CULTURACURIOSIDADES

Um marco na cidade de São Paulo, que já foi o edifício mais alto da América Latina!

Pelo chamado centro velho da cidade de São Paulo, muitos são os prédios cheios de história para contar, um deles ganha destaque para quem é e também para quem não é da cidade, ele já foi o edifício mais alto da cidade e de toda América Latina.

abra a janela - Um marco na cidade de São Paulo, que já foi o edifício mais alto da América Latina!
Foto via Abra a Janela

É claro, só podemos estar falando sobre o Edifício Martinelli, conhecido por todos cantos, quem é daqui, ou quem passa por ele, nota logo toda a sua elegância e suntuosidade. Um prédio com estilo eclético, inaugurado em 1929, mas que só realmente concluído em 1934.

pinterest 3 fundacao 1925 - Um marco na cidade de São Paulo, que já foi o edifício mais alto da América Latina!
Foto via Pinterest – Fundação do Edifício Martinelli em 1925

O edifício Martinelli leva o nome de seu criador, Giuseppe Martinelli, um imigrante italiano que veio para a América em busca de prosperidade, e a encontrou. Giuseppe desejou um legado maior que seu trabalho, e por isso, decidiu erguer na cidade de São Paulo, um arranha-céu, numa época em que isso era um marco, e não era qualquer um, ele queria um prédio para ser seu e ser o maior da América Latina!

condominio predio martinelli - Um marco na cidade de São Paulo, que já foi o edifício mais alto da América Latina!
Foto via Condomínio Prédio Martinelli

São Paulo não tinha nenhum edifício com aquelas proporções, com mais de 100 metros de altura e relativamente largo, o Martinelli foi alvo de muitos comentários, incluindo muita gente que achava que o prédio não era seguro. Para conter toda essa conversa, Giuseppe Martinelli decidiu construir um autentica vila italiana no topo do prédio, para ser a sua própria casa, atestando a segurança de sua obra.

pinterest 2 - Um marco na cidade de São Paulo, que já foi o edifício mais alto da América Latina!
Foto via Pinterest

A construção teve inicio em 1924, com um projeto do arquiteto húngaro, William Fillinger, a da Academia de Belas Artes de Viena, eram 12 andares em um dos pontos mais nobres na São Paulo daquela época, o terreno ficava entre as ruas São Bento, Libero Badaró e a Avenida São João.

acervo estadao - Um marco na cidade de São Paulo, que já foi o edifício mais alto da América Latina!
Foto via Acervo Estadão

Todo o cimento utilizado na construção veio da Suécia e da Noruega, Giuseppe Martinelli, nessa época já Comendador Martinelli, tinha uma companhia de importação, e trazia todo o material por meio de sua empresa. Mais de 600 operários trabalhavam na obra, e o próprio Giuseppe se metia a pedreiro, profissão que ele havia exercido em sua juventude na Itália.

pinterest - Um marco na cidade de São Paulo, que já foi o edifício mais alto da América Latina!
Foto via Pinterest

Além dos operários, 90 artesãos espanhóis e italianos trabalhavam no acabamento, os detalhes da fachada do prédio foram desenhados pelos irmãos Lacombe, que também projetaram a entrada do túnel da avenida nove de julho. Os cálculos estruturais eram tão complexos que levaram a importação de uma máquina de calcular da Alemanha.

sp antiga - Um marco na cidade de São Paulo, que já foi o edifício mais alto da América Latina!
Foto via São Paulo Antiga

Em meio a tudo isso, Martinelli não parava de acrescentar andares a seu edifício, de 12 andares no início, ele passou a 20 em 1928, quando o próprio idealizador já havia assumido o projeto arquitetônico. Ao chegar a 24 andares, a prefeitura embargou a obra por não haver licença e desrespeitar as leis municipais vigentes, uma comissão técnica garantiu que o prédio era seguro, com isso, Martinelli, que desejava que seu prédio chegasse a 30 andares, construiu sua casa no topo do edifício.

jovem pan online - Um marco na cidade de São Paulo, que já foi o edifício mais alto da América Latina!
Foto via Jovem Pan Online

Além da arquitetura belíssima e extremamente diferente de tudo em sua época, o Martinelli tinha ornamentação luxuosa, com portas de pinho de Riga, escadas de mármore carrara, espelhos, papel de parede e vidros vindos da Bélgica, louças sanitárias inglesas, elevadores suíços, revestimento em marmorite, molduras em gesso, pintura a óleo, reentrâncias para ventilação e iluminação.

wiki - Um marco na cidade de São Paulo, que já foi o edifício mais alto da América Latina!
Foto via Wikipedia

Há três claras divisões em sua arquitetura, embasamento, corpo e coroamento. O embasamento é completamente revestido em granito vermelho, o corpo é pintado em tons de rosa e coberto de uma massa também cor de rosa, feita com mistura de vidro moído, cristal de rocha, areias e pó de mica, que permita que a fachada cintilasse na noite, e o coroamento com falsa mansarda de ardósia.

sp city 1024x683 - Um marco na cidade de São Paulo, que já foi o edifício mais alto da América Latina!
Foto via SP City

O edifício teve muitos inquilinos em sua era de glória, partidos políticos, sedes de clubes como a Portuguesa e o Palmeiras, sindicatos, restaurantes, boates, o cine Rosário, uma escola de dança, confeitarias e até mesmo o Hotel São Bento.

guia viajar melhor - Um marco na cidade de São Paulo, que já foi o edifício mais alto da América Latina!
Foto via Guia Viajar Melhor

Giuseppe Martinelli, teve muitos problemas financeiros para colocar seu prédio em pé, da maneira como desejou, e foi forçado a vender seu prédio em 1934, para o governo da Itália. Em 1943, durante a II Guerra Mundial, o governo brasileiro declarou guerra ao eixo, e confiscou diversos bens, dentre eles, o edifício Martinelli, que passou a ser propriedade da União.

guia da semana - Um marco na cidade de São Paulo, que já foi o edifício mais alto da América Latina!
Foto via Guia da Semana

Após o fim da Guerra, São Paulo viveu uma explosão de crescimento, incluindo o crescimento imobiliário, o que fez com que muitos outros arranha-céus fossem construídos, em 1947 o Edifício Martinelli perdeu o título de prédio mais alto da cidade para seu vizinho, o edifício Banco do Estado.

fb - Um marco na cidade de São Paulo, que já foi o edifício mais alto da América Latina!
Foto via Facebook Edifício Martinelli

Nas décadas de 1960 e 1970, o edifício Martinelli viveu anos de decadência, foi ocupado por famílias de baixa renda e virou palco de promiscuidade, com pilhas imensas de lixo nos poços de ventilação, abrigo de ladrões e cenário de crimes. Até que, em 1975, o prefeito Olavo Setúbal desapropriou o prédio, tendo que fazer uso do exército, e deu início a sua restauração.

trip 2 - Um marco na cidade de São Paulo, que já foi o edifício mais alto da América Latina!
Foto via Tripadvisor

Mais de 640 funcionários trabalharam sobre o comando do engenheiro Walter Merlo, que precisou substituir completamente do o sistema elétrico e hidráulico, instalou novos elevadores, e um moderno sistema de prevenção de incêndios, também limpou toda a fachada do prédio, devolvendo suas marcantes características.

1001 roles em sp 1024x685 - Um marco na cidade de São Paulo, que já foi o edifício mais alto da América Latina!
Foto via 1001 rolês em SP

O Martinelli foi reinaugurado em 1979 e abriga algumas repartições municipais, com as Secretarias Municipais de Habitação e Planejamento, as empresas Emurb e Cohab-SP, a sede do Sindicato dos Bancários de SP além de diversos estabelecimentos comerciais na parte térrea do edifício. Foi tombado pelo patrimônio histórico da cidade em 1992.

rango e trago - Um marco na cidade de São Paulo, que já foi o edifício mais alto da América Latina!
Foto via Rango & Trago

No 26º andar do prédio há um belíssimo terraço de onde se tem uma visão panorâmica da cidade de São Paulo, pode-se ver, por exemplo o Pico do Jaraguá, as antenas da Paulista, o Vale do Anhangabaú, e os milhares de prédios que compõe a paisagem urbana da cidade. Atualmente o mirante está fechado a visitação, mas esperamos que logo seja reaberto!

guia viajar melhor 1 - Um marco na cidade de São Paulo, que já foi o edifício mais alto da América Latina!
Foto via Guia Viajar Melhor

Passeie pelo centro de São Paulo e observe os belos prédios, o Martinelli é um deles, especial, cheio de história e muito famoso, mas há muito mais para ver e se encantar.

Serviço:
Fica entre as ruas Libero Badaró, São Bento e a Avenida São João.

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

Deixe um comentário