CULTURACURIOSIDADESDICASGASTRONOMIA

O Capril do Bosque. Turismo Rural, bistrô e queijaria, pertinho de São Paulo

Passeios pelo interior do estado de São Paulo são sempre deliciosos, as cidades reservam sempre boas surpresas, lugares que nos deixam com vontade de ficar muito mais tempo e aproveitar tudo, um desses lugares especiais é o Capril do Bosque.

portal do queijo - O Capril do Bosque. Turismo Rural, bistrô e queijaria, pertinho de São Paulo

O Capril do Bosque é uma fazenda, fica na cidade de Joanópolis, que fica há apenas 125 quilômetros de São Paulo, capital. A fazenda oferece diversas atividades para a família, com muita natureza, cuidado e atenção aos detalhes, é ideal para um passeio inesquecível.

portal do queijo a - O Capril do Bosque. Turismo Rural, bistrô e queijaria, pertinho de São Paulo

A mestre queijeira do Capril do Bosque é a Helo Collins, e tudo começou com um hobby dela ainda na década de 1970, com produção de queijos de leite de vaca ainda, nos anos 1990, com o advento da internet, foi possível pesquisar e conhecer mais sobre os queijos, seu processo de produção e ingredientes.

medium - O Capril do Bosque. Turismo Rural, bistrô e queijaria, pertinho de São Paulo

Em meados dos anos 1980, o sítio já havia ganhado suas primeiras cabras, e com os estudos da Helo, novos queijos começaram a ser desenvolvidos, foi então que todo mundo que provava, a incentivava a vender, já que eram todos tão saborosos.

you - O Capril do Bosque. Turismo Rural, bistrô e queijaria, pertinho de São Paulo

Assim, com o passar do tempo, e muito conhecimento adquirido sobre como cuidar de cabras, a vida daquela família se transformou, em 2009 começou a criação organizada com um estábulo suspenso de 200 metros quadrados, depois, veio a sala de ordenha, o restaurante uma pequena queijaria, tudo feito com muito carinho e dedicação.

cuecas na cozinha - O Capril do Bosque. Turismo Rural, bistrô e queijaria, pertinho de São Paulo

Atualmente, é possível visitar tudo pelo Capril do Bosque! Uma visita guiada nos leva por um lindo passeio pela fazenda, que passa pela criação das cabras, explicação sobre os produtos e a produção de queijos, e vemos por vidros a queijaria funcionando, para as crianças, o passeio é ainda mais legal, já que é possível interagir com os animais, e até mesmo dar à eles mamadeira, nas épocas em que há cabritinhos para amamentar.

capirl - O Capril do Bosque. Turismo Rural, bistrô e queijaria, pertinho de São Paulo

Para quem adora queijos, são muitas e diversificadas opções no Capril do Bosque, é possível degustar tudo por lá, e também comprar para levar para casa!

capril a - O Capril do Bosque. Turismo Rural, bistrô e queijaria, pertinho de São Paulo

O Cacauzinho, é um rolinho bem fininho e maturado com mofos brancos sobre uma cobertura 100% cacau e baunilha do Pará, o Coração em Brasa é recheado com uma fina camada de pimenta, o Pirâmide do Bosque é fresco, com aroma de frutas secas e um toque de capim.

Cacauzinho 3 881x661 - O Capril do Bosque. Turismo Rural, bistrô e queijaria, pertinho de São Paulo

O Queijo Azul, vencedor do prêmio Super Ouro, é o melhor queijo de cabra do Brasil, desses que vale demais a pena provar. O Lua do Bosque é inspirado no Camembert, cremoso por dentro e com pouca acidez, já o Rolinho do Bosque é inspirado no Sainte Maure, tem boa cremosidade e sabor intenso.

queijo azul do bosque - O Capril do Bosque. Turismo Rural, bistrô e queijaria, pertinho de São Paulo

O Chevrotin é bem seco por fora e macio por dentro, um autêntico meia cura de leite de cabra, o Serra do Lopo tem a casca lavada na cerveja ou no vinho de frutas, a casca é seca e fina e bem macia, com massa muito cremosa. O Caprino do Embaixador é semelhante ao Pecorino, mas, feito com leite de cabra.

379d4ff8 45c1 41f6 990e 6136850bb860 - O Capril do Bosque. Turismo Rural, bistrô e queijaria, pertinho de São Paulo

E para quem gosta dos queijos frescos, o Halloumi do Bosque é original do oriente médio, com textura bem firme, o Cabrata é feito com a melhor mozarela de búfala, recheado com o cremoso queijo de cabra, o Chevre Cremoso é um dos mais saborosos, feito do puro leite de cabra é super macio e cheio de sabor, a Coalhada Seca dispensa comentários, é super cremosa e tem a acidez na medida certa, e para fechar, o Grego do Bosque, quebradiço, salgadinho e muito gostoso.

dica casual - O Capril do Bosque. Turismo Rural, bistrô e queijaria, pertinho de São Paulo

Além dos passeios e desses queijos maravilhosos, o Capril do Bosque tem também um bistrô, que é comandado pela filha da Helo, e leva os queijos feitos por lá em 90% de seus pratos, eles tem almoço aos finais de semana, com gastronomia de excelência.

bistro do bosque - O Capril do Bosque. Turismo Rural, bistrô e queijaria, pertinho de São Paulo

Uma possibilidade bem legal é aproveitar para ir ao Capril do Bosque em uma de suas oficinas, podemos consultar as datas pelo site, são oficinas de queijo de cabra com dia de campo, onde é possível conhecer mais e melhor todo o processo, desde a criação até a produção dos queijos.

sabor a vida gastronomia - O Capril do Bosque. Turismo Rural, bistrô e queijaria, pertinho de São Paulo

Agora, só falta você ir até lá e saborear essas tantas delícias!

Serviço:

Endereço: Estrada da Terra Preta, a 3 km do centro de Joanópolis. Acesso pela Rodovia Fernão Dias (saída 2) e Estrada Entre Serras e Águas km 16.


Horário: De quinta a domingo a partir das 12h para o almoço e das 10h para passeios.
Às quintas e sextas as reservas são obrigatórias.
Site: www.caprildobosque.com.br

Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

1 comentário

Deixe uma resposta