GASTRONOMIA

Em São Paulo, Tem Café….

Já pensou no café coado, quente, aquele de todo dia, de sabor intenso, com aquele gosto de café, pois bem esqueça esta imagem. Ou melhor apague da mente por uns instantes.

Em São Paulo temos a primeira loja que presta um serviço de sommelier do café, uma verdadeira curadoria de maravilhas secretas que agora aos poucos começam a ser descobertas pelo grande público. Que tal um café com gosto de melaço, ou com aroma de morango, a mais isso é fácil basta por essência, e se eu te falar que não, ali temos cafés do Brasil inteiro de manejo sustentável, micro lotes e pequenos produtores.

13256312 1027233864011679 6124782834742308713 n - Em São Paulo, Tem Café....
foto:divulgação Temcafé

No miolo de Higienópolis uma loja de cafés, sim isso mesmo uma loja que vende exclusivamente aquele produto tão comum do dia a dia que todo mundo tem em casa.  Seu toldo verde e as paredes forradas de madeira já mostram que a loja é fora do convencional, mas não seja tímido entre para visita-la, por que vale a pena.

Uma tarde eu estava olhando o Instagram, quando apareceu em meio as sugestões, uma página relacionada a café, passei a seguir sem por muita atenção no que se tratava, então passeando pelo Parque Buenos Aires, notei que uma loja tinha mudado, o que até então para mim sempre foi uma quitanda para lá de sombria, tinha ganho um bicicletário e um toldo verde. Voltei para casa com uma certa curiosidade no ar, quem mora em Higienópolis conhece bem o comercio do bairro e sabe que uma mudança radical em um ponto comercial antigo só pode significar duas coisas ou o dono anterior faleceu, ou a loja anterior fechou.

tem cafe - Em São Paulo, Tem Café....

Voltei ao Instagram e como por mágica vi um post de café e o endereço da hoje extinta quitanda. Olhei as fotos, entrei no Facebook da loja e vi um site, ambos com informação bem resumida, como a curiosidade matou o gato e não a mim, resolvi ir à loja misteriosa da Rua Alagoas, parecia roteiro de cinema um bairro charmoso uma praça uma garoa e o ar mais que gelado, parei na porta, mas não entrei, olhei para dentro e para minha completa surpresa pois eu não sabia realmente do que se tratava, a princípio pensei ser mais um café inaugurado no bairro, vi uma loja muito bonita arrojada forrada em painéis de madeira, meia luz, muito convidativa a entrar, mas nenhuma mesa. Desapontado pensei e agora entro ou não entro.

13267849 1027680003967065 4542515878305317787 n - Em São Paulo, Tem Café....
foto: divulgação tem café

Entrei e ao cruzar a soleira da porta um novo mundo se descortinou para mim, eu sempre me considerei um apreciador modesto de café, gosto da bebida frequento alguns lugares, mas descobri que sou um completo ignorante no assunto. Dentro da loja três rapazes bem simpáticos se revezaram em prontamente me explicar o espaço. Mas a verdade é que nenhuma explicação seria fiel, nas prateleiras uma infinidade de marcas de café que eu confesso nunca tinha visto na vida, uma profusão de pacotinhos bonitos, em papel Kraft letras douradas ou mesmo embalagens mais arrojadas e vistosas, a luz amarela e a madeira me fizeram sentir em um misto de loja de perfume com joalheria e tabacaria.

Após uma breve conversa um os rapazes foi coar o café para uma degustação, confesso eu estava cético, quando vi aquelas engenhocas “da moda, ” balança de precisão, medidor de temperatura da água e um timer, me fizeram pensar que eu estava entrado em outro ambiente.

13346923 1030663060335426 3523740312013812795 n 1 - Em São Paulo, Tem Café....
foto: Divulgação Tem Café

O dos cafés chatos, com suas regras e palavras difíceis que nos fazem sempre ter cara de paisagem e na dúvida sempre concordar com o que nos é apresentado. Mas recebi um copinho de café, quando provei senti um sabor incrível, sem açúcar, engoli o café e meu orgulho, mais alguns minutos de conversa para entender aquela loja que já mexia com todos os meus sentidos, e outro café chegou as minhas mãos, completamente diferente do primeiro veio para me mostrar que ainda a muito o que descobrir.

Ficou com vontade então conheça a primeira loja de cafés de São Paulo e tire as suas próprias conclusões.

Serviço
Tem Café
Rua Alagoas 563, Higienópolis – São Paulo
www.temcafe.com.br

Compartilhe!
Fabrizio Naturalli
Formado em panificação e confeitaria, trabalhei como confeiteiro em navios de cruzeiro por 4 anos. Conheci o mundo e vi que o mundo está em São Paulo. Voltei a capital, fiz uma pós em gestão de de negócios da gastronomia e atualmente concluo a pós em gestão de pessoas. Sou apaixonado pela cidade e tudo o que ela oferece.Fabrizio também é dono da página Gastronomia do seu jeito.

3 Comentários

Deixe uma resposta