GASTRONOMIA

Água na boca! Conheça as melhores coxinhas de SP

Água na boca! Conheça as melhores coxinhas de SP - Foto: Pixabay

Quem não gosta de uma coxinha de frango bem recheada, frita na hora, que serve para matar a fome, tanto no café da manhã como na hora do almoço ou na pausa do lanche?

Coxinha se tornou um dos alimentos mais consumidos no Brasil naquele momento de correria do dia a dia, tanto como petisco, como prato principal.

E a capital paulista abriga diversos bares que oferece as melhores coxinhas de SP, que conta com uma variedade de sabores e texturas.

Melhores coxinhas de SP

coxinha 4161592 1920 1024x683 - Água na boca! Conheça as melhores coxinhas de SP
Água na boca! Conheça as melhores coxinhas de SP – Foto: Pixabay

Para te ajudar a comer a melhor coxinha de São Paulo, selecionamos os lugares famosos da capital que vendem essa delícia na capital.

Veloso Bar

É quase garantido que, ao ouvir falar do Veloso Bar pela primeira vez, a apresentação do bar da Vila Mariana venha associada à sua coxinha. Com um formato alongado e frango temperado no centro, o salgado da casa vem com uma caprichada camada de catupiry envolvendo o recheio do centro.

O preparo é tão perfeito que você não percebe nenhuma diferença de ponta a ponta da coxinha, sempre com o queijo cremoso envolvendo confortavelmente o frango desfiado. Vale chegar cedo para garantir uma mesa, principalmente se você pretende curtir o agito do bar noite adentro.

Rua Conceição Veloso, 54, Vila Mariana

Frangó

Dando sequência aos tradicionais e inesquecíveis está o Frangó, parada obrigatória na charmosa matriz da Freguesia do Ó, onde se estabeleceu em 1987. Servidas tanto individuais quanto em porções de dez unidades, as coxinhas de lá contam com um recheio super temperado de frango na base e catupiry sem economia na ponta, além de uma massa crocante no ponto certo, mantendo-se macia por dentro.

Ideal para petiscadas, o Frangó não se destaca só pelo seu salgado: a carta de cervejas do endereço da Freguesia, rica em criações artesanais anos antes do boom delas em São Paulo, foi eleita em 2017 a melhor de São Paulo, com mais de 400 rótulos de dezenas de países.

Largo da Matriz Nossa Senhora do Ó, 168, Freguesia do Ó.

Bar Dona Onça

O centro da cidade também tem seu representante particular no páreo para ser a melhor coxinha de SP. Criada pelas mãos da chef Janaina Rueda, a coxinha do Bar da Dona Onça, no térreo do icônico Edifício Copan, não é exatamente o prato principal da casa, mas uma entradinha inescapável para quem quer uma experiência verdadeiramente paulistana: pequenina e super cremosa, mas sem perder a superfície crocante.

Edifício Copan – Av. Ipiranga, 200, 27 e 29, Centro Histórico de São Paulo.

Fôrno

Para começar a onda das criações mais ousadas, vamos à coxinha do Fôrno, bar-restaurante super descolado da Consolação. Especialidade da casa, o pastrami é o escolhido para a difícil missão de ocupar o lugar do frango – e cumpre de forma honrosa a tarefa: o sabor marcante ganha a ajuda de uma massa crocante e de uma maionese de mostarda, criando um sabor único.

Rua Cunha Horta, 70, Consolação

Fast Berlin

Na mesma linha do Fôrno, o Fast Berlin também troca o frango, mas pelo joelho de porco. Seguindo a norma da casa, onde tudo é feito para imitar a comida de rua alemã, a (possivelmente) melhor coxinha de SP servida por lá vêm em formatos diferentes, sem uma padronização, o que ajuda na sensação de que é tudo artesanal, ‘de rua’ e feito na hora.

Falando da coxinha em si, os fãs de comida alemã – e principalmente de joelho de porco – não vão se arrepender de experimentar o salgado paulista germânico, que prova-se uma combinação surpreendentemente saborosa.

Rua Mourato Coelho, 24, Pinheiros.

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

Deixe um comentário