Quando o final de semana está chegando, as pessoas já começam a se organizar para curtir os dias de folgas, e os lindos parques de São Paulo entram nessa lista de opções de passeios.
São Paulo conta com uma variedade de parque para todo o tipo de público e estar em contato com a natureza faz bem ao corpo e a alma, ainda mais para que vive em uma cidade agitada como a capital paulista.
Mas, com tantas opções disponíveis, fica difícil saber qual o melhor parque de São Paulo para curtir no final de semana.
5 lindos parques de São Paulo
Veja abaixo a lista dos 5 lindos parques de São Paulo para você curtir com a sua família ou amigos.
Parque da Água Branca
A menos de um quilômetro do terminal rodoviário e da estação de metrô Barra Funda, esse parque de São Paulo foi uma verdadeira surpresa para mim.
Com muitas árvores e consequentemente sombras, ele possui muitas áreas que abrangem diversos perfis de visitantes. Há, por exemplo, espaços específicos para leitura, crianças, idosos e até academia.
Além disso, outra curiosidade é que há diversos bichos soltos pelo parque, como pavão, galinha e galo.
Dentro do próprio parque também existem algumas salas de aula para cursos, como por exemplo: Escola de Beleza, Moda e Construção Civil.
Parque da Juventude
Para quem estiver passando pela Zona Norte de São Paulo vale a pena reservar um tempinho para conhecer o Parque da Juventude.
Situado ao lado da estação de metrô Carandiru (Linha Azul), esse parque mudou o cenário dessa região. Afinal, ele foi construído exatamente no local da antiga Casa de Detenção Carandiru.
O parque possui uma ampla pista para corrida, bosques, playground, pista de skate e também quadras poliesportivas.
Praça do Pôr do Sol
Definitivamente esse é um dos melhores lugares para assistir ao pôr do sol em São Paulo. Inclusive, diariamente centenas de pessoas se reúnem nessa praça para se despedir de mais um dia.
O contraste de árvores e prédios junto com o colorido do céu, formam um cenário incrível.
A atmosfera da Praça do Pôr do Sol é completamente descontraída. Aliás, as pessoas costumam aproveitar esse momento de diversas formas: tomando uma cerveja, fotografando, lendo, fazendo um som com violão, fazendo um piquenique. Enfim… basta você escolher aquilo que mais te agrada.
Parque Villa Lobos
Para se tornar um dos maiores parques da cidade de São Paulo, a área em que hoje está situado o Parque Villa Lobos teve que passar por grandes transformações.
Isso porque, até o inicio da década de 80, parte do espaço ocupado pelo parque funcionava como depósito de lixo do CEAGESP.
Outra parte era destinada a acumular material tragado do Rio Pinheiros.
Além disso, como se não bastasse, também havia um espaço reservado para o depósito de entulho provenientes da construção civil.
Com uma área superior a 700 mil metros quadrado, o parque possui diversos playgrounds, quadras poliesportivas, pista para corrida, orquidário, biblioteca, bosques e bebedouros espalhados por diversos pontos.
Parque Ibirapuera
Por fim, e não menos importante, o grande queridinho entre paulistas, paulistanos e todos os brasileiros que o conhecem: o Parque do Ibirapuera.
Aliás, vale destacar que sua boa reputação não é em vão, afinal, há muito o que fazer no Ibirapuera.
Inegavelmente o parque mais famoso de São Paulo, o Ibirapuera foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado para a comemoração do quarto centenário da cidade em 1954.
Diferente da maioria dos outros parques, o Ibirapuera não possui apenas opções para lazer e esportes, afinal, ele também é um dos pontos culturais mais importantes da cidade de São Paulo.
Lar do MAM (Museu de Arte Moderna), Museu Afro Brasil, Planetário, Fundação Bienal e da Escola de Astrofísica, muitas das pessoas que vão ao Ibirapuera não estão necessariamente interessadas em contato com a natureza ou alguma atividade física – o que faz dele um lugar bastante eclético.