CURIOSIDADESSP ANTIGO & MODERNO

Série Avenida Paulista: uma série do palacete Taufik Camasmie – Parte 3

Há duas semanas a Série Avenida Paulista apresenta uma série dentro da série. Trata-se da história do palacete Camasmie, que se localizava na Avenida Paulista com a Rua da Consolação A primeira parte expõe sobre a primeira casa e o iniciou da construção do palacete (Você pode ler clicando aqui) e a segunda, mostrou fotografias do interior da casa, com o objetivo de enaltecer os artesãos e operários que trabalharam em sua edificação (Você pode ler clicando aqui).

Até agora contamos com a contribuição de Marcia Dib, bisneta do proprietário e a partir desta semana também tivemos a grata satisfação de conversar com Stella Camasmie Taleb, uma das netas de Taufik Camasmie, que mostrou novas fotos e contou histórias da casa e da época em que lá viveu.

tela casarao n 500x500 - Série Avenida Paulista: uma série do palacete Taufik Camasmie – Parte 3
Pintura em óleo sobre tela, realizado por Stella Camasmie Taleb.

Esta semana daremos continuidade a nossa homenagem aos artesões e construtores do palacete de uma forma diferente: apresentaremos várias outras fotografias da casa, como uma exposição, que mostrará os detalhes dos acabamentos e mobília, propiciando que o leitor tenha uma imagem mais precisa do interior da residência.

Começamos esse tributo mostrando um diploma em letras góticas escritas por um calígrafo, que lista todos os que participaram da construção do palacete.

img 5948 500x668 - Série Avenida Paulista: uma série do palacete Taufik Camasmie – Parte 3

Começamos a adentrar no palacete, mostrando o hall de entrada do palacete.

imagem 3 entrada 1 500x423 - Série Avenida Paulista: uma série do palacete Taufik Camasmie – Parte 3

Em seguida, a sala de jantar que ficava à direita para quem entrava pelo hall. Lambris e móveis em madeira foram projetados e talhados por Domenico Penso.

imagem 4 sala de jantar 500x267 - Série Avenida Paulista: uma série do palacete Taufik Camasmie – Parte 3

A entrada para o salão principal onde recebiam as visitas mais importantes, eram realizadas as comemorações e festas.

img 5918 500x654 - Série Avenida Paulista: uma série do palacete Taufik Camasmie – Parte 3

A escada de mármore da sala principal e ao fundo o principal vitral. À esquerda, detalhe do primeiro lance e, à direita, a parte superior da escada. A marmoraria responsável era de Giovanni Rovita.

imagem 5 escada 500x483 - Série Avenida Paulista: uma série do palacete Taufik Camasmie – Parte 3

O balcão que rodeava todo o andar superior da casa.

imagem 6 superior 500x549 - Série Avenida Paulista: uma série do palacete Taufik Camasmie – Parte 3

O andar superior do palacete.

imagem 7 andar superior 500x346 - Série Avenida Paulista: uma série do palacete Taufik Camasmie – Parte 3

Os dormitórios

Os aposentos não recebiam o mesmo tipo de acabamento do restante da casa. Eram considerados locais apenas para dormir, portanto não precisavam ser decorados com tamanha magnitude. Na imagem abaixo é possível ver uma parte do dormitório, por conta da porta aberta. Vê – se que a parede só recebeu uma faixa decorativa no teto do cômodo.

img 5939 500x535 - Série Avenida Paulista: uma série do palacete Taufik Camasmie – Parte 3

Detalhes das pinturas artísticas e afrescos das paredes cuidadosamente realizados por Ernesto Friolli. O trabalho em gesso e douração foram executados pelo Dr. Rato.

imagem 8 detalhe criancas 500x308 - Série Avenida Paulista: uma série do palacete Taufik Camasmie – Parte 3

A imagem da direita é um zoom da foto à esquerda. Reparem nas crianças pintadas  no retângulo e veja onde elas estão posicionadas na outra foto que mostra a parede. Agora imagem a sala, a pintura das crianças é um pequeno detalhe na grandiosidade da obra.

imagem 9 detalhe teto 500x223 - Série Avenida Paulista: uma série do palacete Taufik Camasmie – Parte 3

Detalhe da parede e do teto, com trabalho em gesso e pintura em estilo mourisco e clássico, mostrando o ecletismo no estilo do palacete.

imagem 10 detalhe sala dourada 500x269 - Série Avenida Paulista: uma série do palacete Taufik Camasmie – Parte 3

Detalhe da sala XV, que foi ornamentada toda em dourado, com o trabalho de douração executado pelo Dr. Rato.

imagem 11 detalhe mocas 500x251 - Série Avenida Paulista: uma série do palacete Taufik Camasmie – Parte 3

Algumas pinturas clássicas que mostram  mulheres em diversas situações. Na sala de almoço estavam as imagens com as moças com instrumentos musicais e que foram inspiradas no rosto das filhas do casal Camasmie. Muito lindo, não é mesmo?

img 5920 500x448 - Série Avenida Paulista: uma série do palacete Taufik Camasmie – Parte 3

Também as crianças angelicais ganharam várias expressões nos ambientes da casa.

Algumas das pinturas das paredes da casa, para que ficassem na memória, Dona Stella retratou em seus lindos quadros, em óleo sobre tela, que estão expostos em sua casa. E, hoje, expostos para todos nós!

img 5954 500x369 - Série Avenida Paulista: uma série do palacete Taufik Camasmie – Parte 3

À família Camasmie, em especial à Marcia e Stella, agradecemos a imensa contribuição para esse resgate histórico de nossa Avenida Paulista e de nossa cidade! Acompanhem que a semana quem vem teremos a quarta e última publicação da Série Palacete Camasmie.

 

Compartilhe!
Luciana Cotrim
the authorLuciana Cotrim
Paulistana até a alma, nasceu no Hospital Matarazzo, no coração de São Paulo. Passou parte da vida entre as festas da igreja Nossa Senhora Achiropita, os desfiles da Escola de Samba Vai-Vai e as baladas da 13 de maio no bairro da Bela Vista, para os mais íntimos, o Bixiga. Estudou no Sumaré, trabalhou na Berrini e hoje mora em Moema. Gosta de explorar a história e atualidades de São Paulo e escreveu um livro chamado “Ponte Estaiada – construção de sentidos para São Paulo” resultado de seu mestrado em Comunicação e Semiótica na PUC. É consultora em planejamento de comunicação e professora de pós-graduação no Senac.

20 Comentários

Deixe uma resposta