O Centro Cultural Banco do Brasil, ou, apenas CCBB aqui de São Paulo, é um desses passeios que precisam ser inseridos na programação, e sempre! Já que sempre tem exposição, debates, mostras e muita coisa nova chegando por lá.
O CCBB fica no chamado centro velho, ou centro histórico de São Paulo, uma região marcada por edifícios com muita história para contar, do tempo da grande expansão da cidade, quando verdadeiros palacetes eram erguidos.
Bem, o prédio que hoje é a casa do CCBB é mais um desses palacetes, erguido em 1901, foi comprado pelo Banco do Brasil, para ser a sua primeira agência própria aqui em São Paulo em 1923, quando passou por uma grande reforma para que pudesse se tornar uma agência bancários aos moldes de seu tempo.
A reforma foi comandada por ninguém menos que o renomado arquiteto Hippolyto Pujol, e conclui-se em 1927, funcionou como agência bancária até 1996, e teve seu processo de tombamento iniciado em 1985.
Para abrigar um centro cultural, o edifício precisou passar por reformas, desta vez, o arquiteto responsável por manter toda a beleza da arquitetura neoclássica e trazer modernidade e ainda mais beleza ao espaço de mais de 4 mil metros quadrados, foi Luiz Telles.
Todas as características originais da construção foram mantidas, e houveram mudanças para atender as regras de segurança e mobilidades atuais, como a instalação de elevadores, equipamentos de proteção contra incêndios, e até mesmo ar condicionado, muito necessário para manter o ambiente estável para recepção de algumas obras que dependem disso.
Assim, em 2001 foi inaugurado o CCBB São Paulo, e segundo a publicação inglesa The Art Newspaper, ele é a 3ª atração de arte mais visitada do Brasil, e a 68ª do mundo.
Para início, o CCBB São Paulo recebeu diversas obras do acervo do Banco do Brasil, para nossa curiosidade, tem a nossa disposição para visita dois cofres da época do começo do Banco, totalmente restaurados.
Além disso, o CCBB São Paulo tem auditórios equipados para suas mostras, teatro, cinema e diversas salas para exposição, ou seja, pode acontecer muita coisa por lá ao mesmo tempo, então é sempre bom ficar ligado na programação.
O CCBB São Paulo recebe mostras e exposições de artistas nacionais e estrangeiros super renomados, as entradas quase sempre são gratuitas e vale muito a pena ver grandes obras de perto, com pessoas qualificadas a disposição para nos auxiliar com dúvidas e necessidades.
Para quem desejar, há também cafeteria e restaurantes por lá, assim como lojinha para souvenires e livros, que valem super a pena conhecer, pois tem além de grandes autores, muito conteúdo para fotografia e em muitos casos, algo especial para levar de lembrança da exposição que visitou.
Gostou? Não perde tempo, consulte a programação e vá conhecer ou revisitar sempre o CCBB São Paulo!
Serviço:
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Telefone: 11 3113-3651
Horário: de Quarta a Segunda das 09h00 às 21h00
Site: culturabancodobrasil.com.br/portal/sao-paulo/