CULTURAGASTRONOMIA

Um pedacinho da África em São Paulo

Que São Paulo é uma capital gastronômica todos nós sabemos, mas a cada nova descoberta, nos lembramos do que porque a cidade ganhou esse título. Hoje falaremos sobre um pedacinho da África na Alameda Barão de Limeira, um lugar que reúne imigrantes e amigos.

Um restaurante étnico não nos traz só a gastronomia de uma país ou cidade, e é exatamente isso que o Biyou’z, comandado pela chef Melanito Biyouha, uma imigrante de Camarões, que chegou a São Paulo anos atrás e notou que não havia nenhum lugar onde encontrasse a comida de seu país, oferece.

biyouz3 - Um pedacinho da África em São Paulo

Com o Biyou’z, Melanito não somente nos presenteou com a gastronomia Camaronesa, ela consegue nos inserir na cultura de povo, o restaurante é aberto à todos, mas é notável que há muitos africanos ali reunidos, o que torna a visita culturalmente mais interessante.

A comida africana é bastante diferente da brasileira habitual, mesmo tendo diversos pontos em comum, como as carnes, peixes, frango e banana, que são ótimos exemplos de como usar os mesmos ingredientes e produzir pratos completamente diferentes. Podemos dizer que o mais próximo a culinária africana no Brasil atual, é a comida que encontramos no recôncavo baiano, mas ainda assim, há diferenças.

biyouz10 1 - Um pedacinho da África em São Paulo

Além da comida Camaronesa que encontramos no Biyou’z, encontramos também ótimas opções de pratos do Senegal, Tanzânia, Nigéria e Congo. Tudo isso porque, como falamos o Biyou’z se tornou referência em gastronomia africana, e reúne dezenas de imigrantes, amigos, pessoas que já estão incorporadas a cidade São Paulo e outras que acabam de chegar.

biyouz8 - Um pedacinho da África em São Paulo
Attieke – Cuscuz de mandioca com peixe, ovo cozido, refogado, molho de tomate e vinagrete

Todo esse caldeirão de pessoas e cultura só tornam a experiência ainda mais prazerosa, além disso, não podemos nos esquecer de falar do atendimento que é sempre feito com muito carinho e cuidado. É possível ser atendido pela Melanito, ou mesmo por outros chefs e recém-chegados de Camarões, alguns ainda não falam português com fluência, mas sempre há boa comunicação, é também possível conversar em inglês e francês, língua nativa dos nascidos em Camarões.

biyouz6 1 - Um pedacinho da África em São Paulo
Midipmison – Cação Ensopado acompanhado com inhame ou arroz.

Uma curiosidade, em 2014, durante a Copa do Mundo de Futebol no Brasil, a Melanito e seu super time foi quem providenciou toda a comida da delegação de Camarões, que chegou ao nosso país sem chef.

biyouz5 - Um pedacinho da África em São Paulo
Suco de Tamarindo
biyouz7 - Um pedacinho da África em São Paulo
Ndole Biwolé – Pasta de amendoim cozida com folha de boldo, banana da terra frita e camarão.

Vale a pena conhecer o Biyou’z e se deliciar com o sabor da cultura e da gastronomia africana!

Serviço:
Biyou’z Restaurante
Endereço: Alameda Barão de Limeira, 19-A, Campos Elíseos
Telefone: Tel.: 3221-6806
Horário: Diariamente das 12 as 22 horas.
www.biyouzresto.com.br

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

2 Comentários

Deixe uma resposta