CULTURACURIOSIDADESGASTRONOMIA

Onde surgiu o delicioso pastel de feira de São Paulo?

Em São Paulo há diversas feiras ao ar livre, elas são uma tradição da cidade, atraem muita gente com seus produtos diversos, em geral, frescos e com muita qualidade. Além disso, há quem vá à feira só para comer o tão falado pastel, que ganha novos adeptos diariamente, afinal é uma delícia.

via taca cheia - Onde surgiu o delicioso pastel de feira de São Paulo?

Mas, de onde vem o pastel de feira, esse tão tradicional não só em São Paulo, mas em todo o Brasil?

Há duas versões para a origem do pastel, uma delas remonta a origem do pastel à região Ibérica, de onde vieram os portugueses, colonizadores do Brasil, e principais figuras encontradas nas antigas e tradicionais feiras de rua. É possível identificar que havia, desde a Idade Média massas recheadas e assadas, um pouco diferente do que conhecemos hoje, mas pode ser uma boa ideia de origem.

via ndonline - Onde surgiu o delicioso pastel de feira de São Paulo?

Uma outra versão, que é mais aceita na sociedade de maneira geral, incluindo professores de gastronomia que pesquisam sobre a origem dos alimentos, diz que o pastel, como o conhecemos hoje, vem um tradicional alimento chinês, o rolinho primavera, que era feito tradicionalmente com carne de porco.

via receitas ig - Onde surgiu o delicioso pastel de feira de São Paulo?

Um fato importante e curioso que a história nos conta, é que o pastel é feito no Brasil desde meados de 1890 pelos chineses, mas ele ganhou maior notoriedade a partir de 1940 com a chegada dos japoneses ao Brasil, e a incorporação destes imigrantes às feiras.

Quando os japoneses chegaram, havia por parte dos brasileiros um certo preconceito, já que o Japão apoiou os países do eixo durante a Segunda Guerra Mundial, colocando de uma forma mais simples, o Japão apoiou a Alemanha nazista. Enquanto o Brasil prestava apoio aos países aliados, como os Estados Unidos.

via pastel do japa - Onde surgiu o delicioso pastel de feira de São Paulo?

Esse fato histórico, somando ao fato de que, sem a devida atenção, é relativamente fácil pensar que orientais são povos fisicamente parecidos, os japoneses eram facilmente confundidos com chineses, isso tornou a sua integração a sociedade brasileira mais rápida e menos problemática, visto o que mundo passava naquele momento.

via sp para curiosos - Onde surgiu o delicioso pastel de feira de São Paulo?

Foram os japoneses que adaptaram a receita do rolinho primavera chinês, para o pastel como conhecemos hoje, passaram a usar a carne bovina, que agradava mais ao paladar brasileiro e passaram a fritá-lo.

Seja nas pastelarias espalhadas por toda a cidade de São Paulo, ou nas tradicionais feiras, o pastel ganhou o coração e o paladar de todo nós!

Compartilhe!
Thais Brandão
the authorThais Brandão
Marketeira de formação e apaixonada por São Paulo de coração! Gosto muito de boa gastronomia, de experimentar comidas diferentes e também de conhecer a cultura da cidade, sou curiosa e me encanto com tudo que é belo. Morando no interior do estado com meu marido, adoramos visitar a cidade de São Paulo e explorar todos os seus cantos.

27 Comentários

Deixe uma resposta