Passeios pelo interior do estado de São Paulo são sempre deliciosos, as cidades reservam sempre boas surpresas, lugares que nos deixam com vontade de ficar muito mais tempo e aproveitar tudo, um desses lugares especiais é o Capril do Bosque.
O Capril do Bosque é uma fazenda, fica na cidade de Joanópolis, que fica há apenas 125 quilômetros de São Paulo, capital. A fazenda oferece diversas atividades para a família, com muita natureza, cuidado e atenção aos detalhes, é ideal para um passeio inesquecível.
A mestre queijeira do Capril do Bosque é a Helo Collins, e tudo começou com um hobby dela ainda na década de 1970, com produção de queijos de leite de vaca ainda, nos anos 1990, com o advento da internet, foi possível pesquisar e conhecer mais sobre os queijos, seu processo de produção e ingredientes.
Em meados dos anos 1980, o sítio já havia ganhado suas primeiras cabras, e com os estudos da Helo, novos queijos começaram a ser desenvolvidos, foi então que todo mundo que provava, a incentivava a vender, já que eram todos tão saborosos.
Assim, com o passar do tempo, e muito conhecimento adquirido sobre como cuidar de cabras, a vida daquela família se transformou, em 2009 começou a criação organizada com um estábulo suspenso de 200 metros quadrados, depois, veio a sala de ordenha, o restaurante uma pequena queijaria, tudo feito com muito carinho e dedicação.
Atualmente, é possível visitar tudo pelo Capril do Bosque! Uma visita guiada nos leva por um lindo passeio pela fazenda, que passa pela criação das cabras, explicação sobre os produtos e a produção de queijos, e vemos por vidros a queijaria funcionando, para as crianças, o passeio é ainda mais legal, já que é possível interagir com os animais, e até mesmo dar à eles mamadeira, nas épocas em que há cabritinhos para amamentar.
Para quem adora queijos, são muitas e diversificadas opções no Capril do Bosque, é possível degustar tudo por lá, e também comprar para levar para casa!
O Cacauzinho, é um rolinho bem fininho e maturado com mofos brancos sobre uma cobertura 100% cacau e baunilha do Pará, o Coração em Brasa é recheado com uma fina camada de pimenta, o Pirâmide do Bosque é fresco, com aroma de frutas secas e um toque de capim.
O Queijo Azul, vencedor do prêmio Super Ouro, é o melhor queijo de cabra do Brasil, desses que vale demais a pena provar. O Lua do Bosque é inspirado no Camembert, cremoso por dentro e com pouca acidez, já o Rolinho do Bosque é inspirado no Sainte Maure, tem boa cremosidade e sabor intenso.
O Chevrotin é bem seco por fora e macio por dentro, um autêntico meia cura de leite de cabra, o Serra do Lopo tem a casca lavada na cerveja ou no vinho de frutas, a casca é seca e fina e bem macia, com massa muito cremosa. O Caprino do Embaixador é semelhante ao Pecorino, mas, feito com leite de cabra.
E para quem gosta dos queijos frescos, o Halloumi do Bosque é original do oriente médio, com textura bem firme, o Cabrata é feito com a melhor mozarela de búfala, recheado com o cremoso queijo de cabra, o Chevre Cremoso é um dos mais saborosos, feito do puro leite de cabra é super macio e cheio de sabor, a Coalhada Seca dispensa comentários, é super cremosa e tem a acidez na medida certa, e para fechar, o Grego do Bosque, quebradiço, salgadinho e muito gostoso.
Além dos passeios e desses queijos maravilhosos, o Capril do Bosque tem também um bistrô, que é comandado pela filha da Helo, e leva os queijos feitos por lá em 90% de seus pratos, eles tem almoço aos finais de semana, com gastronomia de excelência.
Uma possibilidade bem legal é aproveitar para ir ao Capril do Bosque em uma de suas oficinas, podemos consultar as datas pelo site, são oficinas de queijo de cabra com dia de campo, onde é possível conhecer mais e melhor todo o processo, desde a criação até a produção dos queijos.
Agora, só falta você ir até lá e saborear essas tantas delícias!
Serviço:
Endereço: Estrada da Terra Preta, a 3 km do centro de Joanópolis. Acesso pela Rodovia Fernão Dias (saída 2) e Estrada Entre Serras e Águas km 16.
Horário: De quinta a domingo a partir das 12h para o almoço e das 10h para passeios.
Às quintas e sextas as reservas são obrigatórias.
Site: www.caprildobosque.com.br
Esse lugar tem atendimento péssimo.