Paranapiacaba é uma vila ferroviária conservada desde a sua fundação na década de 1860. A ferrovia, construída pela empresa inglesa São Paulo Railway Company – SPR foi inaugurada em 1867, sendo a primeira no Estado de São Paulo, que ligou o porto de Santos a Jundiaí.
Está localizada na região sudeste do Município de Santo André, no limite entre o Planalto Paulista e a Serra do Mar, em tupi significa “lugar de onde se vê o mar”, reúne um dos mais expressivos patrimônios culturais e naturais do território brasileiro, candidata a Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Paranapiacaba recebe nesse mês de julho a 17ª edição do seu tradicional Festival de Inverno, que irá agitar as ruas históricas da vila. Ao todo serão quatro dias de festa, entre os finais de semana de 22 a 30 de julho, com diversas atrações gratuitas. Terá apresentação de artistas de vários segmentos culturais, cantores e bandas, que irão agitar os “dias de Festival” em palcos espalhados pela Vila ou em apresentações itinerantes.
Os vários shows e apresentações ocorrem simultaneamente em vários pontos da Vila, durante todos os dias do evento. Enquanto você curte os eventos, poderá se deliciar nas dezenas de barracas de comidas e bebidas típicas da região e de todos os sabores. As barracas são montadas especialmente para o “Festival de Inverno”, para melhor atender os visitantes. A programação do evento você pode fazer o Download Clique Para Baixar.
Aproveitando que estará na cidade para o Festival pode também visitar alguns pontos turísticos da cidade e aproveitar ainda mais o passeio. Abaixo algumas das atrações da Vila de Paranapiacaba:
Museu Castelo
Construído em 1897 para ser a residência do engenheiro-chefe da ferrovia, que gerenciava a partir dali o tráfego de trens. É a maior casa da vila, implantada isoladamente e em local privilegiado, e atualmente funciona como um Museu com visitar monitoradas.
Rua Caminho do Mens s/nº.
Funcionamento: Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Ingresso: R$3,00
Antigo Mercado
Construído em 1899 para abrigar um empório de secos e molhados, atualmente funciona como centro multicultural para eventos e exposições.
Rua Manoel Ferraz de Campos Salles s/nº
Funcionamento: Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Entrada franca.
Clube União Lyra Serrano
Por estímulo dos ingleses, em 1936 foi fundada a Sociedade Recreativa e Desportiva União Lyra Serrano, popularmente conhecida como União Lyra Serrano. Esta era a junção do clube cultural – Sociedade Recreativa Lyra da Serra e do esportivo Serrano Football Clube.
Rua Antônio Olyntho s/nº.
Funcionamento: Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Entrada franca.
Casa Fox – Casa da Memória
É uma casa geminada em madeira, com tijolos e telhas francesas, construída entre 1897 e 1901 para abrigar famílias de operários das ferrovias.
Av. Fox, s/nº.
Funcionamento: Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Entrada Franca.
Museu Funicular
Expõe parte do maquinário do Sistema Funicular, composto por máquinas fixas, movidas a vapor que ligavam-se por cabos de aços e tracionavam os trens na subida e descida da serra através de patamares e rampas.
Pátio Ferroviário s/nº, acesso pela passarela
Funcionamento: Quarta-feira a domingo, das 10h às 16h.
Ingresso R$5,00
Festival de Inverno 2017.
Preço: Grátis.
Data : 22-30 Jul – Sábado e domingo.
Vila Paranapiacaba.
Situada a pouco mais de 50 km da capital paulista, Alto da Serra do Mar, 04824-090.
Telefone (11) 4433-0643
Parabéns pela matéria! Muito bacana.
Obrigada!! 😘
E se vier de carro, é só dizer que vc está indo pro Simplão de Tudo OFICIAL e passar. PALCO E MIC ABERTOS + camping de hoje até domingo + luau + tudo mais, sem encheção de saco, num lugar dukaraleo por 30,00. Só mesmo no Simplão 😉