O Museu de Zoologia abriga uma das maiores coleções de animais brasileiros do mundo. Aberto em 1895, começou com a coleção doada pelo Conselheiro Francisco Mayrink, originalmente reunida por Joaquim Sertório a partir de 1870. O prédio atual, reformado nesses últimos quatro anos, é da década de 1940. Hoje, além da função educativa o museu serve como banco de dados para pesquisadores e centro de formação para profissionais.
As plaquinhas localizadas ao lado dos animais explicam mais sobre sua origem e o habitat daquele exemplar. Dá para se virar bem e aprender bastante lendo as indicações e ainda saber quais estão ameaçados de extinção.
Existem “áreas temáticas” que acompanham a cadeia evolutiva de muitas espécies. No passeio, dá para entender muito bem a mudança de cada ser no decorrer dos tempos. Além disso, o museu explica a importância da preservação de diversos bichos. Para identificar as raridades, basta olhar com atenção nos displays de vidro na lateral do corredor central.
Para alguns pode parecer meio macabro os animaizinhos empalhados, é verdade, mas esta pode ser uma oportunidade única de chegar perto de um pinguim ou de um urso de óculos.
Uma das peças data de 70 milhões de anos atrás, no período cretáceo. Alguns passos depois, encontramos raposas e ursos que existem nos dias de hoje.
A grande teoria de Charles Darwin é explicada na prática por vários painéis. Um dos mais legais mostra uma seleção de crânios que vão dos hominídeos até o homo sapiens.
A nova exposição é bilíngue (inglês e português) e está aberta de quarta a domingo, das 10h às 17h com ingressos a R$ 10,00 (R$ 5,00 para quem for estudante ou tiver mais do que 60 anos). Crianças até 6 anos, professores da rede pública e funcionários e alunos da USP não pagam para entrar. O museu fica no número 481 da avenida Nazaré.
Serviço:
MZUSP – Museu de Zoologia da USP
Avenida Nazaré, 481 – Ipiranga São Paulo
Fone: 11 2065-8100
Horário de Funcionamento: Quartas a Domingos das 10h às 17h (entrada até as 16h30)
www.mz.usp.br
Teles Rod I wanna go here!
Ari Viana, avisa o Arthur que está reaberto. Poderemos visita-lo novamente em dezembro???
Legal! Obrigada pela dica
Julia Prestes Chuffi Barros
Maicon Jp podemos ir!!!!
Juliana, bora?
Thais Araujo
Fábio Lopes Jordão vamos levar o Enzinho e a Lu?!