Ao passar pela Avenida Paulista, um dos marcos mais famosos de São Paulo é fácil encontrar o espaço Itaú Cultural, o que nem todo mundo nota é que lá dentro, há exposições permanentes sobre a história do Brasil, além das modernas e lindas ocupações temporárias.
O espaço Itaú Cultural promove e também divulga a produção cultural brasileira desde 1987, podemos dizer que contribuem com o incentivo a arte em nosso país, e além disso, tem um prédio de arquitetura belíssima, com um acervo permanente e histórico de tirar o fôlego.
Hoje, nos concentramos em duas das exposições permanentes, começando pela ordem em que você as verá ao sair do elevador, temos o saguão de entrada de Brasiliana, com mais de 300 gravuras da fauna e da flora brasileiras.
São desenhos realmente impressionantes, e daria para passar mais de um dia apenas observando cada detalhe, de cada gravura tão bem feita. J. B. von Spix e C. F. P. von Martius foram dois naturalistas alemães que participaram de uma expedição ao Brasile entre os anos de 1817 e 1820, a convite da então princesa Leopoldina.
Percorreram grande extensão do país e fizeram descrições das paisagens, coletaram milhares de exemplares de plantas e também de animais. Quando retornaram à Alemanha, publicaram o livro Reise in Brasilien, traduzido para Viagem ao Brasil, e depois o livro Avium Species Novae, que tem suas pranchas expostas no saguão de entrada da Coleção Brasiliana, e é realmente impressionante.
Há também 15 volumes do livro Flora Brasilienses, no qual Martius reuniu e divulgou informações sobre mais de 20 mil espécies de plantas. J. T. Descourtilz, naturalista e pintor francês viveu no Brasil por muitos anos, na coleção exposta no itaú Cultual há 30 cromolitografias de aves feitas com base em seus desenhos.
Os desenhos são tão belos que só por eles já vale a visita, ou até mais de uma, acredite, são tantos detalhes em cada um deles que fica difícil levar os olhos ao próximo. Mas, ainda tem muito mais!
São mais de 1.300 obras dentre pinturas, desenhos, gravuras, mapas e documentos que retratam o Brasil a partir da chegada dos colonizadores. A exposição está dividida em nove módulos, todos montados em ordem cronológica, para facilitar a compreensão histórica de nosso desenvolvimento enquanto país.
O primeiro módulo é Brasil Desconhecido, com diversas imagens da primeira impressão de estrangeiros que chegaram por aqui. O segundo, Brasil Holandês foca a chegada de Maurício Nasau e todas as obras produzidas no período sobre o país.
Brasil Secreto é o terceiro, e toda a atenção é dada a Aleijadinho, ou Antonio Francisco de Lisboa, um dos maiores artistas brasileiros, com fama pelo mundo todo, o módulo quatro é o Brasil dos Naturalistas e ocupa mais espaço e chama mais atenção.
No quinto módulo, o Brasil da Capital, imagens belíssimas retratam o Rio de Janeiro, no sexto, o Brasil das Províncias, um panorama da cidade de São Paulo em óleo sobre tela, a mais importante técnica paulistana antes da fotografia.
No módulo sete, o Brasil do Império apresenta-se a nobreza, com retratos de reis, príncipes e princesas e até mesmo um Dom Pedro II. No oitavo módulo, o Brasil da Escravidão, imagens extremamente bem feitas e documentos de compra e venda de escravos podem ser vistos.
No nono módulo está o Brasil dos brasileiros que tem obras criativas apenas de artistas brasileiros e diversos documentos assinados pro presidentes do Brasil até Tancredo Neves.
A segunda coleção é Numismática, uma grande e bela coleção de moedas, com destaque para as holandesas, as primeiras cunhadas em solo brasileiro entre 1645 e 1646, a coleção completa tem mais de seis mil peças, das quais 395 estão expostas.
Além disso tudo, o espaço Itaú Cultural também recebe ocupações temporárias, é sempre bom acompanhar o site para ver o que está rolando, tem mostras, teatro, cinema, muita cultura e muita troca.
A biblioteca é um espaço dedicado à pesquisa, atende gratuitamente artistas, pesquisadores e estudantes de arte, mas é preciso agendar, não fica aberta ao público. A ideia principal é a construção de um rico acervo sobre a produção artística e cultural brasileira.
Seja pela ocupação permanente ou por algo temporário, vale muito a pena e ir e voltar sempre ao Itaú Cultural!
Serviço:
Endereço: Avenida Paulista, 149.
Telefone: 11 2168-1777
Site: http://www.itaucultural.org.br