Nesta semana o DPH (Departamento do Patrimônio Histórico) colocou no ar um novo blog chamado PATRIIIMONIO, com o objetivo de divulgar e compartilhar as belezas e a história de nosso patrimônio urbano.
São muitas e belíssimas edificações que guardam anos da história paulistana e da memória de tantos que passaram por esses lugares. Conhecer essas construções é reviver no passado, mas também atualizá-lo como parte da nossa identidade e preservá-lo para que as futuras gerações possam conhecer a história da sua cidade e de seus antepassados.
O mais interessante é passear por cada um dos lugares, conhecer os detalhes e meandros, curtir as lembranças e se colocar na história do lugar. Mas para começar, nós do Projeto São Paulo sugerimos que você leia o GUIA DE BENS CULTURAIS DA CIDADE DE SÃO PAULO.
A publicação do Departamento do Patrimônio Histórico foi editada em 2012 e agira esta disponível em versão online.
“O Guia de Bens Culturais da Cidade de São Paulo foi organizado com o objetivo de narrar, a partirda escolha de cerca de 200 bens culturais paulistanos, uma parte da múltipla e diversificadahistória da formação de nossa cidade. Esses bens– edifícios, conjuntos arquitetônicos, monumentos, jardins, parques, entre outros – foram selecionados pelos valores intrínsecos que representam para a sociedade e que determinaram seu reconhecimento e proteção legal pelas instituições de preservação do patrimônio cultural.”
Se fosse preservado o centro histórico de SP seria lindo demais…
Sílvia Melo Araujo
Matteo Gavazzi, olha um material legal para referenciar nosso projeto!
???
Já To cheio de anotações pra segunda
E eu aqui pensando muito sobre isso também!
Matteo Gavazzi Que bom vê-lo por aqui. Admiro seu trabalho, espero chegar o meu exemplar do Prédios de São Paulo (não consegui comprar na primeira edição). Tenho conversado bastante com o pessoal da GAPS sobre um livro que penso em lançar baseado na Série Avenida Paulista, que escrevo aqui no São Paulo City, que conta e a história e mostra os casarões da Paulista do século passado e os edifícios atuais que sucederam a essas casas. Gostaria muito de acompanhar o novo projeto de vocês, mas tentei deixar meu contato na sua página e não consegui. Como faço para me inscrever? Obrigada e abraço p/ vcs
Ana Carolina Melaré olha que bacana
Amei Ju!!! Obrigada!!!
Victoria <3
??
Faz tempo que não vejo essa fonte, da ultima vez tava uma lástima, ninguem da valor para uma obra que foi inspirada na Fonte di Trevi, é uma pena.
Olá! Muito obrigado por este post, super interessante. Fui tentar baixar o Guia mas o link não funciona, será que podem copartilhar o pdf aqui? Obrigado e abraços