RAPIDINHAS

Festa da Cerejeira no Parque do Carmo

A já tradicional Festa da Cerejeira chega este ano a 38º edição, nos presenteando com lindo espetáculo cor de rosa, atrações musicais e gastronômicas!

A Festa da Cerejeira do Parque do Carmo, acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de agosto, e tem como organizadora a Federação Sakura e Ipê do Brasil, que tem como objetivo a difusão da cultura japonesa e preservação do meio ambiente desde sua fundação, em 2002.

Cherry Tree 2ajijoaia - Festa da Cerejeira no Parque do Carmo

Visitar o Parque do Carmo no primeiro final de semana de agosto te trará, além da Festa da Cerejeira, um espetáculo natural e cor de rosa. É justamente entre o inverno e a primavera que as cerejeiras têm a sua florada, que tinge o bosque de cor de rosa com a ajuda do vento, formando uma linda chuva de pétalas. Neste período, temos o tradicional Hanami, que é ato de contemplar o florescer e a beleza das cerejeiras, sentado sob elas por um longo tempo.

A cerejeira é uma arvore típica do Japão, e o Bosque das Cerejeiras, no Parque do Carmo, foi plantado pela comunidade nipônica de São Paulo, na década de 1970, junto ao momento que faz homenagem a imigração japonesa. Com a criação da Comissão do Plantio das Cerejeiras e a junção de mais entidades japonesas, além de estudos para o desenvolvimento pleno das Cerejeiras em nosso clima, ficou acordado que seria prestada uma homenagem para amizade entre o Brasil e o Japão, então, em cada bosque de cerejeiras, você sempre encontrará um Ipê, árvore símbolo da flora brasileira.

cerejeira - Festa da Cerejeira no Parque do Carmo

O Bosque das Cerejeiras do Parque do Carmo é o maior do mundo fora do Japão, são mais de 5 mil plantas, a florada das Cerejeiras dura apenas alguns dias, e o período da Festa da Cerejeira, é a única oportunidade para conferir todos lindos caminhos formados pelas flores cor de rosa.

A festa nos traz, além de toda a contemplação da beleza da natureza, diversas apresentações, cultura e gastronomia japonesa, você sentirá o prazer do pic-nic entre as árvores, saboreando pratos típicos como, temakis, yakissobas e tempurás, e também por um doce muito especial, o sakurá moti, que é preparado com a folha da cerejeira, árvore tema da festa.

8 33 Sakura Matsuri 2011 21 - Festa da Cerejeira no Parque do Carmo

Além das comidinhas deliciosas, as aproximadamente 25 mil pessoas que passam pela Festa da Cerejeira também aproveitam a programação música e dança. Outras artes típicas também são desenvolvidas, como as performances com taiko, que são os tradicionais tambores japoneses e também demonstrações de artes marciais, como Xiang Gong, e ginástica como o Tai Chi Chuan e Liang Gong.

Vale a pena visitar a Festa da Cerejeira, contemplar a beleza da natureza e a cultura japonesa.

Serviço:
38ª Festa das Cerejeiras
Data: 5, 6 e 7 de agosto de 2016
Horário: Sexta: 12h às 17h
Sábado e domingo: 9h às 17h
Local: Parque do Carmo – Portão 3
Endereço: Av. Osvaldo Pucci, s/nº, – Itaquera
www.facebook.com/festadascerejeirasparquedocarmo

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

56 Comentários

Deixe uma resposta