A cidade de Pedreira fica localizada no interior de São Paulo a 156km da capital paulista e se tornou um dos nomes fortes no turismo regional.
Com quase 48 mil habitantes, segundos os dados do IBGE em 2018, Pedreira vem recebendo cada vez mais turistas que buscam porcelana e artesanato local.
Conheça a história de Pedreira
O município de Pedreira originariamente pertencia a Amparo e eram propriedade rural no século XIX de João Pedro de Godoy Moreira.
Em 1887 o fundador adquire de Jose Pedro Arruda gleba de sua fazenda Santa Ana e a anexa à sua “Fazenda Grande”. A partir do loteamento e arruamento de parte de suas terras, nasce, junto ao rio Jaguari, a Vila de Pedreira no ano de 1889.
O pai do fundador já havia construído, em 1834, sua residência nessas terras e na qual nasceu, em 22 de dezembro de 1836, João Pedro.
O nome da cidade, erroneamente associado por muitos à grande quantidade de pedras, mas na verdade tem ligação com a presença de “Pedros” na família Godoy Moreira, João Pedro, pai e filho e seus irmãos Bento Pedro, Antonio Pedro e José Pedro.
Pedreira e a ligação com a porcelana
Desde 2004, Pedreira faz parte do Circuito das Águas Paulista. Sua economia baseia-se na fabricação de utilidades em porcelana.
Assim, todos os meses a cidade recebe uma enxurrada de turistas que visitam a cidade em busca de artesanato e diversas peças criadas a base da porcelana.
Logo na entrada da cidade é possível encontrar uma galeria com diversas lojas que vendem porcelanas e outros produtos, muitas das vezes criadas por famílias da cidade
Na parte central da cidade, também se concentra uma variedade de opções para os turistas, que vão desde lojas que vendem pratos e outros utensílios para casa como restaurantes e bares para receber os turistas.
O que visitar em Pedreira?
Bem, se você se interessou pela cidade de Pedreira, veja quais pontos turísticos precisa visitar:
Praça Coronel João Pedro
Facilmente confundida com o centro da cidade, a praça é cercada por comércios. Mesmo em reforma, a Estação da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, local que sediava a feira de artesanatos, dá charme ao lugar. Há banheiros e wi-fi gratuitos.
Feira de Arte e Artesanato
Por causa das obras na estação ferroviária, o evento que acontece diariamente, das 9h às 18h, mudou para um espaço bem à frente do antigo local. Cerca de 25 expositores vendem produtos como panos de prato, peças em massa de biscut e vasos. Aceita apenas dinheiro. Endereço: Praça Coronel João Pedro.
Museu Histórico Municipal e da Porcelana
O ponto turístico guarda uma coleção de objetos que contam a história da cidade e também da porcelana. Salas temáticas exploram temas como a medicina, transporte, comunicação e o comércio de Pedreira. Endereço: Praça Coronel João Pedro, 102 | Telefone: (19) 3852-3674.
Paróquia Sant’Ana
Igreja construída em estilo gótico no ano de 1899.Endereço: Rua Siqueira Campos, 177.
Morro do Cristo
Sempre aberto ao público, o acesso é feito de carro, mas a maioria das pessoas faz o trajeto a pé. Pelo caminho encontram-se reproduções de passagens bíblicas pintadas em porcelana por artistas plásticos da cidade. No topo estão as imagens de Nossa Senhora Aparecida e Jesus Cristo. Endereço: Rua Ana Francisca de Oliveira.
Casarão Real de Pedreira
A casa no estilo colonial tem os cômodos cheios de prateleiras com uma infinidade de produtos diferentes. São panelas de barro, bules, objetos de decoração, vidros, quadros, redes, entre outros. Endereço: Praça Coronel João Pedro, 141 Telefone: (19) 3852-3088.