RAPIDINHAS

Parklets. O que é isso companheiro?

Parklet instalado no bairro Itaim Bibi.

Você já deve ter visto um. Ficam nas ruas, no meio fio, como se fosse um carro estacionado. Alguns tem bancos, outros apoios que formam mesas, alguns são modernos, outros mais rústicos. E tem sempre gente neles, sentadas, lendo, comendo, conversando.

parklet SFrancisco 600x450 500x375 - Parklets. O que é isso companheiro?
Um dos primeiros parklets de São Francisco, EUA. Foto via: Vá de Bike

E não é à toa que se chamam parklets. Surgidos em 2005 em São Francisco, as primeiras instalações como essas receberam esse nome da junção de parking (o ato de estacionar, em inglês) com park (parque) – fazendo dos parklets verdadeiros parques estacionados.

No Brasil, eles chegaram por volta de 2013, trazidos primeiramente para São Paulo pelo Instituto Mobilidade Verde e regulamentados pelo prefeito Fernando Haddad em abril de 2014.

O objetivo dessas instalações é oferecer um novo tipo de espaço público para a paisagem urbana – um espaço que, justamente por estar presente nas ruas mais apressadas da cidade, estimula a interação e o contato social. É uma forma de voltar a humanizar bairros que aos poucos foram perdendo seu espaços de convivência.

emptyname 4 1 500x332 - Parklets. O que é isso companheiro?
Parklet instalado no bairro da Vila Madalena.

E a melhor parte é que eles podem ser propostos por qualquer um (governo, empresas privadas, pessoas, comunidades) e existe até um curso que ensina como montar e viabilizar um projeto de parklet.

Atualmente, a maioria deles é apoiado por empresas privadas, mas a Prefeitura de São Paulo planeja construir e implantar 32 parklets públicos – um por subprefeitura, permitindo assim que todas tenham contato com os procedimentos de aprovação e viabilização, estando preparadas para futuras demandas.

0 parklets animacao 01 - Parklets. O que é isso companheiro?
Projeto de instalação de parklets da Prefeitura de São Paulo.

 

É importante lembrar que existem pequenas regras para o uso dos parklets. Quando instalados em frente ao comércio, não podem ser usados para este fim. Portanto, se um parklet estiver em frente a um bar ou restaurante, ele não pode ser usado como extensão do estabelecimento (servindo comida e bebida neles), mas você pode comprar o que quiser e ir consumir lá, sem problemas!

Veja aqui onde encontrar os atuais parklets e aproveite esses espaços para curtir ainda mais sua São Paulo.

Compartilhe!
Julianne Bisognini
Profissional de quase todos os Marketings já inventados, fui conquistada pelo digital. Nele e em tudo que faço, busco sempre contar uma história. A maioria delas são presentes que São Paulo me deu, por isso em troca escrevo para mostrar que nessa cidade tem coisas boas pra todo mundo. Publico aqui o resultado das descobertas mais interessantes, já as outras histórias estão no meu blog pessoal:

10 Comentários

Deixe uma resposta