia em que se compromete com diversos fatores ligados à essência da sua marca, que busca nos ingredientes naturais o equilíbrio da pele. “Desde 2006, tomei a decisão de retirar todos os parabenos dos nossos produtos. Ao nosso compromisso, dei um nome: “Cosm’ética”, uma carta de conduta para mim e para as minhas equipes”, diz. Os produtos não testam e não têm nenhum componente de origem animal, são livres de sintéticos comprovadamente maléficos como fenoxitanol, óleos minerais, parafina e laurel sulfato de sódio. A empresa também garante que sua produção constantemente trabalha para reduzir emissões de CO2, está ampliando a reutilização de águas e reduzindo o desperdício. Todo seu material de trabalho e embalagens são recicláveis.

A loja no Shopping Pátio Higienópolis tem também um spa
Av. Higienópolis, 618 – Piso Pacaembu
(11) 3667 5294
Mais endereços: Lojas Caudalie

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Camila Rocha
the authorCamila Rocha
Jornalista que já se enveredou por diversas áreas na comunicação, hoje também é consultora de estilo. Adora a vida urbana e multifacetada de São Paulo e tenta cada vez mais conhecer os diferentes aspectos da vida na capital. Estar atenta e aberta a tudo o que acontece no fervilhante cenário cultural da cidade é essencial para seu trabalho, assim como fundamental para seu desenvolvimento pessoal. Compartilhar tudo o que de interessante encontrar é apenas uma consequência. E dona do blog Ninguém Perguntou

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