CULTURACURIOSIDADESSP ANTIGO & MODERNO

Série Avenida Paulista: 126 anos de AVENIDA PAULISTA

Na última sexta-feira, a Avenida Paulista completou 126 anos de sua inauguração, por isso a Série Avenida Paulista desta semana faz uma homenagem ao seu aniversário, compartilhando o quadro de Jules Martin, que mostra o dia de sua inauguração e um vídeo com vários momentos destes 126 anos.

inauguracao 500x352 - Série Avenida Paulista: 126 anos de AVENIDA PAULISTA

Naquele 8 de dezembro de 1891, a avenida recebeu uma grande festa de inauguração, com uma mesa de doces  que eram servidos para os participantes. Neste exato dia, a vocação da Paulista se delineava: uma avenida que receberia a todos, com muita comemoração, ocupada pelos habitantes, uma PAULISTA DE TODOS, como hoje temos a Paulista Aberta aos domingos.

O uruguaio, Joaquim Eugenio de Lima, um de seus fundadores, disse que a avenida se chamaria Paulista, em homenagem a todos os paulistas. Mesmo sem saber, ele profetizou o destino dessa grande avenida. A mais paulista de todas as avenidas, que recebe todos: paulistas, brasileiros e estrangeiros em suas vias, calçadas, bens culturais e edifícios.

Para comemorar compartilhamos com vocês um pouco de sua história, retratada neste vídeo:

 

Compartilhe!
Luciana Cotrim
the authorLuciana Cotrim
Paulistana até a alma, nasceu no Hospital Matarazzo, no coração de São Paulo. Passou parte da vida entre as festas da igreja Nossa Senhora Achiropita, os desfiles da Escola de Samba Vai-Vai e as baladas da 13 de maio no bairro da Bela Vista, para os mais íntimos, o Bixiga. Estudou no Sumaré, trabalhou na Berrini e hoje mora em Moema. Gosta de explorar a história e atualidades de São Paulo e escreveu um livro chamado “Ponte Estaiada – construção de sentidos para São Paulo” resultado de seu mestrado em Comunicação e Semiótica na PUC. É consultora em planejamento de comunicação e professora de pós-graduação no Senac.

2 Comentários

Deixe uma resposta