Turismo de aventura e muita natureza no interior de São Paulo

Turismo de aventura e muita natureza no interior de São Paulo

Conhecida por todos pelo seu circuito de rafting, uma cidade do interior paulista, de clima quente e bem gostoso, tem muito mais que isso para nos oferecer. Um povo hospitaleiro e muita diversão, estão esperando por nossa visita.

recanto alvorada eco resort - Turismo de aventura e muita natureza no interior de São Paulo

A construção da Capela de Santa Cruz, em meados de 1839, deu origem a um povoado na região que hoje conhecemos como a cidade de Brotas, que lá em 1841 era um distrito de Araraquara, passando a pertencer, ainda como distrito a cidade de Rio Claro em 1853, foi emancipado politicamente, tornando-se assim um município em 1859.

cidades brasil 30x23 - Turismo de aventura e muita natureza no interior de São Paulo

Rio Jacaré Pepira

Durante as décadas de 1920 e 1930, assim como diversas outras cidades do interior do estado, Brotas recebeu grande número de imigrantes e passou pela expansão e pelo desenvolvimento que o ciclo do Café trazia. Quando a cultura entrou em declínio, a cidade passou então a perder grande parte de seus moradores para outros centros relativamente próximos, como as cidades de Jaú, Rio Claro, Piracicaba e São Carlos, que, aquela altura, já estavam entrando no ciclo da cana de açúcar.

calcadao parque dos saltos brotas 1024x658 30x19 - Turismo de aventura e muita natureza no interior de São Paulo

Calçadão Parque dos Saltos

Nas décadas de 1980 e 1990, Brotas viveu novamente um ciclo de expansão e desenvolvimento, desta vez, tendo como motor, o segmento da agroindústria, com lavouras de laranja, eucalipto, cana de açúcar e boi de corte. Foi também nesta época, que teve inicio a exploração do potencial de turismo e aventura que a cidade tem a oferecer.

viaje comigo - Turismo de aventura e muita natureza no interior de São Paulo

Brotas é atualmente uma Estância Turística, título conquistado somente em 2014, e que confere ao município impulsão no cenário do turismo, e também, coloca condições de tratamento ao visitante e especialmente, de cuidados com o patrimônio exploração. Tudo isso só foi possível devido a conservação dos ambientes naturais e também a exploração das atividades de maneira adequada.

rafting brotas - Turismo de aventura e muita natureza no interior de São Paulo

Pelo interior, quando pensamos em rafting, desejamos instantaneamente, ir à Brotas. O rio Jacaré-Pepira pertence a bacia do rio Tietê, e é um dos poucos rios no estado de São Paulo, considerado livre de poluição, é uma reserva de biodiversidade bem conservada e perfeita para praticamos esportes e turismo.

rafting em brotas 1 30x14 - Turismo de aventura e muita natureza no interior de São Paulo

No rafting, descemos aproximadamente 9 quilômetros do rio Jacaré-Pepira, a escala das corredeiras fica entre 3 e 4, numa escala que vai até 6 e que é válida no mundo todo. É ideal agendar o passeio com antecedência e é claro, usar todo o equipamento de segurança e seguir adequadamente todas as instruções. É importante saber que, neste passeio, é impossível sair seco! O percurso é feito em média em 2 horas, e os guias dão um jeito para que todos experimentem a temperatura da água.

brotas - Turismo de aventura e muita natureza no interior de São Paulo

Areia que Canta

Um outro passeio que vale muito a pena em Brotas são as cachoeiras e nascentes, uma delas, a nascente da Areia que Canta é simplesmente fantástica e perfeita para o turismo! Para chegar até ela, percorremos uma trilha bem leve e guiada e chegamos até uma fonte de águas cristalinas, em meio a mata, é claro que podemos entrar e aproveitar a sensação de estar flutuando, a areia é “musical”, por isso o nome areia que canta, ao entrar em atrito com nosso corpo, mesmo que só em nossas mãos, emite um som, é bem interessante e divertido.

blog holipet - Turismo de aventura e muita natureza no interior de São Paulo

Cachoeira Cassovova

Depois da nascente, podemos seguir até o rio Tamanduá e tomar um banho gelado e relaxante. A cidade de Brotas é cheia de cachoeiras, a Cassovova & Quatis, que é o cartão postal da cidade, é desses lugares que vale muito a pena conhecer, assim como o Sítio 7 Quedas, que além de 4 cachoeiras e 3 cascatas, tem uma estrutura bem completa de lanchonetes, estacionamento e vestiário.

452477830 xg 30x19 - Turismo de aventura e muita natureza no interior de São Paulo

Cachoeiras Quatis

Brotas é uma cidade gostosa, de clima em geral quente, pronta para receber turistas que busca muita aventura e também muita natureza. Há diversas trilhas, hotéis fazenda, excelentes restaurantes e muitas opções de lazer para todas as idades, para quem busca momentos de relaxamento, caminhar por trilhas e aproveitar o conforto dos hotéis também é uma ótima escolha. Fica distante 248 quilômetros da capital, São Paulo, e é ideal para um final de semana.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Turismo de aventura e muita natureza no interior de São Paulo
Marketeira de formação e apaixonada por São Paulo de coração! Gosto muito de boa gastronomia, de experimentar comidas diferentes e também de conhecer a cultura da cidade, sou curiosa e me encanto com tudo que é belo. Morando no interior do estado com meu marido, adoramos visitar a cidade de São Paulo e explorar todos os seus cantos.

Leave a Reply

*