Copan, um ícone paulistano

Copan, um ícone paulistano

O edifício Copan é um dos edifícios mais conhecidos de São Paulo com sua grandiosidade e forma ondulada marcante no coração da cidade, o centro. Projetado por Oscar Niemeyer, já foi cenário de muitos filmes, comerciais e está presente em muitos cartões postais da cidade, porém nem todos sabem alguns dados e curiosidades sobre sua construção e dimensões.

O projeto foi encomendado pela Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo no início da década de 50 para o IV Centenário da cidade de São Paulo. Inicialmente, contaria com uma grande torre residencial e um hotel formando um complexo de uso misto (residencial, comércio, lazer, serviços etc) inspirado no Rockefeller Center de Nova York.
Os investidores e incorporadores da obra tiveram problemas financeiros e a construção ficou parada durante alguns anos. Em 1954 quando a cidade completou 400 anos, apenas 3 pavimentos estavam prontos e o Oscar Niemeyer não escondeu sua insatisfação. O projeto foi entregue para o arquiteto Carlos Lemos, responsável pela sua conclusão. Algumas alterações foram feitas, o hotel e um teatro que era previstos nunca foram construídos.
A obra foi finalizada na década de 60 e é considerada até hoje a maior estrutura de concreto armado do Brasil e maior edifício residencial da América Latina. Entre os anos 70 e 90 o centro da cidade começou a ser desvalorizado e o Copan teve um período de decadência em que chegou a ser considerado um grande cortiço vertical.

Atualmente com a retomada dos investimentos e revitalização do centro, o edifício voltou a ser um dos queridinhos de quem busca um apartamento nessa região e possui diversos moradores ilustres de diversas áreas como estilistas, empresário, arquitetos etc. Não é fácil conseguir uma unidade vaga e são muito disputadas.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Copan, um ícone paulistano

Para compreender melhor a dimensão desse prédio separamos alguns números e dados:
– 115 metros de altura (35 andares)
– 1160 apartamentos (divididos em 6 blocos)
– 72 lojas
-1 igreja evangélica (antigamente funcionava no mesmo local o Cine Copan)
– 20 elevadores
– 5000 pessoas circulam diariamente pelo edifício
– Apartamentos de 29m² a 214m²
Trata-se de uma verdadeira cidade e sua área comercial tem atraído cada vez mais visitantes com ótimos restaurantes como o Bar Dona Onça (comandado pela premiadíssima chef Janaina Rueda), La Central (restaurante mexicano) , Eco Mercato (Vegetariano) Varanda Copan, Café Floresta entre outros. Também é imperdível conhecer as Galerias Pivô e RenattodSousa que dedicam seus espaços à arte e fotografia.

Outro grande atrativo é a vista maravilhosa da Cidade a partir de sua cobertura que é aberta à visitação de 2ª a 6ª feira às 10h30 e 15h30. Para grupos de até 10 pessoas, é necessário o agendamento por e-mail: [email protected].

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Copan, um ícone paulistano

A fachada está atualmente protegida com uma tela azul já que será feita uma reforma para sua revitalização com previsão para término em 2018.
Vale a pena reservar um dia para passear pelo centro, admirar as belas curvas do Copan e aproveitar o visual único da cidade.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Copan, um ícone paulistano

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Copan, um ícone paulistano
Paulistana por nascimento, arquiteta por formação, fotógrafa amadora por paixão.
O interesse por fotografia (@anaschad) e arquitetura nasceram praticamente ao mesmo tempo com passeios constantes pelos bairros de São Paulo e viagens. Tendo como principal programa aos finais de semana passeios onde se perde ou melhor, se ganha, horas passeando pelo centro, Avenida Paulista, Liberdade, Bixiga, Luz…até onde a lente alcança.
Fotografar e explorar São Paulo é uma das minha paixões e estou sempre em busca de novos ângulos, detalhes e cenas.
A gastronomia também uma grande paixão e além do instagram pessoal possui ao lado de uma sócia o @spsweety perfil inteiramente dedicado ao compartilhamento de descobertas pelos restaurantes e docerias de São Paulo. Super indicado para quem adora gastronomia e não dispensa um boa sobremesa!
  Acompanhe também as nossas redes sociais instagram e facebook

Leave a Reply

*