O Mercado Municipal Engenheiro João Pedro de Carvalho Neto, mais conhecido como Mercado Municipal de Pinheiros, foi inaugurado em 10 de agosto de 1910. Na época que foi inaugurado, o mercado funcionava onde hoje é a Avenida Brigadeiro Faria Lima, e era conhecido como “Mercado dos Caipiras”, devido à sua utilização por comerciantes e produtores do interior de São Paulo.
Décadas depois, sua área foi atingida pela construção da Avenida Brigadeiro Faria Lima, que obrigou a demolição do antigo prédio e a construção de um novo mercado. No dia 1º de março de 1971, o mercado foi reinaugurado no atual endereço. O novo edifício foi construído em dois andares para poder abrigar os 4.000 m² de área de vendas.

Atualmente, o mercado possui 39 boxes divididos em: empório (venda de cereais, grãos, condimentos e especiarias, enlatados em geral, etc.), mercearia, frios e laticínios, charutaria, quitanda (venda de frutas, verduras e legumes), açougue, lanchonete, peixaria, avícola, cereais e floricultura.
Ao longo dos últimos anos, o mercado passou por obras para revitalização do espaço. Em 2006, foi construído um deck (piso feito em madeira dispondo de mesas ao ar livre) no segundo andar.
Hoje, o mercado de Pinheiros conta com uma área de 4.196 m² e um estacionamento gratuito de 1.742 m², com capacidade para 60 veículos.
Seu prédio imponente acabava escondido entre o movimento da Teodoro Sampaio e o também renascido Largo da Batata. Mas desde o final do ano passado isso vem mudando e o espaço ganhou nova luz. Primeiro foi a chegada, em outubro de 2015 da Comedoria Gonzales, do renomado chef Checho Gonzales. Um ponto que nem chega a ser um restaurante de tão pequeno, mas que traz de sua cozinha um dos melhores ceviches. E agora outro chef chama à atenção para o Mercado: Alex Atala, através de seu trabalho com o Instituto Atá.

O Instituto Atá inicia mostrando com clareza seu propósito: “A relação do homem com o alimento precisa ser revista”, e é com este espírito que eles tomam, em parceria com o Instituto Socioambiental, o Instituto Auá, a Central do Cerrado, o grupo Quintana e o Mocotó Café, a curadoria de 4 novos boxes do Mercado. Estes não são espaços quaisquer, mas representam os 5 biomas brasileiros — Amazônia, Mata Atlântica, Pampas, Cerrado e Caatinga — trazendo produtos como frutas, castanhas, polpas, óleos, farinhas, especiarias, temperos e o rico artesanato das regiões.

Além de revelar a rica biodiversidade brasileira, que é um dos propósitos do Instituto Atá, o projeto tem como intuito fortalecer as pontas da cadeia produtiva. O objetivo do projeto é facilitar o caminho para que os produtos estejam disponíveis no Mercado de forma qualificada, com preço justo e respeitando as peculiaridades de cada região O papel de todas as organizações envolvidas é de construir pontes entre o consumidor e o pequeno produtor, buscando encurtar o caminho do campo à mesa. A ideia também é que os boxes funcionem como uma espécie de show room para estes pequenos produtores. Juntamente com a aproximação do público a estes produtos, intende-se que os chefs, restaurantes e outras pontas dessa cadeia se interessem por eles, gerando uma nova e efetiva demanda. É apenas o ponto de partida para que uma nova rede de um consumo mais inteligente se crie por São Paulo.
Para que isto aconteça cada vez mais, o espaço será palco de eventos como cursos, degustações, pocket shows, intervenções artísticas, dando cada vez mais vida ao Mercado.
Mercado Municipal de Pinheiros
Endereço : Rua Pedro Cristi, 89, Pinheiros
Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h às 18h.
Fecha aos domingos.
Foto de destaque via: Uma Senhora Viagem
Conheça também o mercado pela visão do Trilhas e Cantos:
https://www.trilhasecantos.com.br/2016/06/mercado-de-pinheiros-o-mais-novo-espaco.html
Thais Araujo
Podemos ir 🙂
Cláudio Vieira
VAMOSS. COLOQUEI NA LISTA
Oliver Lowenthal, a gente pode ir numa próxima
Lidia Gomide Holmgren❤
Marcos Paulo Moreira Carrara, vamos passear por lá?
Teeee lá tem o Mocotó
Que gostoso!
Quero sim amor
Jura Cau? Vou conhecer!! ??
Que bonito!
Lika Miya ainda bem que para nós não é novidade… 🙂
Olha Thacya Carvalho vamos conhecer?
Daniela Balloti Buissa mais um lugar legal pra gente ir
Philippe Silva
Vamos lá pra eu comer o cebiche.. vc come outra coisa
Vamos! ?
Tatiane de Souza vamos ?
Com certeza vamos sim….
Raquel Brigatto de Sousa
Livia Antonio, precisamos ir lá, qualquer dia.
Sim
Vamos lá Vitor?
Uuuh, já quero!
Anote para a gente não esquecer.
Rafaele, p Abril!!
Tem que ir com tempo pra almoçar no Mocotó!
Rafael Furtado vamos?
Cassiana Seimi Nomura, já foi? Vale?
Não fui
O pai ja
Tati Kochi Ohara Erisma Katahira
Isabelle Chatzoglou
Estou sempre por lá rsrs
Francisco Ferreira, olha aí!!!?
ótimo lugar
David Melero precisamos ir la qualquer dia 🙂
Nayara quero fazer compra lá
Vamos!!
Cordeiro
Fabio Saukas
Achei charmoso.