DICAS

Conheça os encantos do Mercado Municipal de Pinheiros

Foto via: Uma Senhora Viagem

O Mercado Municipal Engenheiro João Pedro de Carvalho Neto, mais conhecido como Mercado Municipal de Pinheiros, foi inaugurado em 10 de agosto de 1910. Na época que foi inaugurado, o mercado funcionava onde hoje é a Avenida Brigadeiro Faria Lima, e era conhecido como “Mercado dos Caipiras”, devido à sua utilização por comerciantes e produtores do interior de São Paulo.

Décadas depois, sua área foi atingida pela construção da Avenida Brigadeiro Faria Lima, que obrigou a demolição do antigo prédio e a construção de um novo mercado. No dia 1º de março de 1971, o mercado foi reinaugurado no atual endereço. O novo edifício foi construído em dois andares para poder abrigar os 4.000 m² de área de vendas.

pinheiros2 30x17 - Conheça os encantos do Mercado Municipal de Pinheiros
Foto via: Trilhas e Cantos

Atualmente, o mercado possui 39 boxes divididos em: empório (venda de cereais, grãos, condimentos e especiarias, enlatados em geral, etc.), mercearia, frios e laticínios, charutaria, quitanda (venda de frutas, verduras e legumes), açougue, lanchonete, peixaria, avícola, cereais e floricultura.

Ao longo dos últimos anos, o mercado passou por obras para revitalização do espaço. Em 2006, foi construído um deck (piso feito em madeira dispondo de mesas ao ar livre) no segundo andar.

Hoje, o mercado de Pinheiros conta com uma área de 4.196 m² e um estacionamento gratuito de 1.742 m², com capacidade para 60 veículos.

Seu prédio imponente acabava escondido entre o movimento da Teodoro Sampaio e o também renascido Largo da Batata. Mas desde o final do ano passado isso vem mudando e o espaço ganhou nova luz. Primeiro foi a chegada, em outubro de 2015 da Comedoria Gonzales, do renomado chef Checho Gonzales. Um ponto que nem chega a ser um restaurante de tão pequeno, mas que traz de sua cozinha um dos melhores ceviches. E agora outro chef chama à atenção para o Mercado: Alex Atala, através de seu trabalho com o Instituto Atá.

pinheiros3 30x30 - Conheça os encantos do Mercado Municipal de Pinheiros
Foto via: Gengibre TV

O Instituto Atá inicia mostrando com clareza seu propósito: “A relação do homem com o alimento precisa ser revista”, e é com este espírito que eles tomam, em parceria com o Instituto Socioambiental, o Instituto Auá,  a Central do Cerrado, o grupo Quintana e o Mocotó Café, a curadoria de 4 novos boxes do Mercado. Estes não são espaços quaisquer, mas representam os 5 biomas brasileiros — Amazônia, Mata Atlântica, Pampas, Cerrado e Caatinga — trazendo produtos como frutas, castanhas, polpas, óleos, farinhas, especiarias, temperos e o rico artesanato das regiões.

pinheiros4 30x20 - Conheça os encantos do Mercado Municipal de Pinheiros
Foto via: Norteando Você

Além de revelar a rica biodiversidade brasileira, que é um dos propósitos do Instituto Atá, o projeto tem como intuito fortalecer as pontas da cadeia produtiva. O objetivo do projeto é facilitar o caminho para que os produtos estejam disponíveis no Mercado de forma qualificada, com preço justo e respeitando as peculiaridades de cada região O papel de todas as organizações envolvidas é de construir pontes entre o consumidor e o pequeno produtor, buscando encurtar o caminho do campo à mesa. A ideia também é que os boxes funcionem como uma espécie de show room para estes pequenos produtores. Juntamente com a aproximação do público a estes produtos, intende-se que os chefs, restaurantes e outras pontas dessa cadeia se interessem por eles, gerando uma nova e efetiva demanda. É apenas o ponto de partida para que uma nova rede de um consumo mais inteligente se crie por São Paulo.

Para que isto aconteça cada vez mais, o espaço será palco de eventos como cursos, degustações, pocket shows, intervenções artísticas, dando cada vez mais vida ao Mercado.

Mercado Municipal de Pinheiros
Endereço : Rua Pedro Cristi, 89, Pinheiros
Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h às 18h.
Fecha aos domingos.

Foto de destaque via: Uma Senhora Viagem

Sheilla Leal
Natural do Estado do Rio de Janeiro, formada em Direito, que ama viajar, conhecer novos lugares e pessoas. Apaixonada por filmes e séries, com uma grande admiração pelo universo geek. Adora animais e principalmente os felinos. Conheceu São Paulo há 10 anos atrás e gostou muito daqui. Hoje mora no ABCD paulista em Diadema. É Paulista de coração e visita a capital paulistana com frequência, pois ama a terra da garoa.

43 Comentários

Deixe uma resposta