GASTRONOMIA

Uma cozinha de chefe

foto: andreagonzaga.com

O universo gastronômico da cidade São Paulo surpreende a cada instante, mas desta vez não estamos falando dos ingredientes raros, nem de chefes estrelados, ou apresentadores que se lançam no domínio dos fogões, hoje vamos falar deles que são tão importantes quando um bom chefe, mesmo que este pilote os fogões apenas no final de semana.

Já pensou em ter uma cozinha projetada pela Porsche? Ou nem sabia que eles também fazem cozinhas e armários vindos diretamente da Itália com número de série? E um fogão que custa o mesmo valor de um carro de segunda mão? Ou um liquidificador que custa o preço de um fogão em uma loja popular?

staub bg aubergine 500x306 - Uma cozinha de chefe
foto: Divulgação Zwilling

Pois essa é a esfera das lojas de artigos ultra – exclusivos para cozinheiros e amantes da gastronomia, no mundo das panelas o arsenal do cozinheiro é tão valioso quanto os equipamentos de um médico cirurgião ou um mecânico de Fórmula 1, mesmo que com valores mais populares, para os bolsos de jovens estagiários, os cozinheiros costumam ser bem ciumentos com seus utensílios que geralmente são carregados pra todo lado em suas malinhas de viagem, diz-se que a faca é a extensão da mão do cozinheiro, e que o uso incorreto da mesma além de profundos cortes na pele, pode causar um corte na reputação de seu portador. Pensando assim muitas marcas famosas investiram tempo e dinheiro na busca do seu público cativo, e uma passadinha por uma loja situada na Rua Oscar Freire, onde encontra- se a única loja brasileira da Zwilling J. A. Henckels fabricante alemã e líder mundial no segmento de facas Premium, são facas forjadas em puro aço alemão, feitas para durar, e seu preço pode ser tão afiado como as suas laminas, cortantes para bolsos desavisados, embora hoje a loja venda um pouco de tudo referente ao mundo da cozinha as facas são o ponto forte, expostas em vitrines de vidro com luz de LED mais parecem jóias a espera dos clientes e uma visita vale o passeio.

limaonaagua 500x375 - Uma cozinha de chefe
foto: limaonaagua.com

Mas a Alemanha não esta presente no Brasil apenas pelas facas, ali perto na Avenida Europa esta a única loja brasileira de móveis de cozinha de alto design e nesse caso não é ninguém menos que a Poggenpool empresa alemã com mais de 120 anos de tradição na criação de moveis de cozinha que em 2005 se uniu ao braço do design da Porsche para projetar cozinhas ultra contemporâneas modernas e exclusivas, seus moveis são feitos em alumínio fibra de carbono e carvalho um verdadeiro ícone do estilo, aonde as cozinhas vem embaladas diretamente da Alemanha e um cartão contendo o DNA, com todas as informações de modelo, tipo de armário mecanismos e até o número de série do caixote que embalou a cozinha é entregue ao proprietário assim em caso de necessidade de reparos, basta este entregar o cartão e aguardar o envio das peças a serem trocadas.  Outra representante das terras germânicas em São Paulo são os refrigeradores da Gaggenau, aqui vendidos pela Boutik Skok, são talvez os refrigeradores mais sofisticados do mercado, focados em representar o melhor do design alemão os refrigeradores são feitos em aço e vidro e não utilizam o plástico em sua composição além de terem prateleiras que se ajustam com o toque de um botão para a melhor organização do espaço interno.

adreagonzaga 500x313 - Uma cozinha de chefe
foto: andreagonzaga.com

Nem só de refrigeradores se faz uma cozinha dos sonhos e a vedete da vez são os fogões, talvez os mais cobiçados estejam na rua de design mais famosa de São Paulo a Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em uma loja só deles a marca americana Viking Range traz ao Brasil os fogões dos sonhos de todo cozinheiro e aspirante a chefe, com sua estrutura toda em aço e conhecido por agüentar o tranco das panelas, os fogões são as peças centrais da marca que também produz outros eletrodomésticos como liquidificadores, batedeiras e refrigeradores, a loja de São Paulo traz a linha completa e até as panelas em aço que fazem os olhos de muitos chefes brilharem de emoção, e o showroom conta ainda com a presença de um chefe estrelado que tira as dúvidas técnicas e auxilia os marinheiros de primeira viagem a pilotarem esse super fogão.

fotouol 500x262 - Uma cozinha de chefe
foto: uol.com

Poucos metros pela mesma rua você encontra a loja da marca americana Kitchenaid que traz as famosas batedeiras coloridas presentes nas capas de revistas e fotos das cozinhas das celebridades, a marca também lançou uma linha completa de eletrodomésticos para quem é fã do nome, já que esta é a estratégia de venda da maioria das marcas Premium uma vez que seus produtos são conhecidos por terem alta durabilidade à idéia é trazer toda uma linha de produtos fazendo com que o cliente consuma desde um abridor de lata a um fogão semi-industrial.

photogallery 1 500x333 - Uma cozinha de chefe
foto: Photo Gallery

Da Itália para o Brasil, esta seleção contém nomes de peso que fazem o orçamento de uma cozinha subir alguns milhares de reais seja pelos fogões coloridos da Lofra, ou pelos armários com desenho vintage da Marchi Cusine ou o design ultramoderno da Segatto é impossível estar indiferente aos sabores da terra do macarrão. Mas os brasileiros não ficam atrás nessa briga e marcas já conhecidas da elite paulistana como uma das pioneiras em cozinhas planejadas a Kitchens e a loja de moveis sob medida Ornare correm para fazer frente à concorrência desde cozinhas planejadas a utensílios gourmet uma passada nas lojas de consumo dos chefes a Spicy e Doural oferecem de um tudo para cativar o cliente de maquinas e utensílios com importação exclusiva  a aulas de culinária no meio da tarde com direito a vinho e prosecco valem uma pausa para a degustação  repentina e uma compra não planejada afinal se para uns a cozinha é uma brincadeira para outros é um negócio sério e altamente lucrativo. E São Paulo mostra que desde as panelinhas coloridas da Le Creuset até as de alumínio batido todas têm sem lugar ao sol, ou melhor, no fogão.

Compartilhe!
Fabrizio Naturalli
Formado em panificação e confeitaria, trabalhei como confeiteiro em navios de cruzeiro por 4 anos. Conheci o mundo e vi que o mundo está em São Paulo. Voltei a capital, fiz uma pós em gestão de de negócios da gastronomia e atualmente concluo a pós em gestão de pessoas. Sou apaixonado pela cidade e tudo o que ela oferece.Fabrizio também é dono da página Gastronomia do seu jeito.

1 comentário

Deixe uma resposta