RAPIDINHAS

Além do Master Chef # 1 de 5

foto:mundos2.blogspot

Recentemente em um evento de gastronomia para executivos do mercado financeiro, o que eu mais ouvi foi à expressão “Nossa ta igual o Master Chef”, achei interessante. Outro dia em uma aula de culinária as alunas também executivas, que ao colocarem seus aventais correram para postar suas fotos no Instagram, #Masterchef, e eu que não assisto ao programa me vi obrigado a acompanhar alguns capítulos.

Nada contra o programa achei até bem interessante ver a versão brasileira que está bem montada e executada. Mas me impressionei como a gastronomia entra em uma nova esfera. Programas de TV sobre culinária e gastronomia sempre existiram e ao que tudo indica vão continuar existir, já que são diversos os motivos pelo qual a gastronomia é recorrente na grade televisiva.

assistente edu cidinha hg 31.10.2009 caioterraranr7 - Além do Master Chef # 1 de 5
Cidinha Santiago foto:Caio Terrarn/r7

Mas ao fazer uma pesquisa do espaço que a gastronomia tomou na grade da TV aberta eu me espantei. Praticamente todos os principais canais de televisão aberta têm pelo menos um programa voltado à gastronomia de forma exclusiva, os telejornais têm pelo menos um quadro semanal sobre o tema, as emissoras menores, para fazer frente à reprise de novelas têm sua grade vespertina recheada com programas, que ainda que voltados a donas de casa, são tomados por receitas dicas e truques de como triunfar na cozinha.

Muitos programas são exitosos embora venha de uma mesma raiz, a apresentadora de programas de culinária mais famosa da televisão brasileira não é a Ana Maria Braga, mas sim uma senhora que reinou soberana até o final da década de 90 estamos falando de Ofélia Anunciato.

12117350 folhauol 500x283 - Além do Master Chef # 1 de 5
Ofélia Anunciato foto:folha/uol

Ofélia Anunciato estreou sua carreira em 1958 na TV Santos, após seis messes, muda para a extinta TV Tupi, em 1968 muda para a TV Bandeirantes, onde ganha um programa de maior destaque, diário nas manhãs de segunda a sexta, apresenta por 30 anos, até 1998 quando falece vitima de um infarto. Foi autora de 14 livros sobre a gastronomia da mesa brasileira, adaptando receitas e sendo uma grande responsável pelo papel da gastronomia hoje na televisão Brasileira.

Seu programa tinha uma linguagem simples que conversava com o público, ainda no tempo das cartas e caixas postais. Cozinheira de mão cheia Ofélia trazia pratos conhecidos do paulistano, algumas vezes com uma cara nova ou outra forma de apresentação.

Sua cozinha era realmente maravilhosa e muitos começaram a se interessar pelas panelas acompanhando suas receitas.  Ofélia também foi pioneira, no final dos anos 80 buscou uma assistente e conheceu Maria Aparecida de Oliveira a Cidinha, inicialmente a assistente trabalhava nos bastidores, mas após seis messes veio para frente das câmeras, foram 10 anos de programa, convivência e amizade, após o fim do programa Cidinha continuou na TV, e chegou a ter quadros dando dicas e truques para o público, e desde 2006 trabalha na produção e assistência dos quadros do chef Edu Guedes na rede Record e Rede TV.

MasterChef 2015 mundos2.blogspot 500x281 - Além do Master Chef # 1 de 5
foto:mundos2.blogspot
Compartilhe!
Fabrizio Naturalli
Formado em panificação e confeitaria, trabalhei como confeiteiro em navios de cruzeiro por 4 anos. Conheci o mundo e vi que o mundo está em São Paulo. Voltei a capital, fiz uma pós em gestão de de negócios da gastronomia e atualmente concluo a pós em gestão de pessoas. Sou apaixonado pela cidade e tudo o que ela oferece.Fabrizio também é dono da página Gastronomia do seu jeito.

Deixe uma resposta