4 Passeios de trem para fazer em São Paulo

4 Passeios de trem para fazer em São Paulo

Em São paulo são operados quatro maravilhosos trens turísticos/culturais. Trens bem cuidados, operados por autênticas locomotivas a vapor, com várias opções de passeios de trem, que vão deste o ambiente rural (Campinas e Guararema), urbano (Memorial dos Imigrantes), ou o charmoso e bucólico (Paranapiacaba) viajando em uma antiga vila de ferroviários. Embarque nesses passeios.

trem mooca - 4 Passeios de trem para fazer em São Paulo

Trem dos Imigrantes – Moóca

Para lembrar os velhos tempos, a ABPF Regional São Paulo oferece, através do Núcleo Histórico dos Transportes, ao lado do Memorial do Imigrante, um passeio histórico em uma composição movida por uma locomotiva a vapor, uma autêntica Maria-Fumaça. Percorre um trecho que pertencia ao Ramal Ferroviário dos Imigrantes, saindo da estação do Memorial, indo até a Rua da Moóca e, na volta, até a entrada da Estação do Brás, retornando ao ponto inicial, num trajeto de aproximadamente 3.000 metros.

trem - 4 Passeios de trem para fazer em São Paulo

Do passeio é possível avistar o maior acervo de material ferroviário de bitola de 1,60m do Brasil, com destaque para as locomotivas elétricas tipo V-8 e tipo Box, da Cia. Paulista, os carros de madeira da antiga São Paulo Railway e carros de aço inox da antiga Estrada de Ferro Araraquarense, todos recuperados na Oficina de Restauração da ABPF Regional São Paulo. A duração do passeio é de 25 minutos aproximadamente. A composição ferroviária (locomotiva e três ou quatro carros)

Datas e Horários
Sábados, domingos e feriados entre às 10:30 e 16 h.
Partindo à cada hora em média conforme a demanda de visitantes.
O Trem dos Imigrantes opera também em dias úteis para excursões e eventos contratados.
Informações e vendas
Fone: (11) 2695-1151
Site oficial: www.abpfsp.com.br
Endereço: O acesso ao Trem dos Imigrantes dá-se pela Rua Visconde de Parnaíba 1253, em frente ao Memorial do Imigrante (a 600 metros da estação Bresser Moóca do Metrô).

trem paranapiacaba - 4 Passeios de trem para fazer em São Paulo

Trem dos Ingleses – Paranapiacaba

“A segunda locomotiva mais antiga do Brasil em operação”

O passeio ocorre dentro do pátio do Museu do Funicular. O trem é tracionado pela locomotiva n. 10, uma “Maria-Fumaça” inglesa Sharp Stewart de 1867, que é a terceira locomotiva mais antiga do Brasil preservada, sendo a mais antiga em operação.

trem paranapiacaba - 4 Passeios de trem para fazer em São Paulo

Além do passeio ferroviário, o visitante tem a oportunidade de conhecer o maior museu a céu aberto do Brasil numa visita que conta com monitor que explica um pouco sobre a história da ferrovia, da SPR e da ABPF. O acervo do museu conta com a locomotiva n. 15 da São Paulo Railway que foi fabricada em 1865 e é a segunda locomotiva mais antiga do Brasil. Conheça mais sobre Paranapiacaba aqui.

Datas e Horários
O Museu Ferroviário está aberto a visitação aos sábados, domingos e feriados, entre as 10h e 16h.
Os passeios ocorrem apenas aos domingos e feriados, dentro do horário de visitação do Museu. O trem parte a cada hora (em média) conforme a demanda de visitantes e o tempo de viagem é de vinte minutos aproximadamente.
Informações e vendas
Fone (11) 2695-1151
Site oficial www.abpfsp.com.br

trem guararema3 - 4 Passeios de trem para fazer em São Paulo

Trem de Guararema – Guararema

Inaugurado em Outubro/15, o passeio parte da estação de Guararema, indo até o distrito de Luiz Carlos, distante pouco mais de 6 kms. O trem percorre os trilhos da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, tracionado pela locomotiva 353 (a maior locomotiva a vapor em operação no Brasil), leva com todo conforto e segurança seus passageiros a bordo de legítimos carros de madeira da antiga SPR em um passeio mágico, repleto de cultura, diversão e muita história.

trem guararema2 - 4 Passeios de trem para fazer em São Paulo

Em Luiz Carlos, ponto final do passeio, o visitante pode conhecer a vila toda restaurada, com antigas residências e ainda poder desfrutar de lojas de artesanato, restaurantes e bares, enquanto aguarda a viagem de retorno.

Datas e Horários
Finais de semana – Consultar !!!
Informações e reservas
Fone (11) 4695–3765 e 4695-3782
(atendimento telefônico de sexta a domingo)
Site oficial www.tremdeguararema.com.br

trem campinas2 - 4 Passeios de trem para fazer em São Paulo

Viação Férrea Campinas Jaguariúna
“Maria Fumaça Campinas”

Passeio Histórico Cultural de Maria Fumaça, no trecho de Campinas a Jaguariúna, no antigo leito ferroviário da Cia Mogiana de Estradas de Ferro. Percorrendo paisagem rural, atravessando por antigas Fazendas Cafeeiras, Estações antigas, Ponte histórica sobre o Rio Atibaia e o Viaduto Maria Fumaça na chegada a Jaguariúna.

trem campinas - 4 Passeios de trem para fazer em São Paulo

Ao longo da viagem os monitores fazem explicações sobre os locais onde o trem esta passando, avisando sobre os pontos de interesse. Além disso as Ferromoças passam com seus carrinhos oferecendo vários tipos de Souvenir (lembranças, camisetas, brinquedos, doces e etc). Tem também o grupo “Nostalgia Musical” que percorre o trem divertindo os visitantes com muita música. Os passeios acompanham carro restaurante com mesas, onde são vendidos, refrigerantes, bebidas, doces, salgados e lanches. Nas estações de Anhumas ou Jaguariúna, ocorre a explicação do funcionamento da Maria Fumaça, para que os visitantes vejam como é o processo de preparação da Maria Fumaça.

Datas e Horários
Os horários dos trens que partem da estação de Anhumas (Campinas-SP) são aos sábados às 10h10min e 15h . Aos domingos e feriados são às 10h10 min e 14h30min, e 16h30 até Tanquinho (meio percurso). Os horários dos trens que partem de Jaguariúna são aos sábados às 10h10min e 15h. Aos domingos e feriados são às 10h até Tanquinho (meio percurso), 12h30min até Anhumas, e 14h e 16h até Tanquinho (meio percurso). Maiores informações pelos telefones (19) 3207-3637 e 3207-4290 ou através do site.

Site oficial: www.mariafumacacampinas.com.br

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - 4 Passeios de trem para fazer em São Paulo
Miguel Garcia é idealizador e coordenador de conteúdo do projeto. Publicitário, viajante, adora provar todos os tipos de comida, vinhos e cervejas e tem uma vontade imensa de fazer todos se orgulharem cada vez mais de viver em SP.

Leave a Reply

*