GASTRONOMIALUGARES SECRETOS

Um pouquinho da Bulgária no Bom Retiro

A Casa Búlgara está no Bom Retiro desde 1975. A fundadora da casa chegou da Bulgária em 1974, vinda de Israel, onde viveu muitos anos antes de desembarcar no Brasil. Daí a proximidade com o bairro que é uma conhecida colônia comercial judaica em São Paulo.

03 casabulgara - Um pouquinho da Bulgária no Bom Retiro02 casabulgara - Um pouquinho da Bulgária no Bom RetiroDona Lina Levy nasceu em uma cidade na costa do Mar Negro mudando-se mais tarde para a capital Sofia e depois Israel. A família sempre trabalhou no ramo de alimentação. Na verdade, até 1997 a Casa Búlgara também era famosa por seus sorvetes, os quais descontinuaram a venda.12 casabulgara - Um pouquinho da Bulgária no Bom RetiroDurante todos estes anos, Dona Lina e sua filha Shoshana vem servindo salgados típicos, que segundo as proprietárias da casa são vendidas nas ruas de sua terra natal. São salgados feitos de massa folhada típica e que recebe tanto recheios salgados como doces de vários tipos.

Os mais tradicionais são os que levam queijo búlgaro caseiro (no Brasil é feito de leite de vaca, mas originalmente este queijo é feito de leite de ovelhas) e que tem certa semelhança com o vizinho grego Fetta, porém de consistência mais cremosa. Eles se diferenciam no tempo de preparo e método de conservação.11 casabulgara - Um pouquinho da Bulgária no Bom RetiroO outro recheio típico é o de carne com berinjela, um dos mais populares do país europeu. Estes salgados também são muito populares no bairro do Bom Retiro, sendo consumidos por boa parte dos lojistas e visitantes, tanto que recebe pessoas que fazem encomendas para levar as Burekas, como são chamados os salgados, para todo o Brasil.04 casabulgara - Um pouquinho da Bulgária no Bom Retiro07 casabulgara - Um pouquinho da Bulgária no Bom RetiroAs Burekas são redondas e as Kizadas são quadradas, ambas de massa folhada de receita própria. Estas delícias também são vendidas em pedaços maiores, como também é costume na Bulgária. O sabor é leve devido à massa e recheio fresco, com sabor destacado, tanto da berinjela como do queijo.

As especialiades podem ser acompanhadas de sopa fria de coalhada com pepinos, que conferem um sabor azedo refrescante em contraste com o recheio. A receita é similar a de uma das principais iguarias búlgaras, a Tarator.

Dos recheios doces o mais tradicional é o de doce de abóbora, que no Brasil precisou da companhia do coco ralado; o original leva só açúcar.

A massa vem coberta com açúcar de confeiteiro. Além da abóbora, o recheio de maça e nozes, assim como na Alemanha, esta presente no strudel. Ambos muito saborosos.09 casabulgara - Um pouquinho da Bulgária no Bom Retiro

Casa Búlgara
Rua Silva Pinto, 356 – Bom Retiro
São Paulo/SP
Fone: 11 3222-9849
Não aceita cartões

Fotos via

Conheça mais sobre a gastronomia paulistana aqui.

Compartilhe!
Miguel Garcia
the authorMiguel Garcia
Miguel Garcia é idealizador e coordenador de conteúdo do projeto. Publicitário, viajante, adora provar todos os tipos de comida, vinhos e cervejas e tem uma vontade imensa de fazer todos se orgulharem cada vez mais de viver em SP.

Deixe uma resposta