Restaurantes que nos fazem voltar no tempo em SP

Restaurantes que nos fazem voltar no tempo em SP

O centro da cidade de São Paulo é um verdadeiro oásis para quem gosta de se sentir ainda no início do século passado. Essa volta ao tempo acontece devido aos inúmeros prédios antigos, muitos deles originais como se tivessem acabado de ser construídos com sua decoração da virada do século.

Na região das estações Anhangabaú, Sé, República e Pedro II, nós podemos encontrar prédios históricos como o edifício Martinelli, o teatro municipal, o prédio da Secretaria da Educação e até mesmo o icônico prédio do Banespa, um dos mais conhecidos cartões postais da cidade e que pode ser visto de diversas regiões devido sua posição privilegiada no topo de uma parte mais elevada da cidade.

A verdade que esse ar retrô, ou vintage, como preferir, não se resume a isso. Você ainda pode encontrar bancas de jornal do início do século XX e até mesmo locais onde você pode engraxar seu sapato, onde diversos homens de negócios param para dar aquela retocada no visual como se voltássemos 100 anos no tempo.

Mas a cereja do bolo ainda não é essa. Para completar essa experiência de túnel do tempo, quero indicar para vocês 3 restaurantes que, além de poder comer uma comida realmente excelente, você poderá se ver de novo no início do século passado. Confira a seguir!

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Restaurantes que nos fazem voltar no tempo em SP

Café Girondino – Foto: Bruno Bonsanti/Trivela

Café Girondino

Esse café fica na Rua Boa Vista, 365, bem no coração da cidade. Seu nome foi emprestado de um restaurante que ficava na Praça da Sé ao longo do século XIX; já podemos ver que a temática vintage é sua proposta, e é isso que atrai tantos turistas que estão pelo centro da cidade.

De algumas janelas do lugar é possível avistar o Mosteiro de São Bento, o que dá um charme a mais à refeição. Os pratos principais da casa são os bolinhos de abóbora com carne-seca de entrada, o ravióli de ricota, espinafre e ervas ao sugo como prato principal e de sobremesa arroz-doce com raspas de limão.
www.cafegirondino.com.br

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Restaurantes que nos fazem voltar no tempo em SP

Padaria Santa Tereza, a mais antiga de São Paulo – Foto: Simone Catto

Santa Tereza

Essa padaria fica instalada em um casarão na Praça Doutor João Mendes, bem atrás da Catedral da Sé e foi inaugurada em nada mais, nada menos do que 1872, época em que nem a escravidão ainda tinha sido abolida do Brasil. Além da decoração vintage, em seu menu ainda guarda a canja e a coxa creme que existem desde sua inauguração.

Você ainda pode experimentar uma das tortas que são servidas em grandes fatias ou o pão português assado com manteiga. A dica é: suba para o andar de cima, onde há mesas, bem mais confortável e aconchegante do que o balcão do térreo.
www.padariasantatereza.com.br

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Restaurantes que nos fazem voltar no tempo em SP

Drosophyla Madame Lili – Foto: Divulgação

Drosophyla Madame Lili

Há poucos meses, o Drosophyla se mudou de seu endereço original, onde sempre foi cultuado, devido a uma ação de despejo. O local onde ficava vai virar um prédio. Dessa forma o bar se mudou para um belo casarão totalmente restaurado na Rua Nestor Pestana.

O nome Madame Lili foi acrescentado como homenagem a suposta antiga dona da casa onde está. Os ambientes são diversificados entre salas menores e maiores desde bar até lounge, mas sempre com ar retro. Se quiser se aventurar depois das 22h sempre há fila.
www.drosophyla.com.br

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Restaurantes que nos fazem voltar no tempo em SP
Miguel Garcia é idealizador e coordenador de conteúdo do projeto. Publicitário, viajante, adora provar todos os tipos de comida, vinhos e cervejas e tem uma vontade imensa de fazer todos se orgulharem cada vez mais de viver em SP.
  Acompanhe também as nossas redes sociais instagram e facebook

Leave a Reply

*