CULTURADICASSP ANTIGO & MODERNO

Itaú Cultural e um pouco da história do Brasil, aqui em São Paulo!

Ao passar pela Avenida Paulista, um dos marcos mais famosos de São Paulo é fácil encontrar o espaço Itaú Cultural, o que nem todo mundo nota é que lá dentro, há exposições permanentes sobre a história do Brasil, além das modernas e lindas ocupações temporárias.

veja 2 - Itaú Cultural e um pouco da história do Brasil, aqui em São Paulo!

O espaço Itaú Cultural promove e também divulga a produção cultural brasileira desde 1987, podemos dizer que contribuem com o incentivo a arte em nosso país, e além disso, tem um prédio de arquitetura belíssima, com um acervo permanente e histórico de tirar o fôlego.

iatu cultural 1 - Itaú Cultural e um pouco da história do Brasil, aqui em São Paulo!

Hoje, nos concentramos em duas das exposições permanentes, começando pela ordem em que você as verá ao sair do elevador, temos o saguão de entrada de Brasiliana, com mais de 300 gravuras da fauna e da flora brasileiras.

melhores destinos - Itaú Cultural e um pouco da história do Brasil, aqui em São Paulo!

São desenhos realmente impressionantes, e daria para passar mais de um dia apenas observando cada detalhe, de cada gravura tão bem feita. J. B. von Spix e C. F. P. von Martius foram dois naturalistas alemães que participaram de uma expedição ao Brasile entre os anos de 1817 e 1820, a convite da então princesa Leopoldina.

itau cultural 1024x442 - Itaú Cultural e um pouco da história do Brasil, aqui em São Paulo!

Percorreram grande extensão do país e fizeram descrições das paisagens, coletaram milhares de exemplares de plantas e também de animais. Quando retornaram à Alemanha, publicaram o livro Reise in Brasilien, traduzido para Viagem ao Brasil, e depois o livro Avium Species Novae, que tem suas pranchas expostas no saguão de entrada da Coleção Brasiliana, e é realmente impressionante.

gazeta am - Itaú Cultural e um pouco da história do Brasil, aqui em São Paulo!

Há também 15 volumes do livro Flora Brasilienses, no qual Martius reuniu e divulgou informações sobre mais de 20 mil espécies de plantas. J. T. Descourtilz, naturalista e pintor francês viveu no Brasil por muitos anos, na coleção exposta no itaú Cultual há 30 cromolitografias de aves feitas com base em seus desenhos.

experimente sp - Itaú Cultural e um pouco da história do Brasil, aqui em São Paulo!

Os desenhos são tão belos que só por eles já vale a visita, ou até mais de uma, acredite, são tantos detalhes em cada um deles que fica difícil levar os olhos ao próximo. Mas, ainda tem muito mais!

1001 roles sp - Itaú Cultural e um pouco da história do Brasil, aqui em São Paulo!

São mais de 1.300 obras dentre pinturas, desenhos, gravuras, mapas e documentos que retratam o Brasil a partir da chegada dos colonizadores. A exposição está dividida em nove módulos, todos montados em ordem cronológica, para facilitar a compreensão histórica de nosso desenvolvimento enquanto país.

tem role em sp - Itaú Cultural e um pouco da história do Brasil, aqui em São Paulo!

O primeiro módulo é Brasil Desconhecido, com diversas imagens da primeira impressão de estrangeiros que chegaram por aqui. O segundo, Brasil Holandês foca a chegada de Maurício Nasau e todas as obras produzidas no período sobre o país.

sp in foco - Itaú Cultural e um pouco da história do Brasil, aqui em São Paulo!

Brasil Secreto é o terceiro, e toda a atenção é dada a Aleijadinho, ou Antonio Francisco de Lisboa, um dos maiores artistas brasileiros, com fama pelo mundo todo, o módulo quatro é o Brasil dos Naturalistas e ocupa mais espaço e chama mais atenção.

melhores destinos a - Itaú Cultural e um pouco da história do Brasil, aqui em São Paulo!

No quinto módulo, o Brasil da Capital, imagens belíssimas retratam o Rio de Janeiro, no sexto, o Brasil das Províncias, um panorama da cidade de São Paulo em óleo sobre tela, a mais importante técnica paulistana antes da fotografia.

ck turistando - Itaú Cultural e um pouco da história do Brasil, aqui em São Paulo!

No módulo sete, o Brasil do Império apresenta-se a nobreza, com retratos de reis, príncipes e princesas e até mesmo um Dom Pedro II. No oitavo módulo, o Brasil da Escravidão, imagens extremamente bem feitas e documentos de compra e venda de escravos podem ser vistos.

itau cultural a  - Itaú Cultural e um pouco da história do Brasil, aqui em São Paulo!

No nono módulo está o Brasil dos brasileiros que tem obras criativas apenas de artistas brasileiros e diversos documentos assinados pro presidentes do Brasil até Tancredo Neves.

medalhistica 768x1024 - Itaú Cultural e um pouco da história do Brasil, aqui em São Paulo!

A segunda coleção é Numismática, uma grande e bela coleção de moedas, com destaque para as holandesas, as primeiras cunhadas em solo brasileiro entre 1645 e 1646, a coleção completa tem mais de seis mil peças, das quais 395 estão expostas.

daniel ramos 1024x682 - Itaú Cultural e um pouco da história do Brasil, aqui em São Paulo!

Além disso tudo, o espaço Itaú Cultural também recebe ocupações temporárias, é sempre bom acompanhar o site para ver o que está rolando, tem mostras, teatro, cinema, muita cultura e muita troca.

thiago bortolozzo 1024x766 - Itaú Cultural e um pouco da história do Brasil, aqui em São Paulo!

A biblioteca é um espaço dedicado à pesquisa, atende gratuitamente artistas, pesquisadores e estudantes de arte, mas é preciso agendar, não fica aberta ao público. A ideia principal é a construção de um rico acervo sobre a produção artística e cultural brasileira.

itau cultural 1 - Itaú Cultural e um pouco da história do Brasil, aqui em São Paulo!

Seja pela ocupação permanente ou por algo temporário, vale muito a pena e ir e voltar sempre ao Itaú Cultural!

Serviço:

Endereço: Avenida Paulista, 149.

Telefone: 11 2168-1777

Site: http://www.itaucultural.org.br

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

Deixe um comentário