A mesa foi arrumada com cuidado de detalhes, toalha passada guardanapos de tecido, copos lavados, talheres brilhando, comida quentinha e vinho gelado, som ambiente, algumas velas pela casa e almofadas no sofá, a campainha toca, o primeiro convidado chega e um detalhe: eu nunca o vi na vida. O que parece ser uma festa de amigos no sábado a noite é na verdade um encontro de desconhecidos em torno da boa mesa. Mas como assim? Sim é uma tendência que nasceu há certo tempo e chegou a São Paulo com força total.
Hoje jantar fora não se resume apenas a ir a restaurantes ou à casa de amigos. Muitos chefes, cozinheiros ou curiosos de plantão que gostam de cozinhar estão investindo tempo e dinheiro nos jantares secretos. Mas como funciona? Simples! Você que cozinha, gosta de receber pessoas e ainda quer receber por isso, então encontrou a chave do sucesso. No Brasil, alguns sites já fazem essa ponte entre quem cozinha e quem tem fome, e pode ser qualquer coisa, desde miojo com salsicha até Bacalhau e Champanhe.
O primeiro passo é criar um cardápio. Cada site tem um perfil, desde refeições mais simples com comida caseira, do tipo “vem em casa e vamos comer vendo televisão”, até aqueles que tem apenas chefes profissionais com cardápios dignos de restaurantes estrelados.
O conceito é do lucro justo, onde todos saem satisfeitos. O anfitrião, como é chamado, tem sua liberdade criativa e faz seus melhores pratos, precificando de acordo com o que é servido. O cliente tem uma experiência, conhece novas pessoas e compartilha a mesa degustando pratos incríveis sem pressa. Geralmente esses eventos duram de 2 a 3 horas, e você não precisa sair correndo para liberar a mesa para outras pessoas.
Os sites ou plataformas de conexão fazem a parte burocrática, os anúncios geralmente são gratuitos e cada anfitrião repassa uma porcentagem que varia de 10 a 20% do valor do cardápio. Por sua vez, o site recebe o valor do cliente ou hóspede via internet ou cartão de crédito e repassa o valor ao anfitrião. Cabe ao site verificar a veracidade do que o anfitrião promete, e também expor as regras aos hóspedes, desde reserva às condições de pagamento e cancelamentos, que podem variar de acordo com cada site e cada anfitrião. Não há limites para os eventos: podem ser todos os dias, uma vez por semana ou ao ano, quem decide é o anfitrião e assim as relações vão sendo estabelecidas. A ideia é que o hóspede traga futuramente seus amigos e assim nasça um círculo de amizade e de compartilhamento de experiências novas para todos.
Já deu uma festa ou recebeu em casa e alguém trouxe um amigo (a) ou namorado (a) sem te avisar? Com certeza você ficou sem graça, mas no final a noite foi uma delicia e aquele ilustre desconhecido se revelou uma excelente companhia.
Não é para todos, quem recebe tem que gostar de receber, e quem vai conhecer tem que estar aberto a novas experiências, mas pelo número crescente de pessoas participando, parece mesmo é que tem muita gente curiosa em São Paulo.
Abaixo alguns sites que prestam esse tipo de serviço:
Interessante !!!
Esta pagina eh bem burguezinha!! Nao representa bem SP, estou de saida! com tanta desigualdade e sofrimento no mundo, copiar estilo de vida superficial e banal, nao eh prioridade! Nao importa se eh de barro ou de limoge, o importante sao as pessoas que se sentam ao redor da mesa!
Bom dia Marialuiza Ribeiro. Se vc acompanha nosso site e redes sociais, vai observar que temos dicas e conteúdo para todos os gostos e bolsos, afinal São Paulo tem quem ama comer pastel na feira, mas também tem quem gosta de algo mais sofisticado. No caso dessa matéria, tem alguns jantares a preços bem acessíveis e é uma experiência bem diferente….
Nao, nao acho nao muito variado nao, ciao!
Nem leu a matéria, por isso não entendeu nada bicho grilo!
Cultura e gosto engloba tudo se vc se ofendeu por essa materia, so pode ter espirito de petista. Melhor sair mesmo
Eita, o Mario é aquele tipo de pessoa hauhauaha
Pois eh, confirmou! LOL 😀
Luisa Eugenio
Apesar da crise?… rs
Takumi Nakayama
Quero
Interessante… Nem imaginava q existia isso rss
No Brasil temos o http://www.dinneer.com que conecta pessoas que amam novas experiências gastronômicas com anfitriões que oferecem jantares exclusivos em suas casas em todo o Brasil!
Bela Rodrigues Sales
Amei essa ideia!!
Bora por em pratica kkk
É sempre bom ver coisas bonitas, agradam aos olhos e enchem a alma!!!!
Paola Lima Dos
Desejo ser uma anfriã! Ja preencho o cadastro , como devo fazer agora?
Aguardo um retorno para ver como faço para participar.
att,
Lilian
Olá Lilian Gutierrez Rodriguez, boa tarde, para ser uma anfritiã voçê deve entrar nos endereços dos sites citados no artigo cada site tem uma politica sobre participação e assim voçê define qual o que se encaixa mais ao ser perfil. Nos sites está divulgado também as politicas de participação de cada site pois meu artigo foi apenas de divulgação desse tipo de serviço, nós não fazemos intermediação. espero ter ajudado uma boa tarde
Larissa Januário
Osvaldo Uchida