CULTURACURIOSIDADESSP ANTIGO & MODERNO

Conheça a origem da Freguesia do Ó!

A Freguesia do Ó é um dos bairros mais antigos e tradicionais da cidade de São Paulo, palco de muitas histórias ao longo de tantos anos, berço de muitos paulistanos. Um lugar que preserva tradições, e que todos precisamos visitar.

universo zn - Conheça a origem da Freguesia do Ó!

Podemos dizer que Freguesia é um antigo nome para Bairro, a Vila de São Paulo nasceu na Freguesia da Sé. A Freguesia do Ó foi instituída através em 15 de setembro de 1796 pela rainha de Portugal, Dona Maria I. A palavra Freguesia vem do latim Filli Eclesiae, que significa filhos da igreja.

sp in foco - Conheça a origem da Freguesia do Ó!

Naquele momento histórico, chamar um bairro, de Freguesia, o lugar onde residiam os filhos da igreja fazia muito sentido, já que, em geral, as vilas e bairros eram sempre constituídos ao redor de uma igreja.

belgian club - Conheça a origem da Freguesia do Ó!

A história da Freguesia do Ó começa com um bandeirante, Manuel Preto, que em 1580 começou a construir sua fazendo as margens do Rio Tietê, o local, que era utilizado para descanso por viajantes que ali passavam em busca de ouro no Pico do Jaraguá, transformou-se também num polo da cana-de-açúcar, tendo até um alambique, que produzia a Caninha do Ó.

noti img 2817 pq - Conheça a origem da Freguesia do Ó!

Manuel Preto logo notou que todos os moradores precisavam se deslocar até a Sé para as missas, o que, naquele tempo não era uma tarefa nada fácil, e então, foi construída uma capela em sua fazenda, uma igreja dedicada à Nossa Senhora da Expectação, ou Nossa Senhora da Esperança.

pinterest 0 - Conheça a origem da Freguesia do Ó!

A primeira missa aconteceu em 18 de setembro de 1615, e a origem do nome Freguesia do Ó está intimamente ligada a igreja. Há um cântico religioso, onde seus versículos cantados, conhecidos como antífonas, pronunciam o Ó nas invocações, são sete frases, todas começando com Ó!

cruz da terra santa - Conheça a origem da Freguesia do Ó!

Assim, a igreja logo passou a ser conhecido como Nossa Senhora da Expectação do Ó, e depois Nossa Senhora do Ó, e assim, o nome do bairro passou a ser oficialmente Freguesia do Ó, assim como a Freguesia da Sé, hoje conhecida apenas como Sé.

pinterest 8 - Conheça a origem da Freguesia do Ó!

Nossa Senhora da Expectação, ou da Esperança faz menção ao momento bíblico em que Maria, mãe de Jesus, está esperando Jesus, grávida, aguardando seu nascimento, por isso, a expectação ou esperança de seu nascimento.

sp antiga 1 - Conheça a origem da Freguesia do Ó!

A primeira Igreja Matriz construída na Freguesia do Ó não existe mais, a história nos conta que ela pegou fogo em 1896, quando um sacerdote tentava botar fogo em um enxame de abelhas, instalado na torre da igreja.

pinterest - Conheça a origem da Freguesia do Ó!

Depois do fogo, e mediante a necessidade de uma igreja maior, para abrigar mais pessoas que agora residiam na Freguesia do Ó, foi erguida uma nova igreja, a atual igreja de Nossa Senhora do Ó, ficou pronta em 1901, e é bem próxima ao local da matriz original.

folha 2 - Conheça a origem da Freguesia do Ó!

Atualmente, a Freguesia do Ó mantém algumas festas bastante tradicionais do bairro, como a Festa do Divino em Abril, o Assentamento da Cruz em Maio, a Festa a Nossa Senhora do Ó em Agosto, além de festas juninas, e a do Carnaval, comandando pela heptacampeão Rosas de Ouro, que tem quadra no bairro.

ademilar - Conheça a origem da Freguesia do Ó!

Passear pela Freguesia do Ó é conhecer mais sobre a cidade de São Paulo, sobre aquele momento histórico quando ainda era somente a Vila de São Paulo, e também, conhecer lugares com boa comida e gente animada!

Conheça mais sobre a cultura paulistana aqui.

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

Deixe uma resposta