CULTURADICAS

Conheça o Museu de Zoologia de São Paulo

Museu de Zoologia da USP é uma oportunidade para o público conhecer e entender mais sobre animais de diferentes espécies, ficou fechado por quatro anos para reformas e apresenta agora uma coleção renovada e uma nova exposição chamada “Biodiversidade: conhecer para preservar”.
Construído na década de 40, o local tem o térreo completamente ocupado com peças que vão de fósseis a animais empalhados (no processo tecnicamente conhecido como taxidermia), passando também por réplicas que lembram muito algumas criaturas cinematográficas.
foto de divulgacao do site - Conheça o Museu de Zoologia de São Paulo
Foto de divulgação do site.

O Museu de Zoologia abriga uma das maiores coleções de animais brasileiros do mundo. Aberto em 1895, começou com a coleção doada pelo Conselheiro Francisco Mayrink, originalmente reunida por Joaquim Sertório a partir de 1870. O prédio atual, reformado nesses últimos quatro anos, é da década de 1940. Hoje, além da função educativa o museu serve como banco de dados para pesquisadores e centro de formação para profissionais.

foto divulgacao 6 - Conheça o Museu de Zoologia de São Paulo
Foto de divulgação do site.
Quem tiver a imaginação fértil vai se lembrar do “Rex” da franquia de filmes Um Noite no Museu. Aqui no Museu de São Paulo há dois grandalhões das espécies Tapuiassauro com 11 metros de comprimento e 7 de altura e Carnotauro, com cerca de 7 metros de comprimento e 3 metros de altura que se destacam no espaço. Estão em exposição tambem: mamíferos, répteis, aves, anfíbios, insetos, moluscos, crustáceos, entre outros.

As plaquinhas localizadas ao lado dos animais explicam mais sobre sua origem e o habitat daquele exemplar. Dá para se virar bem e aprender bastante lendo as indicações e ainda saber quais estão ameaçados de extinção.

foto divulgacao 4 - Conheça o Museu de Zoologia de São Paulo
Foto de divulgação do site.

Existem “áreas temáticas” que acompanham a cadeia evolutiva de muitas espécies. No passeio, dá para entender muito bem a mudança de cada ser no decorrer dos tempos. Além disso, o museu explica a importância da preservação de diversos bichos. Para identificar as raridades, basta olhar com atenção nos displays de vidro na lateral do corredor central.

foto divulgacao 3 - Conheça o Museu de Zoologia de São Paulo
Foto de divulgação do site.

Para alguns pode parecer meio macabro os animaizinhos empalhados, é verdade, mas esta pode ser uma oportunidade única de chegar perto de um pinguim ou de um urso de óculos.

Uma das peças data de 70 milhões de anos atrás, no período cretáceo. Alguns passos depois, encontramos raposas e ursos que existem nos dias de hoje.

A grande teoria de Charles Darwin é explicada na prática por vários painéis. Um dos mais legais mostra uma seleção de crânios que vão dos hominídeos até o homo sapiens.

museu de zoologia - Conheça o Museu de Zoologia de São Paulo

A nova exposição é bilíngue (inglês e português) e está aberta de quarta a domingo, das 10h às 17h com ingressos a R$ 10,00 (R$ 5,00 para quem for estudante ou tiver mais do que 60 anos). Crianças até 6 anos, professores da rede pública e funcionários e alunos da USP não pagam para entrar. O museu fica no número 481 da avenida Nazaré.

Serviço:
MZUSP – Museu de Zoologia da USP
Avenida Nazaré, 481 – Ipiranga São Paulo
Fone: 11 2065-8100
Horário de Funcionamento: Quartas a Domingos das 10h às 17h (entrada até as 16h30)
www.mz.usp.br

Compartilhe!
Sheilla Leal
the authorSheilla Leal
Natural do Estado do Rio de Janeiro, formada em Direito, que ama viajar, conhecer novos lugares e pessoas. Apaixonada por filmes e séries, com uma grande admiração pelo universo geek. Adora animais e principalmente os felinos. Conheceu São Paulo há 10 anos atrás e gostou muito daqui. Hoje mora no ABCD paulista em Diadema. É Paulista de coração e visita a capital paulistana com frequência, pois ama a terra da garoa.

8 Comentários

Deixe uma resposta