Visite o MIS, Museu da Imagem e do Som

Visite o MIS, Museu da Imagem e do Som

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo foi inaugurado em 1970. Seu acervo conta com mais de 200 mil itens como fotografias, filmes, vídeos e cartazes. Além de exposições e mostras de cinema regulares, o MIS possui uma programação cultural diversificada voltada para todos os públicos e abre espaço para novos artistas, que, por meio de seleção, exibem seus trabalhos dentro de programas de  fotografia, cinema, dança e música.

Recentemente o museu exibiu exposições de grande sucesso mundial e que atraíram grande público: Stanley Kubrick, sobre a carreira e obra do diretor de cinema americano, recebeu 80.972 visitantes, enquanto a mostra David Bowie, primeira retrospectiva sobre o cantor inglês, chegou a 80.190. Ambas foram eleitas como a melhor exposição pelos leitores do Guia da Folha (Folha de S. Paulo), Stanley Kubrick na votação de 2013 e David Bowie na votação de 2014.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Visite o MIS, Museu da Imagem e do Som

Foto via catraca livre

Entre julho de 2014 e janeiro de 2015, o MIS apresentou sua exposição de maior sucesso Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição, que levou mais de 410 mil  visitantes ao museu. Idealizada e concebida pela equipe do MIS, a mostra homenageou o programa infantil da TV Cultura que em 2014 completou 20 anos. A exposição venceu diversas votações populares: Evento do Ano pelos leitores do Guia da Folha, Melhor exposição pelos leitores da Veja São Paulo, Melhor exposição pelo site G1 e Melhor exposição pelo Uol.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Visite o MIS, Museu da Imagem e do Som

Foto do site virgula.uol.com.br

Entre fevereiro e junho de 2016, o MIS recebeu  uma das exposições mais aguardadas: O Mundo de Tim Burton. A exposição explorou toda a gama do trabalho criativo de Tim Burton e apresentou desde desenhos da primeira infância até sua carreira consolidada como diretor. A exposição O Mundo de Tim Burton foi organizada pelo Museu da Imagem e do Som e pela curadora independente Jenny He, em colaboração com a Tim Burton Productions.
A mostra reuniu cerca de quinhentos itens incluindo obras de arte e esboços raramente ou nunca vistos, pinturas, storyboards e bonecos de sua vasta filmografia, que inclui Edward mãos de tesoura, O estranho mundo de Jack, Batman, Marte Ataca!, Ed Wood, Os fantasmas se divertem, entre outros, e de projetos não realizados e pouco conhecidos que revelam seu talento como artista, ilustrador, fotógrafo e escritor.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Visite o MIS, Museu da Imagem e do Som

Foto de divulgação do evento no site do MIS.

A retrospectiva de trabalhos de Tim Burton foi originalmente montada pelo MoMA em 2009 e depois viajou para as cidades de Melbourne, Toronto, Los Angeles, Paris e Seul. Após estas paradas O Mundo de Tim Burton se aprofundou na temática de Burton, seus assuntos e sua perspectiva criativa única, apresentando mais de 150 novas obras não vistas na exposição anterior. Depois de paradas em Praga, Tóquio, Osaka e Brühl, Alemanha, onde está em exibição no Museu Max Ernst, até Janeiro de 2016, o MIS será a primeira instituição da América Latina a sediar esta exposição.

Interligada às demais áreas de atuação do MIS, as exposições, com curadorias próprias ou de convidados, ocupam todos os espaços expositivos do Museu.  Eventos de cinema, vídeo e música, que acontecem nos dois auditórios, completam a programação.

O Núcleo Educativo do MIS ganha um papel ainda mais preponderante numa situação em que o contemporâneo, além de significar uma abertura para novas possibilidades de ação, aparece como algo ainda enigmático porque trata do tempo presente. Nesse sentido, o Núcleo Educativo perpassa e envolve todos os demais setores e significa o grande elo de comunicação não só com a parte da sociedade que já vê o museu inserido em seu entretenimento ou em seu modo de desvendar o mundo atual, mas, principalmente, com estudantes das redes pública e privada que estão construindo um repertório simbólico que dê conta de suas inquietações.

Centro de Memória e Informação do MIS (CEMIS) conta com mais de 200 mil itens. São fotografias, filmes, vídeos, cartazes, discos de vinil e registros sonoros. Entre os destaques estão depoimentos de Tarsila do Amaral, Tom Jobim, registros em áudio sobre a Companhia cinematográfica Vera Cruz, Memória do Rádio e Memória Paulo Emílio Salles Gomes. Parte desse acervo está à disposição do público na Midiateca, que dá acesso livre a publicações e cópias de difusão de obras de áudio e vídeo e fornece uma lan house e biblioteca especializada com material específico para entidades culturais e educativas.

Serviço
Museu da Imagem e do Som (MIS)
End.: Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – zona Oeste – São Paulo.
Horário de funcionamento: terças a sábados, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h.
Tel.: (11) 2117-4777
Preço: R$ 10 e R$ 5 (meia); grátis as terças.
Site Oficial

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Visite o MIS, Museu da Imagem e do Som
Natural do Estado do Rio de Janeiro, formada em Direito, que ama viajar, conhecer novos lugares e pessoas. Apaixonada por filmes e séries, com uma grande admiração pelo universo geek. Adora animais e principalmente os felinos. Conheceu São Paulo há 10 anos atrás e gostou muito daqui. Hoje mora no ABCD paulista em Diadema. É Paulista de coração e visita a capital paulistana com frequência, pois ama a terra da garoa.
  Acompanhe também as nossas redes sociais instagram e facebook

Leave a Reply

*