Só quem já acampou conhece esse tipo de aventura, se você já conhece e quer mais, ou se você está ansioso por conhecer esse universo, você precisa saber que há mais de uma maneira de acampar, e onde ficam os melhores lugares.
Acampar é uma experiência única na vida, alguns amam, outros sequer gostam, antes de decidir acampar, é preciso saber que existem algumas maneiras de fazer isso, e lugares com estruturas bem legais para te receber, ou, lugares bem desertos, ao gosto de cada um.
Uma coisa é fato, se você quer acampar de verdade, precisa estar pronto para dormir em barracas, em sacos de dormir, ou em colchões infláveis, nem sempre ter um banheiro limpinho perto, e, se esquecer o repelente, ter a companhia de mosquitos.
Para quem ainda quer acampar, vamos as maneiras mais comuns de acampamento!
Se a sua ideia é um acampamento a dois, sem agitação, nem crianças correndo, procure um lugar pequeno, mais para o meio do mato, uma data menos movimentada e leve tudo que vai precisar.
Para quem quer acampar com um grupo de amigos, é bem legal procurar lugares com mais estrutura, até mais lotados, e que tenham alguma estrutura para ajudar, já que pode acontecer de nem todo mundo ter todo o equipamento necessário, há alguns campings que tem barraca para alugar, por exemplo.
Já a união do Ecoturismo e do acampamento, é muito procurada, há algumas reservas e parques de preservação que oferecem essa opção. É possível unir o seu camping com esportes radicais e trilhas lindas.
Agora, você deve estar se perguntando onde ficar para acampar. A seguir temos algumas boas dicas de lugares perto de São Paulo para você escolher.
Praia de Itamambuca – Ubatuba
A praia é belíssima, e para chegar nela, é preciso cruzar o Rio Itamambuca, que nome ao lugar, isso pode ser feito com as balsas dos campings, ou a pé, como a maioria faz. Há alguns campings nesta praia, que é rodeada de muita natureza e trilhas bem legais, como o lugar é bem preservado, é possível ver alguns animais silvestres como esquilos e tatus, e muitos pássaros. Ponto interessante, a praia de Itamambuca é um reduto do Surf de Ubatuba.
Praia Garapocaia – Ilhabela
Também conhecida como praia pedra do sino, é um lugar paradisíaco, há um camping com boa estrutura, as barracas ficam numa área bem arborizada e a estrutura de banheiros, duchas e até churrasqueiras é boa. A praia é realmente linda, vale muito a pena conhecer.
Socorro
A cidade é famosa por seus atrativos naturais, incluindo uma tirolesa imensa e muito radical, para além disso, em meio a Serra da Mantiqueira, coberta de Mata Atlântica, é possível montar sua barraca no Parque Vale das Pedras. Por lá, ecoturismo é o que não falta, há trilhas, off road, arco e flecha e arvorismo.
São Pedro
Outra cidade cheia de atrativos naturais, como cachoeiras e trilhas. O legal aqui é ficar no Camping da Gruta dos Anões, a gruta em si, é de arenito e vale a pena ver, além disso, o espaço de camping é bonito, e ainda dá para praticar parapente, asa delta e rafting. Também vale a pena ir até Piracicaba, cidade bem próxima, e comer um lombo de filhote na Rua do Porto!
Brotas
Famosa pelo rafting, a cidade tem muito mais a oferecer. O Camping do Saltão, tem esse nome por conta de uma das cachoeiras da cidade, a cachoeira do Salto tem uma queda d´água de 75 metros de altura. A estrutura do camping é ótima, tem até mercado lá dentro, mas, como está dentro de uma imensa área verde da Serra de Itaqueri, a imersão na natureza é garantida.
Amamos acampar. Somos do nordeste, conhecemos o litoral paulista e ficamos encantados (Ubatuba e Maresias). Deu vontade de conhecer cada um dos campings 😀
Também fizemos relatos dos nossos últimos campings em família e demos algumas dicas para quem vai acampar com criança!