CULTURA

Melhores batalhas de MC em São Paulo

O rap e o Hip-Hop veem tomando conta da cultura dos centros urbanos, conquistando cada vez mais adeptos. O ritmo das periferias, as palavras que traduzem histórias e a vontade de se expressar são algumas das características que mais chamam a atenção nesses estilos. A cada dia, esse estilo musical atrai mais pessoas em busca de cultura. Não somente as pessoas de classes sociais desfavorecidas, que se identificam com a causa, mas também aqueles que alternativa cultural, simplesmente. Nesse contexto, a capital paulista se tornou referência por oferecer um leque de batalhas de MC espalhadas por toda a cidade.

maxresdefault - Melhores batalhas de MC em São Paulo

História
Para aqueles que tem interesse em aprender um pouco mais sobre esse movimento, preparamos algumas dicas sobre onde ir e um pouco sobre a história das batalhas de MC em São Paulo. É impossível dizer a data de surgimento do rap nacional, afinal, o estilo sempre foi marcante nas periferias e faz parte da vida de muitos brasileiros. Entretanto, pode-se dizer que a cena ganhou espaço no país, principalmente em SP, graças ao lançamento do álbum “Sobrevivendo no Inferno” dos Racionais MCs em meados da década de 90.
A partir dos anos 2000, o movimento transforma-se na trilha sonora que narra a realidade enfrentada pelo país. Os primeiros indícios dos duelos surgem na estação de metrô São Bento e na Praça Roosevelt, além das casas de shows.

Praça Roosevelt
Na Praça Roosevelt, centro da capital, ainda é possível encontrar os duelos. Não tenha dúvida, o público comparece e participa mesmo durante a semana. De longe é possível ouvir as rimas seguidas de palmas e gritos da plateia. Em meio a tantas tribos que frequentam a praça, como punks, artistas de ruas ou skatistas, o grupo da batalha se destaca. Os duelos acontecem desde 2013, todas as quartas-feiras, por volta das 20h, e é aberta para quem se interessar em participar. Sem dúvida, trata-se de um evento histórico em relação à batalhas de MC em São Paulo e carrega um intenso debate sobre a atualidade da cidade. Conheça o canal deles no Youtube.

batalha do point - Melhores batalhas de MC em São Paulo

Batalha do Point
Há cerca de 5 anos espalhando críticas e criatividade pela cidade, outra opção é a Batalha do Point, localizada na Rua Dom José de Barros, próximo à Praça da República. O círculo é formado e os rappers transformam pensamentos em poesia. O público parece se identificar, pois muitas pessoas chegam a ficar emocionadas. O show acontece todas as quintas-feiras às 21h. Quem quiser participar pode se inscrever a partir das 20h30. Antes mesmo dos duelos, quem passa por lá tem a atenção tomada pelos freestyles incríveis com comportamentos mais variados. Curta a página da batalha no Facebook para não perder as novidades.

Além do conteúdo político e social, as rimas são carregadas de criatividade, humor e ironia. O rap e o hip-hop tem representado a realidade brasileira com um tom crítico.

As batalhas de MC em São Paulo estão por toda parte. O divertimento e o conhecimento adquiridos são culturalmente essenciais para quem vive na cidade.

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

Deixe uma resposta