CURIOSIDADESSP ANTIGO & MODERNO

Série Avenida Paulista: surpresas do Hospital Santa Catarina que fez 111 anos este ano

Neste domingo na Série Avenida Paulista vamos contar a história do Hospital Santa Catarina, que com muitas mudanças ao longo do tempo, ainda, permanece com uma parte da construção original e muitas curiosidades que valem a pena conhecer. O hospital comemora este ano 111 anos de existência.

A história começa em 31 de dezembro de 1897, quando irmãs da Congregação das Irmãs de Santa Catarina chegaram para educar as filhas de alemães que viviam em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Começaram com um colégio e, posteriormente, criaram na cidade o Hospital Santa Tereza.

irma beata heinrich 5 - Série Avenida Paulista: surpresas do Hospital Santa Catarina que fez 111 anos este ano

Junto com elas veio a Irmã Beata Heinrich, que foi encarregada de fundar um hospital em São Paulo. A partir de 1901, após muitas dificuldades para conseguir um local que pudesse abrigar um hospital e tendo de se mudar com seus pacientes de uma casa para outra, a Congregação das Irmãs de Santa Catarina comprou um terreno na recém lançada Avenida Paulista, que na época ainda era um matagal.

Em 1903, a irmã Beata Heinrich junto com o abade do Mosteiro de São Bento, dom Miguel Kruse e o médico austríaco Dr.Walter Seng, começaram a pensar num hospital voltado ao atendimento da comunidade de São Paulo.

hospital santa catarina 1910 500x421 - Série Avenida Paulista: surpresas do Hospital Santa Catarina que fez 111 anos este ano
Sanatório Santa Catarina em 1910

Com a ajuda financeira da Alemanha e pessoas caridosas, foi construído o primeiro prédio, que foi idealizado pelo engenheiro Maximiliano Hehl, e inaugurado em 06 de fevereiro de 1906, com o nome de Sanatório Santa Catarina, tendo como diretora a Irmã Beata e o médico Dr. Seng como diretor técnico do hospital, que tinha 40 leitos.

pateo fechado usado no sanatorio santa catarina em 1910 - Série Avenida Paulista: surpresas do Hospital Santa Catarina que fez 111 anos este ano
O pátio interno do Sanatório Santa Catarina em 1910.

Segundo a Revista Ser Médico do CREMESP – Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, o Sanatório Santa Catarina, nas “revoluções de 1924 e 1932, transformou-se em asilo de refugiados e funcionou como banco de sangue”.

hospitalsantacatarina1930 - Série Avenida Paulista: surpresas do Hospital Santa Catarina que fez 111 anos este ano
Vista aérea do Sanatório Santa Catarina, em 1930, na Avenida Paulista esquina com a Rua Teixeira da Silva.

A Capela do Hospital Santa Catarina foi inaugurada em 1920.

img 6364 500x333 - Série Avenida Paulista: surpresas do Hospital Santa Catarina que fez 111 anos este ano
Vista da Capela e o Parlatório da casa das irmãs. Foto Gladys Russo

Nas arcadas dos jardins entre a Capela e o Parlatório da casa das irmãs, o pintor italiano Marco Ulgheri retratou a vida de Santa Catarina em cinco afrescos, concluído em 1998.

foto3 heloisa hayon - Série Avenida Paulista: surpresas do Hospital Santa Catarina que fez 111 anos este ano
Os afrescos que retratam a vida de Santa Catarina. Foto: Heloisa Hayon

Dentro da capela, os visitantes encontram belas obras de arte, afrescos, esculturas e vitrais são responsáveis pelas cores do espaço. Para os cânticos, foi instalado um órgão Walcker de 600 tubos em 1958.

vista interna da capela do hospital santa catarina av paulista leiloka torres 500x375 - Série Avenida Paulista: surpresas do Hospital Santa Catarina que fez 111 anos este ano
Vista interna da Capela. Foto: Leiloka Torres
82526425 500x667 - Série Avenida Paulista: surpresas do Hospital Santa Catarina que fez 111 anos este ano
Detalhe de um dos vitrais da capela.

Seguindo a tendência de verticalização da avenida Paulista, em 1949 foi concluído no local um novo prédio de sete andares que passou a sediar a Escola de Auxiliares de Enfermagem Santa Catarina, além do hospital. A escola chegou a ter curso universitário, mas hoje mantém apenas os de nível técnico”.

predio santa catarina 1 500x375 - Série Avenida Paulista: surpresas do Hospital Santa Catarina que fez 111 anos este ano
Prédio construído em 1949, para abrigar a Escola de Auxiliares de Enfermagem Santa Catarina, além do hospital.

40549241 1 500x364 - Série Avenida Paulista: surpresas do Hospital Santa Catarina que fez 111 anos este ano

Na fachada deste prédio, foi inaugurado em 2002 vinte e quatro painéis de bronze e três medalhões. O projeto foi idealizado e desenvolvido por Marco Ulgheri e remete a evolução da medicina e do pensamento humano. Ideias são propostas nas frases que estão em cada peça. O baixo relevo de cada painel é proposital para que o observador tenha uma noção melhor da cronologia a que se refere a obra. A exposição vai desde o estudo da vida após a morte passando pela medicina cultural indo até a área da robótica.

pulmao hospital santa santa catarina 1 - Série Avenida Paulista: surpresas do Hospital Santa Catarina que fez 111 anos este ano

Em um dos painéis, um desenho de um Pulmão com a inscrição “Lado a lado no pulmão, Todo o ar que se renova, Em constante oposição”. Além das obras de arte, a própria arquitetura do prédio também chama atenção pelo seu estilo, que contrasta os diversos estilos arquitetônicos do complexo e, também, com os modernos prédios da Avenida Paulista.

88opib5da9 6vna1jnc8g file 500x325 - Série Avenida Paulista: surpresas do Hospital Santa Catarina que fez 111 anos este ano
Foto: J. Duran Machfee/Futura Press/Estadão Conteúdo

Na foto acima, vemos, ao centro, a capela e, à esquerda, acima, um pequeno pedaço do prédio de 1949 e, em destaque, o edifício mais novo do Hospital Santa Catarina e sua nova entrada.

O site da Revista Vitruvius publicou que “seus diversos blocos construídos em momentos diferentes foram projetados por diversos arquitetos ao longo do funcionamento do Hospital, como Antônio Rapp, Jorge Przirembel, Adolpho R. Morales e Fábio Sá Moreira entre outros. Trata-se do primeiro hospital particular da cidade no estilo europeu e fundado por religiosas (…), criadoras da escola que até os dias de hoje, forma as enfermeiras que trabalham e coordenam os atendimentos desse Hospital”.

Como podemos ver na foto abaixo a mistura de estilos arquitetônicos, no hall de entrada do novo edifício do hospital, em que o vidro “recorta” a construção antiga da capela.

capela de santa catarina vista do hall do hospital homonimo av  paulista sao paulo sp brasil   panoramio 500x372 - Série Avenida Paulista: surpresas do Hospital Santa Catarina que fez 111 anos este ano

Além do hospital e da escola, o Santa Catariana tem algumas curiosidades que podem interessar a qualquer pessoa, inclusive motivando uma visita ao local, como o marco de 2006, da comemoração dos 100 anos de existência da instituição.

nobu t 1 - Série Avenida Paulista: surpresas do Hospital Santa Catarina que fez 111 anos este ano
Foto: Nobu T.

E muito mais. Para contar esses singelos segredos, republicamos uma matéria do site da Veja, intitulado “Parque do Hospital Santa Catarina possui acervo histórico – O espaço, que conta com cerca de 180 árvores e 100 tipos de plantas, é o jardim do imóvel centenário”, de autoria de Mauricio Xavier, publicado em 29 janeiro de 2016.

Mais de 1 milhão de pessoas circulam diariamente pela Avenida Paulista, e apenas trinta delas, em média, frequentam a segunda maior área verde da via. Com 3 925 metros quadrados, o jardim do Hospital Santa Catarina só perde em tamanho para o Parque Trianon. Há cerca de 180 árvores por lá, como ciprestes, cerejeiras, pinheiros e palmeiras.

foto 4 heloisa hayon - Série Avenida Paulista: surpresas do Hospital Santa Catarina que fez 111 anos este ano
Foto: Veja São Paulo

O local possui também aproximadamente 100 tipos de planta, a exemplo de jasmim, camélia, antúrio, hortênsia e gardênia, e sete espécies de ave (sabiá, periquito, papagaio, bem-te-vi, pardal, beija-flor e rola).

Oferece ainda um acervo histórico da instituição (…), com equipamentos utilizados pelos médicos de décadas passadas, como uma assustadora machadinha cirúrgica (veja mais abaixo). O lugar permanece aberto de segunda a sexta, das 9h às 16h30, com acesso pelo número 200, ao lado da Estação Brigadeiro do metrô.

acervo hospital santa catarina - Série Avenida Paulista: surpresas do Hospital Santa Catarina que fez 111 anos este ano
Foto: Veja São Paulo

Curiosidades sobre o acervo:

› Há baús pessoais das primeiras irmãs da Congregação de Santa Catarina, que desembarcaram no Brasil no século XIX

› Materiais de trabalho do doutor Walter Seng, um dos fundadores do hospital.

› Instrumentos utilizados antigamente na confecção de comprimidos,

› Machadinha que era usada em cirurgias ortopédicas na década de 20″.

Quando estiver passando pela Avenida Paulista, aproveite para um passeio neste patrimônio histórico da cidade de São Paulo

Hospital Santa Catarina, Avenida Paulista, 200, esquina com a Rua Teixeira da Silva.

desenho 500x288 - Série Avenida Paulista: surpresas do Hospital Santa Catarina que fez 111 anos este ano
Desenho de Fernanda Grimberg Vaz de Campos
Compartilhe!
Luciana Cotrim
the authorLuciana Cotrim
Paulistana até a alma, nasceu no Hospital Matarazzo, no coração de São Paulo. Passou parte da vida entre as festas da igreja Nossa Senhora Achiropita, os desfiles da Escola de Samba Vai-Vai e as baladas da 13 de maio no bairro da Bela Vista, para os mais íntimos, o Bixiga. Estudou no Sumaré, trabalhou na Berrini e hoje mora em Moema. Gosta de explorar a história e atualidades de São Paulo e escreveu um livro chamado “Ponte Estaiada – construção de sentidos para São Paulo” resultado de seu mestrado em Comunicação e Semiótica na PUC. É consultora em planejamento de comunicação e professora de pós-graduação no Senac.

1 comentário

Deixe uma resposta