LUGARES SECRETOS

Conheça as cachoeiras de São Paulo

São Paulo é conhecida como uma cidade grande, uma selva de pedra, onde as grandes construções, monumentos e prédios enormes ocupam toda a vista que a população tem. Entretanto, a capital paulista também possui várias belezas naturais escondidas em alguns lugares que são pouco conhecidos, ou pelo menos pouco visitados entre tantos prédios. Por trás de tanto cinza, existem várias cachoeiras dentro da própria cidade ou na região metropolitana, para que você possa se refrescar durante o fim de semana sem ir muito longe. Estar em contato com a natureza é essencial, ainda mais quando se vive em meio a tanta poluição. Além disso, a falta de tempo não é uma desculpa para deixar de visitar esses locais, pois todos eles ficam bem próximos do centro.
Duvida? Basta conferir nossas três dicas de cachoeiras nas proximidades de São Paulo para se refrescar, descansar e fugir do ritmo acelerado da cidade.

3 1 - Conheça as cachoeiras de São Paulo

Cachoeira do Engordador
Com uma distância de apenas 14 km do centro de São Paulo, a Cachoeira do Engordador é uma das opções de mais fácil acesso dentro da cidade. Ela está localizada no Parque Estadual da Cantareira e possui 5 metros de altura na queda d’água. Apesar de não ser tão alta, essa é uma ótima opção para quem não tem muito tempo para sair da cidade e não está disposto a fazer grandes caminhadas, pois são apenas 3 km de trilha para chegar até o local. O lugar não fica muito cheio e é perfeito para um passeio durante uma manhã de fim de semana com os amigos. Como chegar na cachoeira do Engordador: O Parque Nacional da Cantareira fica na Zona Norte da cidade de São Paulo. A cachoeira fica no núcleo do Engordador e é preciso caminhar por uma trilha de 3 km.

Cachoeira da Fumaca 5 e1468299784157 - Conheça as cachoeiras de São Paulo

Cachoeira da Fumaça
A segunda dica é uma cachoeira que fica localizada na cidade de Santo André, no distrito de Paranapiacaba. Com uma altura de cerca de 60 metros, a queda d’água é um show a parte que impressiona qualquer um que passe por ali. Em volta delas, também existem outras cachoeiras menores, caso você vá até o local e encontre muita gente. São aproximadamente 7 km de trilha e é aconselhado que se contrate um guia, pois a mata é bastante confusa para quem não a conhece. A Cachoeira da Fumaça está localizada a cerca de 53km do centro da capital paulista. Como chegar na Cachoeira da Fumaça: A cachoeira fica no distrito de Paranapiacaba na cidade de Santo André. Acesso pela Rodovia Deputado Antonio Adib Chammas. São aproximadamente 7 km de trilha, entre ida e volta pelo mesmo caminho. Para visitar a trilha da cachoeira da Fumaça é necessário contratar um guia/monitor. A trilha segue em meio a mata e com muitas ramificações, por isso é importante ter a companhia de alguém que conheça o trajeto.

IMG 0279 - Conheça as cachoeiras de São Paulo

Cachoeira do Jamil
Essa dica é achada no encontro de dois rios que estão localizados a cerca de 50km de distância do centro de São Paulo. Os rios Capivari e Monos formam uma pequena cachoeira com pouco mais de 3 metros de altura, mas que tem uma bela vista por se tratar de uma região de mata cercada por pedras que separam as águas dos dois rios. A cachoeira do Jamil está localizada em Parelheiros, um distrito da zona sul de São Paulo. Como chegar na Cachoeira do Jamil: Partindo de Parelheiros, seguir sentido o bairro da Barragem. Em Barragem é preciso seguir até a Estação Evangelista de Sousa. Passando a estação, do lado esquerdo, tem uma trilha que leva até a propriedade do Jamil, onde está localizada a cachoeira.

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

17 Comentários

Deixe uma resposta