CULTURACURIOSIDADES

Conheça a Arquitetura do MUBE

Pôr do Sol no MUBE Foto: Ana Schad

A movimentada esquina da Avenida Europa com a Rua Alemanha no Jardim Europa abriga um dos museus mais discretos, e ao mesmo tempo, mais marcantes da cidade. Foi projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, grande nome da arquitetura nacional e reconhecido internacionalmente com prêmios como o Pritzker (considerado o Oscar da Arquitetura) em 2006 e o Leão de Ouro da 15ª Bienal de Arquitetura de Veneza em 2016.

O Museu foi inaugurado em 1995, porém sua história começou 23 anos antes dessa data. O terreno de 7000 m² em que foi implantando abrigaria um shopping center, mas graças à luta da Sociedade dos Amigos do Jardim Europa (SAJESP) e Sociedade dos Amigos dos Museus (SAM) foi realizado o tombamento da área pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Em 1986 o terreno foi doado à SAM e realizou-se um concurso público para o projeto do novo museu com prazo para criação e apresentação do conceito de apenas 10 dias.

MG 1541 - Conheça a Arquitetura do MUBE
Visão geral do MUBE – Foto: Ana Schad

Paulo Mendes da Rocha foi o grande vencedor e no ano seguinte iniciaram-se as obras que duraram 8 anos devido a falta de recursos. O grande partido do projeto foi aproveitar o desnível do terreno de cerca de 3,50m para criar uma grande praça no nível da Avenida Europa como continuação do vizinho MIS (Museu da Imagem e do Som) e implantar o museu semi enterrado com acesso no nível da Rua Alemanha.

Destaca-se uma grande estrutura protendida em concreto (viga) com 60 metros de vão e apoiada em 2 pilares-paredes criada para organizar os fluxos, marcar a entrada do museu e dar noção de escala para as esculturas instaladas na praça ao lado. O arquiteto a define como uma “pedra no céu”, um monolito com forma simples e pura para não competir com as formas escultóricas e ricas das obras que seriam expostas. A área externa funciona como uma grande praça, local para eventos, shows, peças e tem paisagismo projetado por Roberto Burle Marx.

MG 1769 - Conheça a Arquitetura do MUBE
A grande viga chamada de “pedra no céu” por Paulo Mendes da Rocha – Foto: Ana Schad

O Museu é composto pelos seguintes ambientes: Pinacoteca (área expositiva logo após a entrada com 60 metros de extensão), o Grande Salão (área expositiva com 1000m²), a Sala Burle Marx, Auditório-Teatro, salas de aula, setor administrativo, loja e restaurante/café. Tanto na área interna como externa podem ser contempladas diversas esculturas de grandes artistas como Victor Brecheret, Sonia Ebling, Caciporé Torres, Waldomiro de Deus, Arcangelo Ianelli, Francisco Brennand, Roberto Lerner, entre outros.

Apesar do nome do museu, o espaço abriga diversas manifestações artísticas. No Auditório Pedro Piva acontecem apresentações musicais, teatrais, de cinema e multimídia. A área externa recebe há 16 anos aos domingos a Feira de Antiguidades e Design inspirada na feira que acontece no Museu Uffizi, em Florença, Itália.

O MUBE também promove diversos cursos em seus ateliês e salas de aulas voltados às Artes Plásticas, Arquitetura, Fotografia e outros assuntos que dependem da grade montada o longo dos semestres e costumam ter um ótimo custo benefício. Mais informações podem ser obtidas no link: http://mube.art.br/cursos/ .

Em junho iniciou uma exposição com obras escultóricas de Raul Mourão (obra “Você está aqui”) e de Albano Afonso (“Em Estado de Suspensão), além de uma peça sonora (“Fase 3”) criada por Chiara Banfi e pelo compositor Kassin exibida no Anfiteatro que ficam em exibição até o dia 31 de julho. É a segunda exposição que a administração do museu tem chamado de uma nova fase com a curadoria de Cauê Alves e consultoria financeira de Flavia Velloso. Entre as próximas ações da nova administração estão a criação de uma programação mais consistente, o restauro da edificação e jardim com a participação de Paulo Mendes da Rocha que deve ganhar um exposição no espaço em 2017, aproveitar melhor os espaços externos e criar uma nova identidade ao museu.

MG 1631 - Conheça a Arquitetura do MUBE
Obra “Você está aqui” de Raul Mourão – Foto: Ana Schad

O MUBE é parada obrigatória a todos amantes de Arte, Arquitetura e a todos paulistanos que gostam de explorar o lado cultural da nossa cidade.

MUBE
Av. Europa, 218 – São Paulo – Brasil
(Entrada também pela Rua Alemanha, 221)
11 2594-2601 – [email protected]
www.mube.art.br
Horário de Funcionamento
Terça a domingo das 10:00 as 19:00 hrs

Compartilhe!
Ana Claudia Schad
Paulistana por nascimento, arquiteta por formação, fotógrafa amadora por paixão. O interesse por fotografia (@anaschad) e arquitetura nasceram praticamente ao mesmo tempo com passeios constantes pelos bairros de São Paulo e viagens. Tendo como principal programa aos finais de semana passeios onde se perde ou melhor, se ganha, horas passeando pelo centro, Avenida Paulista, Liberdade, Bixiga, Luz...até onde a lente alcança. Fotografar e explorar São Paulo é uma das minha paixões e estou sempre em busca de novos ângulos, detalhes e cenas. A gastronomia também uma grande paixão e além do instagram pessoal possui ao lado de uma sócia o @spsweety perfil inteiramente dedicado ao compartilhamento de descobertas pelos restaurantes e docerias de São Paulo. Super indicado para quem adora gastronomia e não dispensa um boa sobremesa!

1 comentário

Deixe uma resposta