CULTURACURIOSIDADES

Um posto de combustível histórico e tombado, no meio de São Paulo

É comum que ao pensarmos em prédios tombados, postos de combustível não sejam o tipo de construção que nos surge a mente no primeiro momento, acabamos pensando em locais históricos, museus, teatros, edifícios, mas, como em São Paulo tem de tudo, é claro que encontramos um posto de combustível tombado, e ele é uma gracinha!

ig - Um posto de combustível histórico e tombado, no meio de São Paulo

O posto em questão fica na Aclimação, e é impossível passar pela Avenida sem notá-lo! A construção do Posto Dansa é de 1929, e está em pleno funcionamento até hoje, num prédio lindo, sob a bandeira da Shell, que foi quem o trouxe originalmente ao Brasil na década de 1920, naquele momento, a companhia espalhou diversos postos pela cidade de São Paulo.

flavio gomes - Um posto de combustível histórico e tombado, no meio de São Paulo

Com a expansão do petróleo e por consequência, dos postos de combustível, São Paulo tinha dezenas de postos ao modelo do Dansa, mas que, infelizmente foram sendo demolidos ao longo dos anos para dar espaço aos mais modernos e outros comércios ou edifícios. O tipo de arquitetura que vemos no Posto Dansa é totalmente baseada em construções espanholas, que eram à época muito comuns pelo México e Estados Unidos.

Nas décadas de 1920 e 1930, o Texas era um dos principais centros petrolíferos do mundo, então, o estilo de lá acabou se propagando por todos os cantos, trazidos junto com o combustível, vieram frontões arrendondados, espaçadas e largas colunas, uma arquitetura que vemos com frequência nos cinemas, em filmes que retratam a época, e ao vivo, no Posto Dansa, em São Paulo.

n ig - Um posto de combustível histórico e tombado, no meio de São Paulo

Ali, no pequeno posto da Aclimação, além da bela construção, vemos um painel de azulejos preservados, algo belíssimo e histórico, no topo do frontão, há uma concha azul com a inscrição “Anglo Mexican Petroleum Company Limited”, o nome antigo da atual Shell.

m i - Um posto de combustível histórico e tombado, no meio de São Paulo

O estilo da construção, neocolonial é uma manifestação que surgiu nos anos de 1910, mas ganhou força e tem suas primeiras construções datadas efetivamente da década de 1920, época do centenário da Independência, que aconteceu em 1922, então, podemos dizer que o Posto Dansa tem, além da influência trazida pela companhia, certo apelo ao movimento que ocorria aqui no Brasil, com o surgimento de uma linguagem nacional de arquitetura, que trazia referencias do período colonial, isso tudo dá ainda mais sentido ao tombamento do prédio.

O tombamento do Posto Dansa foi realizado em 2015 pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, e é muito bacana sabermos que um prédio que tem tanta história para contar será preservado e bem cuidado, para que possamos sempre visitá-lo!

Serviço:
Avenida Aclimação, 11
Esquina com a Rua Pires da Mota.

 

Conheça mais curiosidades paulistanas aqui.
Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

39 Comentários

Deixe um comentário

banner loja