CULTURACURIOSIDADESDICAS

Visite o Viveiro Manequinho Lopes e leve mais verde para São Paulo!

Foto Divulgação

Você sabia que é possível conseguir mudas de árvores e arbustos gratuitamente para plantar em praças, escolas e áreas públicas em São Paulo? Através de viveiros, com o caso do Viveiro Manequinho Lopes, você pode conseguir excelentes mudas!

img 1569 - Visite o Viveiro Manequinho Lopes e leve mais verde para São Paulo!
Foto Divulgação

O Viveiro Manequinho Lopes fica no Parque Ibirapuera, ele conta com diversas estufas, estufins, telados e quadras de mudas de matrizes, incluindo plantas envasadas que são destinadas a plantio por órgãos públicos.

Todos podemos visitar o Viveiro Manequinho Lopes, conhecer as estufas e também levar mudas para plantar em praças, calçadas, escolas de nossa rua, ou de nosso bairro, além disso, passear pelo Viveiro, ver todas as plantas já é por si só, um ótimo passeio.

A história do Viveiro Manequinho Lopes começou há muito tempo atrás, em 1798. São Paulo era muito diferente do que é agora, e neste ano foi inaugurado o primeiro jardim público da cidade, onde hoje é o Parque da Luz, esse jardim passou a ser administrado por Antonio Etzel em 1899.

Com o passar dos anos, a arborização urbana foi ganhando importância, o que criou a necessidade de que tivessem boas mudas de árvores e arbustos, para que fossem plantadas nos parques e praças que estavam sendo criadas. Em 1916, a prefeitura de São Paulo comprou uma grande área, onde futuramente se estabeleceu o Parque do Ibirapuera.

Em 1928, o senhor Manoel Lopes de Oliveira Filho, era o diretor da recém-criada Divisão de Matas, Parques e Jardins, conhecido como Manequinho Lopes, ele era um grande conhecedor da área do Ibirapuera, e sugeriu a implantação de um viveiro por lá. O terreno era muito pantanoso, mas Manequinho resolveu isso plantando eucaliptos australianos, que  com suas raízes auxiliaram a drenar o excesso de água do solo .

05 3 - Visite o Viveiro Manequinho Lopes e leve mais verde para São Paulo!
Foto Divulgação

Depois disso, o plantio de árvores para embelezar a cidade foi iniciado, incluindo espécies como a Tipuana, o Ipê, Flamboyant, Sibipiruna, Pau-Ferro, Pau-Brasil e outros arbustos e flores. Manequinho era um admirador do Viveiro, diziam que ele trabalhava por amor, era sempre visto aos finais de semana por lá, cuidando das plantas. O Viveiro ganhou seu nome em uma clara homenagem por sua contribuição e amor ao espaço.

ibirapuera 006 1 - Visite o Viveiro Manequinho Lopes e leve mais verde para São Paulo!
Foto Divulgação

Se você deseja ver belos exemplares de árvores, plantas ornamentais e arbustos, ou mesmo conhece uma área pública que precise ganhar uma árvore, vá visitar o Viveiro Manequinho Lopes, é necessário agendar a sua visita.

Serviço:
Parque Ibirapuera
Acesso: Portão 7A
Quando:  segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Telefone: 11 3887–6761
Site

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

1 comentário

  • Comprtilhei com o Grupo: Horteloes Urbanos, fui informada que o local estah abbandonado. . aqui algumas respostas . . . . . . . . . . . .7 You, Nyvia Maria Ceragioli and 5 others
    Comments:
    Claudia Cristina
    Claudia Cristina Fui até lá e não é tão fácil assim conseguir essas mudas..
    Além do abandono que se encontra o local. A prefeitura abandonou o viveiro, uma pena.
    Like · Reply · 10 mins
    Maria Bonita E Lampião
    Maria Bonita E Lampião Faço curso lá de jardinagem e bem sei o quanto é difícil é muito pouco funcionário pra muito espaço. …pouco investimento por parte dos governistas. ..muito triste ver tamanho abandono.
    Like · Reply · 1 · 4 mins
    Claudia Cristina
    Claudia Cristina Isso mesmo, um funcionário me disse que eles tem se desdobrado para dar conta de tudo por lá, desde administração até os cuidadores do jardim.
    Lugar lindo, mas completamente abandonado e o pior é que não podemos fazer nada. Revolta!
    Like · Reply · 2 mins
    .-.-.-.-.-.
    Seria conveniente verificar . . .Obrigada. Alice Grisant

Deixe uma resposta