RAPIDINHAS

Virginia Woolf é homenageada em peça

Peça baseada em livro de Virginia Woolf estreia no Sesc Consolação.

Virginia Woolf foi uma das principais escritoras inglesas do século XX. Em cada livro, poema ou página de diário ela se rasgava, trazendo suas experiências para seu trabalho. E foram muitas. Desde abusos sexuais na adolescência, passando pelas mortes da mãe, do pai e do irmão, até crises de depressão e tentativas de suicídio. Colocava toda sua sensibilidade em seu trabalho, criando personagens profundos e complexos. Com a Segunda Guerra Mundial, ela se suicidou no rio Ouse, na Inglaterra, deixando um legado literário inestimável.

virginia woolf - Virginia Woolf é homenageada em peça
©Lenare/Hulton Archive/Getty

O estudo de Virginia Woolf

Gabriel Miziara é um ator, professor e diretor apaixonado pela obra de Virginia Woolf. Começou a estudar a escritora em 2002 e foi assim que surgiu o espetáculo “As Ondas ou uma Autópsia”, baseado no livro “As Ondas”. O romance traz 6 amigos que refletem sobre seus momentos de vida. Gabriel transformou o texto em um monólogo que traz à tona o tema da morte, seja ela real ou metafórica. “A peça é um corpo aberto, uma anatomia poética mapeada, que busca a expressão mais fiel da dimensão íntima destas personagens em suas experiências com a morte”, explica o ator.  O espetáculo traz projeções, recursos visuais e um cenário que favorecem ainda mais a experiência de reflexão.

A peça faz parte de uma trilogia que está prevista para ter uma peça por ano até 2018. “As Ondas ou Uma Autópsia” estreou no dia 28 de março, data em que se comemora 75 anos da morte da escritora inglesa.

as ondas - Virginia Woolf é homenageada em peça
Foto: João Caldas

Quem conhece o trabalho de Miziara está ansioso para vê-lo em mais um monólogo. Em 2001 ele participou do espetáculo “Loucura” e sua atuação foi celebrada por público e críticos. Este é um daqueles artistas completos, que usam a voz, o corpo, o espaço e a plateia para viver a história de sua personagem  com toda a sua alma.

Para quem gosta de Virginia Woolf, atuação de primeira e um bom drama, “As Ondas ou Uma Autópsia”é programa obrigatório em São Paulo!

A peça fica em cartaz de 28/03 a 26/04 no Sesc Consolação, segundas e terças, às 20:00. Os ingressos custam a partir de R$6,00.

Compartilhe!
Vera Mesquita
the authorVera Mesquita
Jornalista e radialista, escreve sobre comportamento e bem-estar no site Astrocentro.

Deixe uma resposta