Quer curtir uma cachoeira em SP e não sabe quais as opções espalhadas pelo estado? O SP City traz tudo sobre esse assunto para você.
Para quem busca um roteiro diferente no final de semana ou nas férias, longe das praias, uma cachoeira é uma ótima opções de diversão.
E nosso estado é recheado de locais, onde é possível contemplar a beleza da natureza, além de aproveitar as águas geladas e limpas que essas regiões proporciona.
Mas, onde encontrar uma cachoeira em SP para curtir com segurança?
5 cachoeiras de São Paulo para aproveitar
Separamos uma lista com cachoeira em SP que podem ser aproveitadas, ajudando no estresse do dia a dia:
1.Cachoeira do Saltão, Brotas
A trilha até a Cachoeira do Saltão é paga, de fácil acesso e pode ser percorrida em menos de 10 minutos. Durante o trajeto, é possível curtir outras cachoeiras da região, como a de Ferradura e Monjolinho.
A recompensa final é incrível: um imponente cânion com a mais alta queda d’água da região. Uma tirolesa é montada aos finais de semana, e o restaurante do local também fica aberto para atender os seus visitantes. Quem quiser estender a estadia pode contar com o camping do próprio complexo.
2.Cachoeira dos Veados, Parque Nacional da Serra da Bocaina
Na divisa de São Paulo e Rio de Janeiro está o Parque Nacional da Serra da Bocaina, espaço onde a Cachoeira dos Veados faz parte. São 5 horas de percurso de média dificuldade na Trilha do Ouro para chegar até as quedas d’água de aproximadamente 200 metros.
Algumas regrinhas básicas são impostas para circular no local: é necessário a contratação de um guia, artigos para camping, agendamento prévio e autorização do IBAMA.
3.Cachoeira do Engordador, Parque Estadual Cantareira
Você sabia que a capital paulista também reserva ótimos lugares com cachoeiras incríveis? E é no Parque Estadual Cantareira que fica a Cachoeira do Engordador, um local acessado por meio de uma trilha mediana, percorrida em uma hora e meia.
Pelo percurso você ainda encontrará duas outras quedas d’águas, e todas elas são liberadas para o banho. É cobrada uma pequena taxa de acesso, e os horários podem alternar de acordo com a temporada (em dezembro e janeiro, por exemplo, a cachoeira está aberta todos os dias, enquanto nos outros meses, somente aos sábados, domingos e feriados). Não é permitido acampar no local.
4.Queda de Meu Deus, Eldorado
Eldorado possui belíssimas cachoeiras e a Queda de Meu Deus é somente uma delas. Dizem que o nome desta atração deve-se ao fato de que é impossível não exclamar tal frase ao se deparar com os seus 53 metros de queda d’água.
Você pode acessá-la por um caminho de dificuldade mediana, porém mais curto (uma hora de percurso), ou pela trilha completa, que contempla 11 outras quedas e algumas atrações adicionais da localidade. Como neste último é necessário a presença de um guia, você precisará pagar uma taxa de 50 reais.
5.Cachoeira do Elefante, Parque Estadual da Serra do Mar
Para fechar a lista de cachoeira em SP, a dica aqui é a Cachoeira do Elefante, acessada por uma trilha difícil de 9 km. São aproximadamente 30 metros de queda d’água agressiva, que chega a intimidar alguns visitantes que desejam se refrescar em seus poços mais tranquilos.
Fazer este passeio será certamente uma aventura para os mais experientes!