Entre as belezas naturais da Serra da Mantiqueira, a cadeia montanhosa que se estende por parte de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, estão destinos perfeitos tanto para curtir o friozinho como para aproveitar a natureza.
Ao todo, são cerca de 500 km de montanhas e florestas com vegetação típica da Mata Atlântica, além de rios, cachoeiras e mirantes com vistas de tirar o fôlego.
3 cidades cortadas pela Serra da Mantiqueira no estado de São Paulo
No estado de São Paulo, separamos 3 cidades cortadas pela Serra da Mantiqueira que merecem uma visitação, tanto as férias, como no final de semana.
Campos do Jordão
Campos do Jordão, a cerca de 180 km de São Paulo, vira point para casais e baladeiros quando as baixas temperaturas do inverno começam a apontar nos termômetros da cidade.
No entanto, o destino mais visitado da Serra da Mantiqueira pode ser aproveitado o ano inteiro. No frio, a famosa Vila Capivari, com arquitetura à la Suíça, ganha ainda mais charme com bares e baladas descoladas e restaurantes que servem fondues à luz de velas e outras iguarias gastronômicas. No verão, as trilhas pelas montanhas e as visitas aos bosques de araucárias são excelentes pedidas.
São Bento do Sapucaí
Situada a apenas 40 km de Campos do Jordão, a pequena São Bento do Sapucaí agrada os viajantes que preferem noites mais tranquilas. Em meio ao cenário da Serra da Mantiqueira, charmosas e românticas pousadas são convite para curtir uma viagem a dois.
Os aventureiros também encontram sua dose de adrenalina em escaladas, trekking , rapel e voo livre, atividades que têm como pano de fundo o famoso complexo da Pedra do Baú. As cachoeiras do destino também valem o passeio.
São Francisco Xavier
São Francisco Xavier, apelidada carinhosamente de “São Xico”, é outra alternativa para os viajantes em fuga da capital paulista. Situada a apenas 170 km de São Paulo, é um destino repleto de trilhas e cachoeiras que servem de bálsamo para aliviar os estresses diários.
A cidade vem se popularizando a cada ano, mas ainda preserva os ares de “esconderijo”. No centro existe uma boa e charmosa oferta gastronômica, em especial para os casais. E prepare-se para voltar de São Xico com muitas lembrancinhas da viagem. O artesanato é ponto forte da região, que abriga diversos ateliês.