RAPIDINHAS

Uma Experiência, por favor…

Luca Fantin | Vegetables | Il Ristorante Luca Fantin – Ginza, Tokyo

Um novo item surge nos cardápios paulistanos, logo depois do Couvert, e atrás da sobremesa. Não na verdade não é um item, mas uma experta e bem vinda jogada de marketing dos restaurantes.  Se você não percebeu, preste uma mínima atenção no discurso dos chefes, principalmente nos chamados chefes de vanguarda, (cá pra nós aqueles moderninhos que às vezes a gente sai com cara de que não entendeu bem o que aconteceu) Alex Atala, por exemplo, adora falar que a comida tem que emocionar.

Hoje se fala em experiência, então o cliente vai ao restaurante ou a qualquer lugar para viver algo, para ter uma vivência que saia de sua rotina. Na verdade esse conceito que vem da hotelaria e chega aos restaurantes lentamente, e muitas vezes de dentro para fora, ou seja, de dentro das cozinhas para fora, impulsionado pelo talento criativo dos jovens cozinheiros, chefes e até mesmo estagiários, muitos que acabaram de chegar de temporadas nos fogões estrelados dos outro lado do atlântico.

O espanhol David Munhoz com o seu Diver XO é o um excelente expoente do conceito,  seu restaurante que tem o mesmo nome do seu Menu Degustação é uma caixa surpresa, onde pouco se sabe para preservar ao máximo a festa dos sentidos, sua página na internet pouco revela sobre o que é servido apenas sua fonte de inspiração na forte e marcante pintura espanhola.

Diver XO Video Divulgação:

Uma experiência é composta de absolutamente tudo, então o cliente tem que estar preparado para ser surpreendido a todo instante. Desde a arquitetura do local, a música a abordagem do garçom a mesa a toalha, o copo, a água servida e a seqüência de pratos que pode ou não ser revelada, o cliente se torna uma espécie de refém dos desejos do chefe ou criador, e sua única missão é elevar seus sentidos a máxima potência. E aí o cálculo da conta geralmente acompanha, já que não é apenas o produto vendido ou o exemplo a água, mas sim a experiência sensorial que a degustação daquela água específica extraída da umidade do ar da Amazônia a 21 reais a garrafa traz.  Não somente restrito aos restaurantes moderninhos afinal uma experiência não tem um roteiro específico e cada surpresa pode ser uma surpresa.

A grife internacional Maison de Rêves ou Casa dos Sonhos a cada temporada loca casarões em Paraty para a elite francesa ou brasileira se deleitar com o cenário tropical de uma Villa privativa, a Maison de Rêves tem a experiência como seu principal produto, um jantar em uma escuna nas belas praias da costa fluminense ou um café da manhã em uma praia privativa podem ser rapidamente arranjados, além de um jantar no deserto do Marrocos ou em um palácio na Tunísia.

Achou muito exótico? Que tal um passeio pelas docerias de São Paulo, existe um tour que te leva a conhecer cada guloseima escondida da cidade, mas se doce não é sua praia, existem sites que anunciam inúmeras experiências ou eventos que acontecem na cidade, o FoodPass tem um menu extenso de eventos para desbravar e o Sabiar descobre de um tudo não só em SP como no mundo.  E se a vida é de trabalho full time o Experience Club é sob medida para o mundo corporativo com experiências sensoriais que vão de corridas de Kart no Kartodromo da Granja Viana até um “Happy hour” intitulado Samba e Champanhe no Buffet Lodutti uma casa de eventos mais arrojada da capital.

Já escolheu seu pedido agora é só relaxar preparar a foto no instagram e curtir o momento.

foto Luca Fantin 300x199 - Uma Experiência, por favor...
Luca Fantin | Vegetables | Il Ristorante Luca Fantin – Ginza, Tokyo
experience club 300x225 - Uma Experiência, por favor...
foto: folha.uol.com.br
Foodpass2 e1410351477322 300x200 - Uma Experiência, por favor...
Foto: Priscila Sabará projetodraft.com
Compartilhe!
Fabrizio Naturalli
Formado em panificação e confeitaria, trabalhei como confeiteiro em navios de cruzeiro por 4 anos. Conheci o mundo e vi que o mundo está em São Paulo. Voltei a capital, fiz uma pós em gestão de de negócios da gastronomia e atualmente concluo a pós em gestão de pessoas. Sou apaixonado pela cidade e tudo o que ela oferece.Fabrizio também é dono da página Gastronomia do seu jeito.

Deixe uma resposta