DICASSP ANTIGO & MODERNO

Patrimônio histórico: a memória e identidade de São Paulo

Nesta semana o DPH (Departamento do Patrimônio Histórico) colocou no ar um novo blog chamado PATRIIIMONIO, com o objetivo de divulgar e compartilhar as belezas e a história de nosso patrimônio urbano.

São muitas e belíssimas edificações que guardam anos da história paulistana e da memória de tantos que passaram por esses lugares. Conhecer essas construções é reviver no passado, mas também atualizá-lo como parte da nossa identidade e preservá-lo para que as futuras gerações possam conhecer a história da sua cidade e de seus antepassados.

banespa 1 500x573 - Patrimônio histórico: a memória e identidade de São Paulo

O mais interessante é passear por cada um dos lugares, conhecer os detalhes e meandros, curtir as lembranças e se colocar na história do lugar. Mas para começar, nós do Projeto São Paulo sugerimos que você leia o GUIA DE BENS CULTURAIS DA CIDADE DE SÃO PAULO.

A publicação do Departamento do Patrimônio Histórico foi editada em 2012 e agira esta disponível em versão online.

apresentação 500x486 - Patrimônio histórico: a memória e identidade de São Paulo

Segundo o DPH
“O Guia de Bens Culturais da Cidade de São Paulo foi organizado com o objetivo de narrar, a partirda escolha de cerca de 200 bens culturais paulistanos, uma parte da múltipla e diversificadahistória da formação de nossa cidade. Esses bens– edifícios, conjuntos arquitetônicos, monumentos, jardins, parques, entre outros – foram selecionados pelos valores intrínsecos que representam para a sociedade e que determinaram seu reconhecimento e proteção legal pelas instituições de preservação do patrimônio cultural.”
“O Guia foi organizado em 26 áreas urbanas principais, correspondendo a territórios definidos pela geografia, e pelas ações sociais e culturais que neles ocorreram, e continuam acontecendo.”
caetano de campos 500x397 - Patrimônio histórico: a memória e identidade de São Paulo
Dividida por áreas, a publicação vai desvendando a história de cada pedaço da cidade e propiciando informações para um passeio in loco por cada região.  O documento apresenta ainda lindas fotos de época e outras, dos mesmos lugares,  feitas atualmente.  É muito interessante a comparação e o reconhecimento da importância da preservação daquilo que é nosso.
Baixe o arquivo aqui do GUIA DE BENS CULTURAIS DA CIDADE DE SÃO PAULO e conheça a São Paulo dos seus avôs, bisavôs e tataravôs e a sua História.
Compartilhe!
Luciana Cotrim
the authorLuciana Cotrim
Paulistana até a alma, nasceu no Hospital Matarazzo, no coração de São Paulo. Passou parte da vida entre as festas da igreja Nossa Senhora Achiropita, os desfiles da Escola de Samba Vai-Vai e as baladas da 13 de maio no bairro da Bela Vista, para os mais íntimos, o Bixiga. Estudou no Sumaré, trabalhou na Berrini e hoje mora em Moema. Gosta de explorar a história e atualidades de São Paulo e escreveu um livro chamado “Ponte Estaiada – construção de sentidos para São Paulo” resultado de seu mestrado em Comunicação e Semiótica na PUC. É consultora em planejamento de comunicação e professora de pós-graduação no Senac.

12 Comentários

Deixe uma resposta