DICAS

Conheça a Praça das Artes

A Praça das Artes é um complexo cultural dedicado à música, dança, ao teatro e exposições. É sede da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo, além de abrigar grupos artísticos da Fundação Theatro Municipal de São Paulo. O espaço escolhido para a construção  foi um terreno em forma de ‘T’, que liga a Rua Conselheiro Crispiniano à Avenida São João e o Vale do Anhangabaú. O objetivo era criar um espaço que contornasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e se apresentasse de forma mista como edifício e praça.

foto de divulgacao do site 2 - Conheça a Praça das Artes
Foto: Divulgação

É um complexo cultural dedicado à música, à dança, à exposição e também aberta ao diálogo entre linguagens artísticas. Criada como extensão das atividades do Theatro Municipal, as características arquitetônicas da Praça indicam que sua vocação vai além da música e dança eruditas. A Praça das Artes conecta-se à cidade e busca apresentar iniciativas contemporâneas nas artes.

foto de divulgacao 3 - Conheça a Praça das Artes
Foto: Divulgação

A Praça faz parte da revitalização cultural do centro histórico de São Paulo e resultado de uma parceria entre o arquiteto Marcos Cartum, do Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura, e o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz. A primeira parte do complexo foi inaugurada em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m² e passou a ser ocupado em 2013 e recebeu o Prêmio APCA de Melhor Obra de Arquitetura de 2012, o prêmio de Edifício do Ano de 2013 pelo IconAwards, realizado pelaIcon Magazine e finalista dos “Projetos Impressionantes das Américas”, da Mies Crown Hall Americas, em 2014.

exposicao mafalda - Conheça a Praça das Artes

A Praça das Artes é palco de exposições que ocupam os espaços abertos e também a Sala de Exposições, no piso térreo do antigo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. São realizadas exposições tanto de itens do acervo histórico do Theatro Municipal como também mostras de arte contemporânea, dentre outras que reafirmam a pluralidade artística da Praça das Artes.

foto de divulgacao do site 4 - Conheça a Praça das Artes
Exposição O Mundo dos Hinos (Foto: Desirée Furoni)

Duas exposições que fizeram bastante sucesso foram : O mundo segundo Mafalda e o Mundo dos Hinos , há sempre alguma exposição interessante por lá que vale a pena ir conferir. E há a exposição permanente: O Projeto Arquitetônico da Praça das Artes e também visitas guiadas que podem ser feitas durante a semana ou nos finais de semana.

Visitas Guiadas 

Theatro Municipal de São Paulo e Praça das Artes
Entrada franca
Visitação 
para público espontâneo
De terça-feira a sexta-feira: às 11h, 15h e 17h
Sábado e feriados: às 11h, 12h, 14h e 15h
Inscrições no local, a partir das 10h, por ordem de chegada, para todos os horários do dia.
Lotação por horário: 50 pessoas
Indicação etária: 10 anos
Site Oficial

Compartilhe!
Sheilla Leal
the authorSheilla Leal
Natural do Estado do Rio de Janeiro, formada em Direito, que ama viajar, conhecer novos lugares e pessoas. Apaixonada por filmes e séries, com uma grande admiração pelo universo geek. Adora animais e principalmente os felinos. Conheceu São Paulo há 10 anos atrás e gostou muito daqui. Hoje mora no ABCD paulista em Diadema. É Paulista de coração e visita a capital paulistana com frequência, pois ama a terra da garoa.

5 Comentários

Deixe uma resposta