RAPIDINHAS

Pinacoteca anuncia novo nome e nova identidade visual

Um dos destinos mais respeitados e importantes de São Paulo vai começar o ano de cara nova. A Pinacoteca do Estado de São Paulo agora tem um novo nome, novo logo e uma identidade visual totalmente reformulada.

O centro cultural anunciou as mudanças na página oficial do Facebook, durante o aniversário de São Paulo. Além de deixar o colorido por uma versão mais simplificada, em preto e branco, com tom minimalista e despojado, a Pinacoteca agora é apelidada de “Pina”.

pinacoteca2 - Pinacoteca anuncia novo nome e nova identidade visual

Os elementos que remetem à arquitetura são o destaque do projeto. Já a ideia de trazer o desenho da fachada do prédio se manteve.
E ai, gostaram da nova proposta?

Sobre a Pinacoteca

Projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo em 1895, o prédio que hoje abriga a Pinacoteca do Estado foi o primeiro museu de artes de São Paulo. Na época, foi construído para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios, instituição que formava técnicos e artesãos da cidade.
pinacoteca3 500x334 - Pinacoteca anuncia novo nome e nova identidade visual
Pinacoteca do Estado / Divulgação

Em 1901, o edifício deu espaço à Pinacoteca do Estado, que viria funcionar de fato em 1911, com a Primeira Exposição Brasileira de Belas Artes. As primeiras doações para o museu foram peças que até hoje fazem parte do acervo, entre elas obras dos consagrados artistas Benedito Calixto, Pedro Alexandrino e José Ferraz de Almeida Junior.

Entre 1993 e 1998 foi feita uma reforma em todo o prédio da Pinacoteca com autoria de Paulo Mendes da Rocha, que acabou ganhando o prêmio de arquitetura Mies Van der Rohe no ano de 2000. O escultor baiano Emanoel Araújo foi eleito em 1992 diretor do local e, durante toda a modificação, reforçou a ideia de que o centro de São Paulo não deixaria de ser o cartão postal da metrópole. Por isso, decidiu mudar a entrada do estabelecimento, que anteriormente era na Avenida Tiradentes, para a frente da Estação da Luz.

A Pinacoteca do Estado conta hoje com dez salas, que se dividem para abrigar o acervo com cerca de cem mil obras e um espaço da reserva técnica, no qual ficam peças em restauração, em catalogação ou fora de exposição. A área também oferece um delicioso café, do lado de fora, proporcionando almoços ao ar livre com vista para o Parque da Luz. A entrada é gratuita aos sábados, aproveite!


Serviço:

Pinacoteca do Estado
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h30.
End.: Praça da Luz, 2 – Luz – Centro (Metrô Luz).
Preço: R$ 4 (inteira) e R$ 2 para estudantes, crianças e idosos. Grátis aos sábados.
Tel.: (11) 3324-1000
www.pinacoteca.org.br

Compartilhe!
Miguel Garcia
the authorMiguel Garcia
Miguel Garcia é idealizador e coordenador de conteúdo do projeto. Publicitário, viajante, adora provar todos os tipos de comida, vinhos e cervejas e tem uma vontade imensa de fazer todos se orgulharem cada vez mais de viver em SP.

24 Comentários

Deixe uma resposta