GASTRONOMIALUGARES SECRETOS

Mercado Municipal é uma ova! #1

Mercado Municipal de São Paulo

Ir ao Mercado Municipal é um passeio turístico bem famoso, mas bem mais interessantes são os segredos ocultos em uma região pra lá de surpreendente. Ao longo dos seus 82 anos de vida, o imponente edifício do Mercado Municipal de São Paulo é um importante ponto comercial da cidade. Na verdade, o Mercado Municipal é a cereja do bolo, pois toda a região no entorno do Parque Dom Pedro II é um grande supermercado a céu aberto. São inúmeros quarteirões de lojas, lojinhas, empórios, atacadistas, distribuidores, importadoras que têm em comum uma coisa: a comida. Começando pela Rua Paula Souza, bem atrás da estação Luz do metrô. É um reduto dos lojistas de artigos para restaurantes, onde você encontra de tudo se quiser montar seu negócio. São fabricantes de móveis, lojas de uniformes… só de pratos e utensílios são umas 10 lojas especializadas. Poucos metros após esta rua, se cruzar com a 25 de março, está a Meca de qualquer doceira, confeiteiro e bolera de plantão. É a famosa Central do Sabor, uma das maiores lojas especializadas em artigos de confeitaria da cidade com venda quase que exclusiva de centenas de itens. É bem comum escutar os frequentadores mais que assíduos dizerem: “Se não tem aqui, não tem em lugar nenhum!”. Ali tem de tudo… de chocolate belga a flocos de ouro 24k. O difícil é não comprar.

Mercadão geral 1 - Mercado Municipal é uma ova! #1

central do sabor - Mercado Municipal é uma ova! #1

A Rua da Cantareira é um show à parte, esburacada de calçadas estreitas e prédios quase caindo aos pedaços e estacionamentos pra lá de sombrios poderia ser um cenário de filme de terror, mas é onde você vai encontrar tudo o que quiser em embalagens e descartáveis, pequenas lojinhas entulhadas de amostras. Minha favorita é uma lojinha amarela de tão entulhada faz com que só o fato de entrar no micro espaço já seja uma vitória, mas os preços e a simpatia dos proprietários valem o esforço. Neste ponto, você chegou à esquina da Rua da Cantareira com a Avenida Mercúrio, ao fundo está o magnífico prédio do Mercado Municipal, e à esquerda o começo da zona cerealista e é para lá que nos vamos.

Atravesse a Avenida do Estado com seus vendedores ambulantes de frutas e chegue onde a Avenida Mercúrio bifurca e se converte em Rua Santa Rosa, um quadrado de mais de oito quarteirões entre a Rua Santa Rosa até a Rua Mendes Caldeira, Rua Monsenhor Andrade e Rua Assunção. Ali está o paraíso ou pesadelo das compras, pois são centenas de lojas e empórios que vendem grãos, frutas secas, azeites, bacalhau, azeitonas, farinhas de todos os tipos e a febre do momento a alimentação saudável. Tem de tudo pra quem gosta de uma alimentação saudável quase vegana ou para quem quer lingüiças e queijos dos mais calóricos. Na Rua Santa Rosa estão os principais empórios com destaque para a Casa de Saron e a Cerealista Santa Filomena. Um pouco adiante está a Casa Flora, reduto dos gourmets de plantão. Ali você compra finos frascos de caviar, bandejas de presunto cru espanhol ou marzipã alemão, e nas transversais estão os atacadistas onde você encontra lojas que vendem mono produtos: só cebola, ou só batata e assim por diante, mas ainda um show pra quem só conhece as prateleiras do supermercado da esquina…

Compartilhe!
Fabrizio Naturalli
Formado em panificação e confeitaria, trabalhei como confeiteiro em navios de cruzeiro por 4 anos. Conheci o mundo e vi que o mundo está em São Paulo. Voltei a capital, fiz uma pós em gestão de de negócios da gastronomia e atualmente concluo a pós em gestão de pessoas. Sou apaixonado pela cidade e tudo o que ela oferece.Fabrizio também é dono da página Gastronomia do seu jeito.

Deixe uma resposta