Todos os admiradores da arte da fotografia tem uma casa especial para chamar de sua aqui na cidade de São Paulo, o espaço do Instituto Moreira Salles é lindo, cheio de novidades, em um espaço incrível que você precisa ver de perto.
O Instituto Moreira Salles é um espaço já super conceituado, e depois do seu novo prédio na região mais nobre da Avenida Paulista, ficou ainda mais gostoso visitar, para quem ainda não foi lá, nossa dica é, vá e vá logo!
A fotografia é a protagonista do espaço como um todo, mas há também espaço para cinema, música e até gastronomia. Para a dona da casa, a fotografia, além de exposições incríveis, tem também cursos, palestras, workshops, e uma biblioteca com mais de 6 mil obras sobre o tema, um desses lugares magníficos que São Paulo tem para nos oferecer.
O Instituto Moreira Salles fica ali pertinho da Japan House, do MASP e da Casa das Rosas, tem uma arquitetura super moderna e sustentável. O projeto é do escritório Andrade Morettin, são nove andares e sete pisos de muita beleza.
Toda a concepção do projeto levou em consideração a sustentabilidade do edifício, então, há aproveitamento da luz natural em todos os espaços possíveis, reutilização da energia das escadas rolantes e elevadores, captação e reuso de água da chuva para a descarga dos banheiros.
A recepção fica no 5º andar e o acesso é feito por escadas rolantes, só esse espaço já vale demais a visita!
Como você pode notar, tudo é super bem pensado para que o IMS – Instituto Moreira Salles tenha um ambiente moderno, acolhedor e ao mesmo tempo esteja em plena sintonia com as necessidades ambientais atuais.
Voltando para a fotografia, o acervo do IMS cuida de mais de 2 milhões de imagens, como importantes testemunhos do século XIX, com imagens belíssimas de Marc Ferrez, a relevantes coleções do século XX, destacando-se nomes como Maureen Bisilliat, Hans Gunter Flieg e muitos outros.
O IMS tem como prioridade incorporar arquivos de imagens do século XXI, e para isso, adquiriu a coleção dos jornais do grupo Diários Associados do Rio de Janeiro, que tem cerca de 1 milhão de itens.
Os acervos que podem ser conhecidos por nós são os de Fotografia, que é o mais vasto, Iconografia, Literatura, Música, sobre Walther Moreira Salles e a Biblioteca de Fotografia, que tem atualmente mais de 6 mil exemplares, mas deve ter esse número dobrado em breve.
O Instituto Moreira Salles tem uma loja física, e a loja online para quem deseja comprar mesmo a distância. As exposições são temporárias, então, antes de ir, consulte o que está rolando, e fique sempre atento a programação, pois sempre tem algo muito significativo, com fotografias belíssimas, muita arte e cultura para ver bem de perto!
Serviço:
Endereço: Avenida Paulista, 2424
Telefone: 11 2842-9120
Horário: de terça a domingo e feriados, das 10h às 20h; quintas, das 10h às 22h
Site: https://ims.com.br/unidade/sao-paulo/