CULTURASP ANTIGO & MODERNO

Ouro para o bem de São Paulo, uma história sobre São Paulo!

A história da cidade e do estado de São Paulo, passam literalmente por suas ruas e prédios, prova disso é o centro histórico de São Paulo, e também o edifício Ouro Para o Bem de São Paulo.

awebic a - Ouro para o bem de São Paulo, uma história sobre São Paulo!
Foto via Awebic

Acredito que todo mundo já tenha, ao menos, ouvido falar sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, uma batalha que o estado de São Paulo entrou para lutar contra o resto todo do país, e mesmo perdendo oficialmente, ganhamos todos, a Constituinte.

zeval zeladoria - Ouro para o bem de São Paulo, uma história sobre São Paulo!
Foto via Zeval Zeladoria

Sem entrar em grandes detalhes sobre a Revolução, uma coisa é fato, o governo da época precisava angariar fundos para prover tudo que fosse necessário à seu exército, e não tinha recursos para tanto, por isso, criou uma campanha “ouro para o bem de São Paulo”.

orgulho de ser paulista - Ouro para o bem de São Paulo, uma história sobre São Paulo!
Foto via Orgulho de Ser Paulista

A campanha consistia em arrecadação de fundos, sejam como fossem as doações, para dar ao exército. Muitas famílias da cidade e também do estado participaram, doações de ouro e joias eram comuns, além disso muitas pessoas, não tinham recursos ou joias cravejadas de pedras preciosas para dar, e doaram suas alianças.

sp in foco - Ouro para o bem de São Paulo, uma história sobre São Paulo!
Foto via SP in Foco

Todos que doaram algo, receberam um certificado nominal coma frase “doei ouro para o bem de São Paulo. Porém, como já dissemos, a batalha acabou com São Paulo derrotada, e ainda havia ouro doado a ser utilizado.

flickr - Ouro para o bem de São Paulo, uma história sobre São Paulo!
Foto via Flickr

No intuito de não haver nenhuma possibilidade de o governo federal tomar posse das doações que lhe foram contrárias, já que, quem doou apoiava São Paulo contra o resto do país, o governo do estado decidiu doar tudo que restou à Santa Casa de Misericórdia da cidade.

blog da tê - Ouro para o bem de São Paulo, uma história sobre São Paulo!
Foto via Blog da Tê

A escolha da Santa Casa de Misericórdia se deu, pois, a administração do hospital, e todos que lá trabalhavam à época, contribuíram fortemente no tratamento dos combatentes, evitando inclusive muitas possíveis mortes, bem como, alguns funcionários, foram para a frente de batalha, apoiar os soldados.

sp in foco a - Ouro para o bem de São Paulo, uma história sobre São Paulo!
Foto via SP in Foco

Recebida a doação, a Santa Casa de Misericórdia, no ano de 1935 criou um concurso para escolher o melhor projeto para a construção de um edifício, em um terreno que já lhe pertencia, com todo o ouro arrecadado. O vencedor foi um projeto apresentado pela Severo & Villares Cia Ltda, com apoio do Escritório Técnico Ramos de Azevedo.

awebic d - Ouro para o bem de São Paulo, uma história sobre São Paulo!
Foto via Awebic

E agora, vem o mais interessante, concluído no ano de 1939, todo em estilo Art Decó, o Edifício que ganhou o nome “Ouro para o bem de São Paulo”, representa exatamente a bandeira do estado tremulando, com suas 13 linhas, representadas em 13 andares, e ao lado esquerdo, um mastro anelado, para representar as alianças doadas, com um capacete no topo, que representa justamente as tropas que foram à batalha.

awebic - Ouro para o bem de São Paulo, uma história sobre São Paulo!
Foto via Awebic

O prédio está de pé, pronto para ser visto por todos nós, e conta um capítulo importante da história do estado e também da cidade de São Paulo, e, dentro do museu da Santa Casa de Misericórdia, há todos os nomes dos doadores do ouro para o bem de São Paulo.

Serviço:
Rua Álvares Penteado, 23 – Largo da Misericórdia

Foto de destaque: *Ολύμπιος*

Conheça mais sobre a cultura paulistana aqui.
Compartilhe!
Redação SP City
Um projeto que tem a cara de São Paulo :)

Deixe uma resposta