CULTURADICAS

7 motivos para visitar a Cinemateca Brasileira, além das exibições de filmes

Você conhece a Cinemateca Brasileira? Sim? Não? Aqui você conhecerá 7 motivos para ir até lá, além das exibições dos filmes de excelente qualidade.

Vamos mostrar o belo patrimônio que é a Cinemateca, com algumas informações sobre ela. Os 7 motivos foram separados por temas: história, galpões, geometrias, arte, jardins, área interna e pequenos detalhes. Vamos lá!

1) História

Os galpões da Cinemateca Brasileira já funcionaram como o matadouro municipal na Vila Mariana. Inaugurado em 1887, o matadouro foi o maior responsável pelo abastecimento de carnes bovina e suína para Santo Amaro e grande parte da cidade, transformando a paisagem rural desta região em importante núcleo comercial. As carnes eram transportadas por trens e, até hoje, é possível ver os resquícios dos trilhos das linhas.

Image4 - 7 motivos para visitar a Cinemateca Brasileira, além das exibições de filmes

matadouro 2 500x346 - 7 motivos para visitar a Cinemateca Brasileira, além das exibições de filmes

2) Galpões

Construído em 1884, com obra do arquiteto Alberto Kuhlmann, a arquitetura foi baseada nos edifícios industriais ingleses, os lindos galpões em tijolo aparente foram tombados pelo Condephaat e, depois de restaurados receberam, em 1998, a Cinemateca Brasileira.

IMG 4583 e1468421533431 - 7 motivos para visitar a Cinemateca Brasileira, além das exibições de filmes

3) Geometrias

Nelson Dupré foi responsável pelo projeto de intervenção e arquitetura e a arquiteta Maria Luiza Dutra pelo projeto de restauro para a conversão para o original. O escritório também foi responsável pela transformação de parte da Estação Júlio Prestes na “Sala São Paulo” e, junto com Maria Luiza, pelas obras de restauro da PUC e do Palacete da Dona Veridiana. Segundo Nelson, “depois de 80 anos, o projeto (da Cinemateca) pode ser mudado graças à criação de um elemento de passagem, desenvolvido com vigas vagão leves e coberturas de vidro. Respeitamos o patrimônio e resgatamos sua identidade. Não conseguiríamos chegar a tal solução se não fosse o uso do aço”. IMG 4594 - 7 motivos para visitar a Cinemateca Brasileira, além das exibições de filmesIMG 4586 - 7 motivos para visitar a Cinemateca Brasileira, além das exibições de filmes

4) Arte

O projeto Esculturas na Cinemateca tem o objetivo de tornar acessível o contato com a escultura contemporânea. Doadas pela Fundação Gilberto Salvador, nos jardins, há quatro esculturas de grande porte de artistas renomados.

IMG 4734 e1468446861447 - 7 motivos para visitar a Cinemateca Brasileira, além das exibições de filmes
Título da Obra: Zíper Concha, Autor: Gilberto Salvador, Técnica: fibra de vidro policromada de cor amarela, Dimensões: 2,60 m x 4,50 m x 3,40 m
IMG 4711 - 7 motivos para visitar a Cinemateca Brasileira, além das exibições de filmes
Título da Obra: Arco 90, Autor: Kimi Nii, Técnica: aço cortein, Dimensões: 2,00 m x 4,00 m x 2,00 m
IMG 4699 e1468463895451 - 7 motivos para visitar a Cinemateca Brasileira, além das exibições de filmes
Título da Obra: Cena de Cinema, Autor: José Resende, Técnica: técnica mista (automóvel + pedra+ aço), Dimensões: 1,40 m x 6,00 m x 2,00 m

5) Jardins

Um jardim aconchegante, com árvores de todos os tipos, convida para um passeio em uma tarde de sol. Existem muitos grupos que fazem picnics, marcam encontros e aproveitam aquele jardim agradável.

IMG 4737 - 7 motivos para visitar a Cinemateca Brasileira, além das exibições de filmes

IMG 4767 e1468465456981 - 7 motivos para visitar a Cinemateca Brasileira, além das exibições de filmes

6) Área interna

O acervo da Cinemateca Brasileira é composto por cerca de 250 mil rolos de filmes guardados em salas especiais. Uma biblioteca com livros, revistas, roteiros, fotografias e cartazes, além do Laboratório de Imagem e Som e um Departamento de Restauro e Recuperação de filmes deteriorados. Também pertence ao acervo a coleção de imagens da extinta TV Tupi – a primeira emissora de televisão brasileira.

IMG 4632 1 - 7 motivos para visitar a Cinemateca Brasileira, além das exibições de filmes

IMG 4638 - 7 motivos para visitar a Cinemateca Brasileira, além das exibições de filmes

7) Pequenos detalhes

Foram mantidas as marcas do tempo, componente importante da história do edifício em pequenos detalhes que, às vezes, passam desapercebidos. Mas aqui, não….

IMG 4620 - 7 motivos para visitar a Cinemateca Brasileira, além das exibições de filmes

portas - 7 motivos para visitar a Cinemateca Brasileira, além das exibições de filmes

8) Programação

Além de tudo isso que mostrado, a Cinemateca Brasileira, claro, exibe filmes de excelente qualidade, diversas origens e nacionalidades.  Normalmente de quinta à domingo – sessões às 19 e 21hs e ENTRADA FRANCA[/highlight] veja a programação aqui.

Depois de todos esses motivos, agendou a sua visita? Aproveite.

CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
Próximo ao Metrô Vila Mariana
Tel.: (11) 3512-6111

Compartilhe!
Luciana Cotrim
the authorLuciana Cotrim
Paulistana até a alma, nasceu no Hospital Matarazzo, no coração de São Paulo. Passou parte da vida entre as festas da igreja Nossa Senhora Achiropita, os desfiles da Escola de Samba Vai-Vai e as baladas da 13 de maio no bairro da Bela Vista, para os mais íntimos, o Bixiga. Estudou no Sumaré, trabalhou na Berrini e hoje mora em Moema. Gosta de explorar a história e atualidades de São Paulo e escreveu um livro chamado “Ponte Estaiada – construção de sentidos para São Paulo” resultado de seu mestrado em Comunicação e Semiótica na PUC. É consultora em planejamento de comunicação e professora de pós-graduação no Senac.

3 Comentários

  • Oi, Luciana! Parabens pelo texto!
    Queria apenar dar um pitaco: o projeto de restauro foi elaborado pela arquiteta Maria Luiza Dutra, que foi contratada pelo Nelson Dupre neste e em outros projetos como na PUC e no Palacete da Dona Veridiana. Eles sao parceiros de longa data!!! Caso queira mais informaçoes, estou à disposicao: [email protected].
    Um abraço e parabens mais uma vez!!!

    • Fernanda,

      Muito obrigada, mas é só um breve texto com o propósito de mostrar um pouco mais da Cinemateca para leitor a aguçar a curiosidade. Obrigada, também pela informação adicional. Já fiz a correção no texto. Vi que você faz restaurações também, deve ser um trabalho rico e gratificante. Parabéns!!! Neste país deve ser difícil atuar nesta área.

  • Sensacional!

    Como usuária das dependências da Belíssima Cinemateca, junto ao Grupo da Maioridade da Vila Clementino, embora paulistana até de Maternidade (nasci na Maternidade São Paulo há70 anos atrás), confesso que desconhecia boa parte da história desse oásis de tranquilidade e natureza que nos recebe tão acolhedoramente para nossas atividades junto a tanta história de lutas e conquistas!
    Se houvesse maior divulgação por todas as mídias, e mesmo fisesse parte do currículo Escolar, desde o mais básico, das HISTÓRIAS DA NOSSA CIDADE, creio que o RESPEITO a tudo o que nossos antepassados nos deixaram, fosse em Criação como em Preservação, nos faria sentir o ORGULHO de pertencer à esta Cidade; e não a maltratariam tanto, destruindo e emporcalhando a sua história…
    AMA COM FÉ E ORGULHO A TERRA EM QUE VIVES!!!

Deixe uma resposta